Metade

Porque...
Metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.
Metade de mim é partida e a outra metade é saudade.
Metade de mim é o que ouço, mas a outra metade é o que calo.
Metade de mim é o que penso e a outra metade é um vulcão.
Metade de mim é a lembrança do que já fui, a outra metade eu não sei...
Metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço.
Metade de mim é a platéia e a outra metade, a canção.
Metade de mim é amor e a outra metade... TAMBÉM.


*adaptação do poema "Metade", escrito por Oswaldo Montenegro, assista-o em vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=yWu2iAaAJUc
(dica no comentário da Poliane!)

O que é ser feliz?

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo, e você pode evitar que ela vá a falência. (...)

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.

Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos, é saber falar de si mesmo, é ter coragem para ouvir um "não", é ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta, é ter maturidade para falar: "eu errei", é ter ousadia para dizer: "me perdoe", é ter sensibilidade para expressar: "eu preciso de você", é ter capacidade de dizer "eu te amo".

Quando você errar o caminho... recomece.
Pois assim, você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância, usar as pedras para refinar a paciência, usar as falhas para lapidar o prazer, usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.

Ser feliz é levantar cada manhã e agradecer pelo milagre da vida.

*Texto retirado do site do Programa Mais Você:
http://maisvoce.globo.com/mensagem.jsp?id=16405

Aprenda a querer


"É um erro confundir o 'desejar' com o 'querer'. O desejo mede os obstáculos, a vontade os vence." (Alexandre Herculano)

Tema do dia: Querer

Ninguém pode dar aquilo que não possui.
Para dar amor, você deve ter o amor.
Ninguém pode ensinar aquilo que não sabe.

Para ensinar o amor, você precisa compreendê-lo. Ninguém pode conhecer aquilo que não estuda. Para estudar o amor, você precisa viver o amor.

Ninguém pode apreciar aquilo que não aceita. Para aceitar o amor, você deve tornar-se receptivo a ele. Ninguém pode ter dúvida daquilo que deseja acreditar.

Para acreditar no amor,você deverá estar convencido do amor. Ninguém admite aquilo a que não se entrega.

Para se entregar ao amor, você deverá estar convencido do amor. Ninguém admite viver aquilo a que não se dedica. Para se dedicar ao amor, você deve estar sempre crescendo no amor.


* por Leo Buscalia.

******************
Mude,
mas comece devagar,
porque a direção é
mais importante que
a velocidade.


*Ouça a interpretação livre de Antônio Abujamra do poema "Mude", escrito por Edson Marques:
http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/poesia.asp?poesiaid=232 )

Bons Fluidos



Dizem que, frente a um copo com água até a metade, o otimista o enxerga meio cheio, enquanto o pessimista o considera meio vazio.



Tema do dia: Otimismo

Sobre o tema de hoje, há um artigo na Revista Bons Fluidos muito bom, que discute bem o assunto, vale a pena dar uma lida na íntegra:

"Nutrir a esperança no futuro e perceber o lado positivo das experiências é um aprendizado como qualquer outro, dizem os especialistas. A qualquer momento, pode-se começar a ver o mundo sob um novo ângulo mais favorável. Aqui você descobre como trazer otimismo para todos os momentos de seu dia.

A felicidade e a realização nascem da maneira positiva como encaramos as responsabilidades e o futuro. Basta querer olhar tudo sob um novo ângulo. Ou, melhor, aprender a fazer isso.

“O verdadeiro otimista tem noção das limitações, mas sabe se adaptar a elas. Se chove na praia, ele confia que o tempo vai melhorar. E, se não melhorar, acha que pode descansar, tirar o atraso nas leituras. Já o pessimista espera que tudo aconteça do jeito que ele quer e, caso contrário, se deixa paralisar pela frustração e mergulha na negatividade”, resume a psicóloga Beatriz Cardella, de São Paulo.

“Otimismo não significa minimizar os problemas, mas confiar na capacidade de tomar o controle da situação e partir para a ação mesmo sabendo que a solução pode ser transitória”, continua a psicóloga. Isso é o que na física se chama resiliência – a propriedade de um corpo voltar à forma original depois de sofrer pressão ou tensão.

