Significado da Vida


- Qual é o significado da Vida?
Mas diga logo porque eu tenho um encontro importante em meia hora.

Imagem: www.goma.demon.co.uk/meaning/wiseman.html

Tudo vai mudar


"É preciso reviver o sonho e a certeza de que tudo vai mudar. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver."
.
Tema do dia: Vida
.
O que é a vida para mim, não é o mesmo para você, para os cientistas, religiosos, biológos... enfim. A vida não é pecebida da mesma forma, mesmo todos vivendo na mesma realidade.
.
Então eu me pergunto... O que é a vida?
A vida é a percepção dos acontecimentos que acontece a cada instante.
Instantes que foram com o tempo chamado de segundos,
Acontecimentos que foram com o passado chamado de experiências e
Percepção que foram com o sentido chamado de sensação.
O que é a Vida senão os instantes de cada acontecimentos que percebemos ao longo da vida.
por Mélica.

Confiança é felicidade

"Não abandone a confiança quando seu ego pensa que as coisas deveriam ser diferentes do que elas são." (Wayne Dyer)
.
Tema do dia: Confiança
Dinamarqueses são os mais felizes da Europa, diz pesquisa
.
Países nórdicos ficaram no topo de um ranking de felicidade na União Européia, realizado pela Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha. Os dinamarqueses e finlandeses são os mais satisfeitos com a vida que levam, enquanto italianos e portugueses ocupam os últimos lugares na lista.
.
O mapa sobre a felicidade na Europa desafia a velha idéia de que países ensolarados, como os que ficam no Mediterrâneo, oferecem melhor qualidade de vida. De acordo a pesquisa, os países mais frios ao norte do continente tiveram a melhor pontuação no nível de felicidade e satisfação. As mulheres se mostraram mais satisfeitas do que os homens, enquanto idosos e jovens disseram ser mais felizes do que aqueles de meia-idade.
.
O estudo ouviu 20 mil pessoas em 180 diferentes regiões da Europa e pediu que elas utilizassem uma escala de zero a dez para descrever seu grau de felicidade e satisfação.

Os europeus se mostraram relativamente felizes e nenhum país ficou abaixo da nota 5 em termos de felicidade ou de satisfação com a vida. A pesquisa mostrou que a confiança na sociedade é muito importante”, afirmou Luísa Corrado, coordenadora da pesquisa na Universidade de Cambridge.
.
.
Fonte:
.
.
Dinamarca lidera ranking de felicidade; Brasil é 81º
.
A Dinamarca é o país mais feliz do mundo, de acordo com o primeiro mapa da felicidade mundial desenvolvido por um acadêmico. A pesquisa do psicólogo Adrian White, da Universidade de Leicester, na Inglaterra, usou respostas de 80 mil pessoas de todo o mundo para mapear o bem-estar no planeta.
.
A conclusão é que fatores como saúde, riqueza e educação são determinantes na hora de se aferir o nível de felicidade de uma nação. Suíça e Áustria, ambos países ricos, ficaram no topo da lista junto à Dinamarca. Nos últimos lugares, vieram Zimbabwe e Burundi.
.
"Quando indagadas se estão felizes com suas vidas, pessoas em países com bom serviço de saúde, alto Produto Interno Bruto (PIB) per capita e acesso à educação tinham maior tendência a afirmar que eram felizes", disse White.
.
O Brasil ficou em 81º lugar em uma lista de 178 países, atrás de nações como a República Dominicana, El Salvador, Israel e Namíbia.
.
Fonte:

"Eu sou eu e minha circunstância"


"Experiência é o nome que cada qual dá aos seus próprios erros."
(Oscar Wilde)

Tema do dia: Experiência

A experiência da vida, apesar de determinar a nossa visão da realidade, tende a ser esquecida, a permanecer inconsciente. (...)

Cada detalhe de nossas vidas está afetado pela perspectiva que ocupamos. Perspectiva espacial, temporal, afetiva. Vital, enfim. Herdamos uma interpretação das coisas que nos cercam; interpretação não apenas teórica, mas também prática. Essa experiência herdada junta-se àquela que adquirimos pessoalmente ao viver e nos permite lidar com as coisas ao redor, com aquilo que nos cerca.

"Eu sou eu e minha circunstância" é a conhecida sentença de Ortega y Gasset. Ela mostra claramente que nem eu, nem aquilo que nos cerca - a circunstância - é tudo. O fundamental é o eu me encontrando com essa circunstância, isto é, a minha vida. A vida de cada um, realidade radical onde se radicam todas as outras realidades. É em minha vida que deparo com as coisas e comigo mesmo. Viver é estar vivendo, é drama, onde encontro a mim e as coisas.

Não nos basta, porém, a experiência de coisas. Essas são realidades radicadas na minha vida. Faz falta uma outra forma de experiência: a experiência da vida. Faz parte da realidade de cada vida ter uma visão do que é a própria vida. Sem essa visão - mais ou menos consciente - não seria possível viver.

*Parte do texto de Sylvio R. G. Horta
(Mestre e doutorando Feusp)


Fonte:
.
.
****************************************
Leia também: Como uma onda
****************************************

Relaxar o corpo induz relaxar a mente

"Quando você encontra paz dentro de você mesmo, você se torna o tipo de pessoa que consegue viver em paz com os outros."
(Peregrinos da Paz)

Tema do dia: Relaxamento

Se houver uma maneira fácil para reduzir as tensões do dia a dia e sentir mais prazer, você se interessaria?

Comece observando sua testa. Há alguma tensão por ali? Se houver, relaxe, solte os músculos da região. Agora note seus ombros e faça o mesmo. De novo com os quadris. Agora pegue um objeto qualquer que esteja perto de você e segure-