Fonte:
http://bonsfluidos.abril.com.br/extra/a/auto1.shtml

"Poucos são aqueles que vêem com seus próprios olhos e sentem com seus próprios corações." (Albert Einstein)

__________________
Ensinamento do dia:

Lao Zi (também escrito e pronunciado Laozi, Lao Tzu, Lao Tsé, Lao Tzi, Lao Tseu ou Lao Tze na forma de Wade-Giles), foi um famoso filósofo chinês. Sua imagem mais conhecida o representa sobre um búfalo, o processo de domesticação deste animal é associado ao caminho da iluminação nas tradições zen budistas. A ele é atribuída a autoria de uma das obras fundamentais do Taoísmo: o Tao Te Ching. A influência deste livro é tão disseminada que tornou-se na atualidade um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.

"Quando eu me despojo do que eu sou, eu me torno o que eu poderia ser." (Lao Tzu)
Lao-Tsé é tradicionalmente considerado o fundador do Taoísmo, movimento com vertentes filosóficas e religiosas distintas designadas por nomes diferentes em chinês: Tao Chia é o têrmo que se refere ao taoísmo filosófico; Tao Chiao é o têrmo que se refere taoísmo religioso. Junto com o Confucionismo e o Budismo, o Taoísmo, integra os fundamentos da tradição espirtual da China.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Lao_Zi)

Fazendo sempre o melhor


"Se você realmente estipula um valor pequeno para si próprio, esteja certo de que o mundo não subirá o seu preço."

Não confundir: a autoestima quando nos diz que "Se eu não me valorizar, quem o fará por mim?" com o excesso de autocrítica, que nos diz "Eu poderia ter feito melhor". Não há nada de errado em "valorizar-se" e querer "fazer sempre o melhor". O equilíbrio está na satisfacão de sermos como somos e no entendimento que fazermos o que fazemos. Isso, sim, é uma autocrítica saudável.


"Quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo e não se compara ou compete, todo mundo te respeitará."
(Lao-Tzu)

Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Tranqüilidade da Alma


Tema do dia: Distimia

O caminho é considerar mau humor como um dos sintomas do mal humor, sendo mal com U uma qualidade contrária ao bem humorado e mal com L uma característica de doença, contrária ao humor sadio. Em grego, Mal Humor (mau assim, com L e não com U) significa Distimia. O filósofo Sêneca tentou desprezar o termo Distimia por crer que o latim não necessitava importar palavras de outra língua e escreveu um belíssimo trabalho intitulado “A Tranqüilidade da Alma”. Mas, a despeito da belíssima descrição do tipo psicológico depressivo e melancólico, Sêneca não conseguiu expressão latina que completasse a idéia de Distimia.
-

Pesquisadores americanos afirmaram ter localizado um gene que controla os níveis de uma substância química cerebral que influi no humor, sobretudo das mulheres. O estudo foi publicado pela revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences e indica que pessoas que têm uma variante desse gene estão mais propensas a reagir mal a experiências ruins. Os cientistas se concentraram no estudo da variante do gene chamada de "alelo s". Pessoas com essa variante têm uma produção menor de uma proteína que controla os níveis da substância serotonina no cérebro.
-

O medo a nosso favor


"Coragem é
resistência
ao medo,
domínio
do medo,
e não ausência
do medo."
(Mark Twain)



Tema do dia: Medo

Não há como deixar de falar de timidez e ansiedade, sem ligar às sensações de medo. Uma das definições para a palavra medo no dicionário Aurélio, diz que é um "sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça..."

O medo por si só não é um problema, pois é natural do ser humano, um instinto de sobrevivência, mas a falta de ação em consequência dele, ou seja, ao paralisarmos diante certos acontecimentos da vida, criando uma situação irreal, sem opção e privando-nos de agir. Diante de qualquer sensacão de medo, o melhor é estar bem preparado, tentar relaxar, respirar fundo, aliar-se ao medo (e não fazer dele seu inimigo) e acreditar em sua capacidade.

Encare os obstáculos sem que o medo vire mais outro obstáculo.

"Aquilo que tememos acontece mais rápido do que aquilo que desejamos."
(Publilius Syrus - Moral Sayings)
____________________
Ensinamento do dia: A adrenalina, ou epinefrina, é um hormônio secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.
Quando lançada na corrente sanguínea, devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo (fisicamente ou psicologicamente, medo), a adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacos (cronotrópica positiva) e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue (hiperglicemiante), minimiza o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal enquanto maximiza o tal fluxo para os músculos voluntários nas pernas e nos braços e "queima" gordura contida nas células adiposas. Isto faz com que o corpo esteja preparado para uma reação, como reagir agressivamente ou fugir, por exemplo.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Adrenalina)

Acredite em sua habilidade


"A coragem vem de se querer fazer. A segurança vem de saber que se pode fazer. A confiança vem de se ter feito."
(Anônimo)

Tema do dia: Timidez

Há diferentes formas de ver a timidez: como sendo uma sensação de impotência diante uma ou mais pessoas ou medo pela falta de confiança em si próprio. Sem dúvida, TODOS sentimos uma certa timidez em certas circunstâncias do dia-a-dia. Em casos extremos, a timidez pode transformar em doença ou em um grande problema em nossas vidas. No entanto, sabendo lidar com ela, podemos criar grandes momentos, oportunidades, amigos.. ou até mudar o rumo da vida.

A palavra timidez vem do latim timere, que quer dizer “ter medo”. Daí, vencer a timidez é como encarar o medo, enxergá-lo como sua "dose de equilíbrio", ou ainda, um "mal necessário". Além disso, precisamos tomar mais iniciativas, criticar-se menos e valorizar mais você e menos a opinião dos outros. Seja mais confiante, não busque fórmulas ou espelhos, confie em si própria, na sua personalidade, originalidade... É melhor errar tentando, do que perder pelo medo!

"Medo é oportunidade para a coragem, e não prova de covardia." (John McCain)
___________________
Existem dois tipos de timidez:
a) Timidez situacional: a inibição se manifesta em ocasiões específicas, e portanto o prejuízo é localizado (por exemplo: a pessoa interage bem com a autoridade e pessoas do sexo oposto, mas sente vergonha de falar em público);
b) Timidez crônica: a inibição se manifesta em todas as formas de convívio social. A pessoa não consegue fazer amigos e falar com estranhos, intimida-se diante da autoridade, tem medo de falar em público etc.

Philip Zimbardo, da Universidade de Stanford, se refere ainda a outra espécie de tímido, aquele que não teme o relacionamento social, simplesmente prefere estar só, sentindo-se mais confortável com suas idéias e com seus objetos inanimados do que com outras pessoas. Esta seria a pessoa comumente chamada de introvertida, que tem muitos pontos em comum com o tímido e se torna vulnerável a transtornos de ansiedade.

Expectativa gera frustração


"Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu." (Luis Fernando Veríssimo)

Tema do dia: Tristeza

Todos nós, por algum momento na vida, já sentimos ou venha a sentir uma tristeza interior, um desanimo, "pra baixo", monotonia por alguma perda, fracasso, aborrecimento ou frustração. Este é o outro lado da balança que, mesmo sendo negativo, é um momento de conhecermos melhor. É nessa fase de crise que crescemos, fazemos um balanço de vida e recompomos com mais alegria e coragem.

"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."
(Roger Crawford)

A tristeza é uma de nossas emoções que, de certo modo, influencia a nossa perspectiva de vida. Assim como qualquer outra emoção, sentir-se (ou estar) triste é uma das sensacões que giram dentro de nós para nos transmitir algo. Sabendo lidar com a tristeza, assim como com a alegria, ou qualquer outro sentimento, aprenderemos a equilibrarmos e, assim, não seremos "dominados" por tais sentimentos negativos.

Embora seja difícil, é preciso conter nossa ansiedade quando se estar a espera de um acontecimento, quando lutamos por um sonho que nos parece sempre distante, quando perdemos alguém ou algo que gostamos, quando nossas tentativas não se sucedem, quando estamos sozinho ou quando não temos perspectiva de vida... Mas esse momento, quando bem dosado, é importante, pois para toda tristeza, há uma razão. Senão, a razão de conhecer-se e aprender!

"Lamentar as experiências vividas é uma forma de impedir o próprio desenvolvimento."
(Oscar Wilde)

Perde, admita os erros, supere suas dores, recarregue as energias, tenha perseverança, coragem e forças para seguir adiante e tente outra vez, pois o fracasso ou a tristeza não significa que é o fim.. quem decide pelo seu limite, pelo fim de cada ciclo e por sua vida é você.

Nunca é tarde, nunca é demais quando se quer, enquanto se vive!!

"O fracasso é a oportunidade de começar de novo inteligentemente." (Henry Ford)
____________________
Ensinamento do dia: "O ensinamento chassídico diferencia entre dois tipos de tristeza: merirut, a dor construtiva, e atsvut, a dor destrutiva. Merirut é o desgosto de alguém que não apenas reconhece suas faltas como também se preocupa a respeito delas; alguém que fica agoniado pelos erros que cometeu, as oportunidades perdidas, o potencial desperdiçado; alguém que se recusa a ficar indiferente ao que é falho em si mesmo e em seu mundo. Atsvut é o desgosto de alguém que perdeu as esperanças a seu próprio respeito e a respeito do próximo, cuja melancolia sugou-lhe toda a esperança e iniciativa. Merirut é um trampolim para o auto-aperfeiçoamento, atsvut é um abismo sem fundo.

*O Judaísmo chassídico (ou hassídico) vem da palavra hebraica חסידים (que significa Pio, ou Devoto) e é um movimento pietista dentro do Judaísmo que existiu praticamente em todas as eras da longa história judaica. Hoje, no entanto, este termo é aplicado para denominar a tendência que se desenvolveu com Baal Schem Tow na primeira metade do século XVIII.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Judaísmo_hasídico)

Eis a questão


"Comece fazendo o que
é necessário,
depois o que é possível e,
de repente,
você estará fazendo
o impossível."
(São Francisco de Assis)


Tema do dia - Decisão

Hoje vamos discutir sobre a importância em tomar decisões certas na vida. Primeiramente, é fundamental saber lidar com nossas dúvidas, como também analisar a situacão, enxergar a verdade, questionar, pensar nas consequências, ouvir opiniões e seu instinto/coração, além de repensar antes de agir! As decisões, por menores que sejam, são estruturas essenciais na qualidade da vida pessoal e profissional. Saber o que quer, acreditar nos seus sonhos ou mesmo planejar sua vida, e segui-lo, é como criar oportunidades, ou seja, caminhos a seguir. Embora seja uma tarefa difícil, tomar a decisão certa (na hora certa!) é o que nos proporcionará um futuro melhor.

O que fazer???

1. Analise bem os "pós" e "contras" = Pensando nas consequencias
2. Saiba o que realmente quer = Criando bons objetivos e/ou meta
3. Mantenha a mente aberta a novas ideias = Superando medo, ansiedade e insegurança

Pense bem: A forma que decidimos nossa vida parte do nosso ponto de vista, nossas experiências, ou seja, da maturidade que vamos adquirindo com o tempo, daquilo em que entendemos ser certo ou errado, como também da nossa personalidade. No entanto, se você escolhe tomar qualquer decisão, esteja preparado para qualquer resultado. A decisão certa é aquela em que estamos preparados a seguir!
"Se você não sabe para qual porto está navegando, nenhum vento é favorável."
(Sêneca)
"Toda decisão que você toma - toda decisão - não é uma decisão sobre o que você faz. É uma decisão sobre Quem Você É. Quando você vê isso, quando você entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um modo novo. Todos eventos, ocorrências, e situações se transformam em oportunidades para fazer o que você veio fazer aqui."
(Neale Donald Walsch)
_____________________
Ensinamento do dia: A Virtude da Prudentia em Tomás de Aquino* - a virtude da tomada de decisão certa: "Se hoje a palavra prudência tornou-se aquela egoísta cautela da indecisão “em cima do muro"; em Tomás, ao contrário, prudentia expressa exatamente o oposto da indecisão: é a arte de decidir-se corretamente, isto é, com base não em interesses oportunistas, não em sentimentos piegas, não em impulsos, não em temores, não em preconceitos etc., mas, unicamente, com base na realidade: em virtude do límpido conhecimento do ser..."

*Tomás de Aquino tentou mostrar que a filosofia e a religião não podiam competir. Eram 2 caminhos que levavam à um mesmo fim. Tinha como objetivo mostrar a existencia de Deus, usando a razão.

De dentro para fora


"Nosso cérebro é
o melhor
brinquedo
já criado:
nele se encontram
todos os
segredos,
inclusive o
da felicidade."
(Charles Chaplin)


Tema do dia: Satisfação Pessoal

Quando criança, o que pensávamos em ser quando crescer era, na visão do adulto, brincadeira ou sonhador: cientista, bombeiro, artista... Com o passar do tempo, esse pensamento de fato torna-se um sonho, pois vamos aprendendo que a necessidade e oportunidade são fatores que "escrevem nossa história", digamos! E ai vamos levando uma vida que pouco nos satisfaz, vivemos sem ambição, desafos... sem buscar o que queremos. "Vamos levando... como Deus quer", essa é uma das frases que costumamos ouvir... até que um dia algo caía do céu, não é assim?

Viver com esperança é bom, mas viver dependendo dela, não!!
É.. um dia esse tal dia chega! Mas não do céu.. É o momento em que encontramos nós mesmos, refletimos sobre quem somos, o que fazemos.. então vemos nossa realidade, deparamos com o vazio, aquele que nos diz que não somos tão feliz quanto desejaríamos, que seguimos um caminho que não era "o nosso", que sofremos influências externas.

E aí, cadê aquela pessoa que sonhávamos em ser? E os nossos sonhos? Mas nunca é tarde... antes de cair na decepção, siga seu coracão, seu desejo, seu sonho. Se é isso o que te satisfará, por que não???
É você quem escreve o roteiro.. é o autor, diretor e ator principal da sua história.
Somos responsável pelas escolhas, pelos atos e decisões que escreverão a nossa história. Assuma o comando, busque coragem dentro de si.. Chega de viver no "piloto automático" e vá atrás de sua satisfação pessoal.A partir daí não só sua vida mudará, mas você mesma!!
"As pessoas tomam diferentes caminhos procurando satisfação e felicidade. Só porque elas não estão na mesma estrada que você, não significa que elas estejam perdidas."
(H. Jackson Brown Jr.)
_____________________
Ensinamento do dia: Os ensinamentos budistas tratam da natureza das coisas e da premissa de que cada indivíduo, sem exceção, tem potencial para experienciar a sanidade total inerente a todos os seres. (...) Cada um de nós, no entanto, deseja ardentemente se libertar do sofrimento e da dor. Assim, ao nos dedicarmos a qualquer atividade queremos avançar, libertando-nos cada vez mais do sofrimento. E, enquanto continuamos na busca, é muito raro sermos bem sucedidos ou nos contentarmos com o que alcançamos. Às vezes nos sentimos bem, mas por trás da satisfação pessoal há uma sutil insatisfação. Quanto mais sucesso encontramos, maior a insatisfação, menor a moderação. Por causa de certos hábitos da nossa mente não somos capazes de estabelecer limites, e dessas insatisfações nos vem mais sofrimento.

(Os fundamentos do budismo - Jamgon Konftrul Rinpoche III, http://www.nossacasa.net/SHUNYA/default.asp?menu=16)

Sensibilidade à flor da pele

"Ando tão à flor da pele que meu desejo se confunde com a vontade de não ser." (música: Vapor Barato/Flor da Pele, por Zeca Baleiro)

Tema do dia: Sensibilidade

Hoje comemora-se o Dia de São Valentim (Saint Valentine's Day or Valentine's Day) em muitos países, assim como aqui pela Europa, é o mesmo que o Dia dos Namorados (comemorado em 12 de junho no Brasil, por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro). Este dia está associado com a troca mútua de recados de amor, doces, flores ou presentes para quem se gosta. E claro, nesse "dia de amor" o nosso tema é a sensibilidade!!

Segundo a filósofa Márcia Tiburi, no site citado abaixo, "chamamos sensibilidade ao conjunto de nossos sentimentos e sensações e modo como os experimentamos". Ela cita ainda que "o que melhor resume a sensibilidade é que ela é uma capacidade de ter atenção às coisas, o modo como nos dispomos ao que não somos e não conhecemos." A nossa sensibilidade está ligada às nossas emoções, sensações, percepções de como nos vemos e como vemos o mundo. Perceber, reconhecer quem somos e o nosso valor próprio é a base para lidar melhor conosco e com as coisas da vida.

"O coração tem razões que a própria razão desconhece."

De fato é difícil entender o nosso coração, assim como, não há como controlar os nossos sentimentos ou prever as nossas reações diante de certos acontecimentos da vida. Mas a busca do nosso equilíbrio é necessário para sentir-se bem, tranquila, satisfeita e positiva.

Sinta a vida com mais sensibilidade.

Embora "ter sensibilidade" não queira dizer, necessariamente, "ser sensível"!
Saber dosar essa diferença é a chave para o equilíbrio, assim como na música do Faith No More:
"That's why I'm easy I'm easy like Sunday morning... I wanna be high, so high.. I wanna be free to know the things I do are right. I wanna be free, just me, babe!"
É sempre
bom...
amar e
saber amar
os outros,
mas...
amar e
saber amar
a si próprio
é um
desafio
diário.
...
_____________________
Ensinamento do dia: "Os gregos usavam a palavra Aisthesis para significar a sensação em geral ou a capacidade perceber. Depois, e ao longo da tradição filosófica, tais informações seriam trabalhadas pela razão capaz de recolher os dados confusos e elaborar conceitos e juízos a partir deles. Platão pensava que a sensação era uma capacidade humana insuficiente para o alcance da verdade. Baumgarten usará o termo dos gregos para fundar no século XVIII a disciplina chamada “Estética”, que se ocupará, segundo ele, do conhecimento dos sentidos."

“Ame ao Senhor com todo o seu coração ... e ao seu próximo como a si mesmo” (Lucas,10,27)

O que vale é o presente?



"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."


Tema do dia: ATITUDE

Não há como não falar de atitude, sem relacionar às palavras: prática, coragem, desafio, postura de vida. Nossa maneira de ver a vida, seja de forma positiva ou negativa, é a base em nossa atitude, postura e prática díária que vão decidir o nosso futuro. O nosso futuro está relacionado então a nossa atitude de hoje. Eis aqui duas questões:

A primeira questão é: como será o nosso futuro durante nossas vidas?

Sabemos que o futuro é a consequência do presente, sendo assim o presente, o resultado do passado. Para muitos, o passado não volta e não tem como mudar, já o futuro.. está em nossas mãos! Esquecemos o passado, enfretamos o futuro.. mas vivemos o presente?!?

A segunda questão é: Do que o futuro é feito?

No site citado abaixo diz que o passado é constituído por decisões tomadas e o futuro se faz por decisões tomadas agora no presente. É necessário ter uma percepção realista, não fantasiar sobre o passado e nem ter ilusões sobre o futuro, vivendo plenamente o presente. Este caminho de introspecção, passando pelo processo de conversão, torna o ser humano pleno e vitaliza a vida social. Assim.. analise o passado, planejo o futuro e viva o presente.

O passado nos trouxe para onde estamos e o futuro nos levará para onde planejamos!

_________________
Ensinamento do dia: No Budismo Shin, o ”Nem” na palavra Nembutsu significa: recordar, lembrar, ter em mente, etc. “Nem” é o chamado para o despertar da consciência obscurecida pelo ego para a realidade da iluminação. Assim, aceitamos o nosso passado e compreendemos que tudo era uma preparação para o autoconhecimento. Então tudo que achávamos que era por acaso torna-se destino (fato significativo). A partir desta compreensão poderemos determinar nossa missão futura. (...) No budismo, com a prática do Nembutsu teremos a possibilidade de unificar e realizar a vida, o destino e a nossa missão.

( http://www.dharmanet.com.br/honganji/rompendo.htm)

Fazendo cada um a diferença

Tema do dia - INTENÇÕES

A intenção é responsável pelas nossas ações construtivas...

Nossa intenção em relação ao mundo e a nós mesmos influenciam não só as nossas vidas, mas a vida de todos. A teoria do Efeito borboleta (termo que referente às condições iniciais da teoria do caos, analisado por Edward Lorenz) diz que basta o bater de asas de uma borboleta para poder influenciar no curso natural das coisas e, assim, podendo até provocar um tufão do outro lado do mundo.

Para ilustrar, há um conto de um jovem que pegava da areia as estrelas-do-mar, uma por uma e jogava novamente de volta ao oceano. Ao ser questionado pelo porquê de fazer aqui, já que ele, sozinho, não poderia salvar todas as estrelas-do-mar, ele respondeu: "Para a vida dessa estrelinha eu fiz a diferença."

E assim aprendemos que fazendo cada um a sua parte, podemos fazer deste universo um lugar melhor para vivermos.

Já no site citado abaixo diz que: "A intenção é uma direção interna da qual nem sempre somos conscientes. Um algo invisível que direciona nossa vida cotidiana e nos traz graças e desgraças. Nossa intenção precisa ser conhecida, identificada, trabalhada e estudada profundamente se queremos ter um controle saudável sobre o nosso destino, a nossa vida material, espiritual e emocional."

Por isso... Pense positivo, condicione-se ao bem e faça sua parte!!!

_________________
Ensinamento do dia: Os chineses consideram a intenção como um poder inquestionável que nasce da menteYI. A mente Yi significa força mental, intenção, percepção, concentração. A mente Yi é o resultado da união interna que se processa quando nossa mente pensante a vontade (cérebro) se une a nossos sentimentos (coração) e a mente abdominal, as entranhas (concretização-o corpo). Estas 3 vontades nunca estão unidas, cada uma buscando seus próprios objetivos que quase sempre estão em conflito. (www.healing-tao.com.br/artigos/menteyi.htm)

Por que mélico e não bélico?


(cartoon: http://www.cartuns.com.br/page40.html)
_________________________________________________
Aqui não é Freud quem explica, mas sim o dicionário: 

• mé.li.co:
1 adj (gr melikós) 1 Melodioso, suave. 2 Harmonioso. 3 Musical.
2 adj (de mel) 1 Que se refere a mel. 2 Doce, méleo. 3 Quím V melítico.

• bé.li.co:
adj (lat bellicu) 1 Concernente à guerra. 2 Próprio da guerra.
____________________________________________________________

Tema do dia - ESCOLHAS

Embora sejamos belicosos por natureza, ser mélico nesse mundo tão bélico, é uma virtude.

De fato, é sim. Pois tanto o bem quanto o mal estão ao nosso redor ou mesmo dentro de nós, sob diversos aspectos a todo o tempo. Consciente ou inconsciente, vivemos sob escolhas... entre o bem e o mal. Tomamos decisões, mesmo que algumas vezes escolhemos sem pensar, escolhemos por escolher ou escolhemos pela falta de escolha.  Ao tomarmos a decisão do "sim", deixamos a do "não" para trás.. para qualquer caminho há sempre o da ida ou o da volta, assim como o do bem ou o do mal.

"Nós somos a soma das nossas decisões"

De certo modo, somos o que escolhemos ser. No entanto, nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas refletem o que, de fato, somos. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Mas claro..  sempre devemos reavaliar decisões ao pecorrer qualquer caminho, pois somos além das nossas escolhas, as nossas mudanças... Enfim, saber escolher é a razão da vida e sua essência está em viver de acordo com as nossas escolhas! É assim que escrevemos as páginas da nossa VIDA.

Que façamos sempre boas escolhas!!!

_________________
Ensinamento do dia: Segundo um dos ensinamentos Xamânicos: "somos o que somos, e estamos onde estamos porque é assim que pensamos sobre nós mesmos. Podemos mudar isso mudando o que temos na mente. Nós somos aquilo que pensamos. Controle os seus pensamentos negativos. O que você pensar aqui e agora, formará o seu amanhã."
(fonte: www.geocities.com/gladys_yoly_98/ensinamentos.htm)

Det viktigaste i livet för mig är...


"Innan vi lever, är livet inte något, men det tillkommer oss att ge det en mening och värdet är inget annat än den mening vi väljer." (Sartre)



Det viktigaste i livet för mig är... min familj och jag spenderar mer än gärna tid med dem. Jag tycker inte att det viktigaste i livet för mig är jag måste lyckas eller tjänar pengar. Jo, för mig är familjen viktigast!
Men det är också viktigt att vara med min kärlek – det viktigaste är min kärlek till honom och till alla och allt i mitt liv.
.
Det är att leva varje dag, må gott och vara glad - dvs "carpe diem", som det kallas på latin. Det är att leva livet precis här och nu, eftersomm det är nuet som räknas. Jag tror att det är förstås meningen med livet - så vi behöver lära oss av, förlåta och glömma allt dåligt, sorg eller obehagligheter som hänt. Eftersom det som har hänt är avslutat!

.


Vi måste lita på oss själva och skapa framtidstro, att göra sitt bästa av det vi gör. Tro på alla kan gå från "bra" eller "dålig" till att bli en "bättre" människa. Jag vill sträva efter livsglädje.. Jag menar att känna engagemang med vad jag är och gör och gå in med liv och lust - alltid! För att leva så behöver man älska livet och vakna up varje dag med ett tänkande: Idag ska jag vara glad, lära något nytt och njuta av varje enkel sak som jag gör. Men att leva så är en utmaning!

Vi behöver våga vara starkare än allt dåligt som finns.
Vi behöver våga göra saker som är annorlunda – utan bråtom och stress.
Vi behöver bara använda våra sinnen – och aldrig tappa våra känslor.

För att vara sådan måste vi leva livet som jag verkligen är – med allt vad det innebär.
Ibland svag och oftare stark.
Ibland långsamt och oftare energisk.
Ibland som de andra och oftare som mig själv...
Självklart är det inte så lätt som det låtar!

Men om det saknas sötma i livet, måste man söta det. Man måste hitta sin livsglädje.
Man måste leva livet som om det aldrig kom tillbaka – och så är det ju faktiskt så det verkligen är, eller hur? Vi har bara ett liv, en sekund... Ingen har hela livet som den vill ha, inte heller alla sekuder som det låter vi ha ibland - vi lever inte för evigt.

Jag lever nu, PRECIS NU lever jag. Och nu har jag valt att skriva om livet. Jag har valt att lära med vad jag gör – livet är det också: att lära och läsa av allt som händer, med alla som delar livet med mig. Jag är nu vad jag gör nu – vad jag gjorde förut och vad jag ska göra efter. Det är jag som bestämmer. Och jag bestämmer att hitta min livsglädje precis nu.

*av Melica

.


"Det viktigaste är inte hur länge man lever,utan hur väl man lever" (Seneca)

Sejam bem-vindos!!


Então.. como começar?
É difícil dar os primeiros passos... Mas como alguém já disse antes.. Mesmo longos caminhos se começa com um primeiro passo...
Então aqui estou eu...
É a primeira vez que escrevo em um blog... Mas nos últimos anos tem me acontecido tantas coisas: Muitas boas e poucas ruins... que resolvi dividir, para assim somar ainda mais!
.
É isso aí.. talvez será algo útil manter estas memórias, escrever sobre sentimentos e coisas ao nosso redor e tentar entender as razões pelas quais todas essas coisas têm acontecido!
Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.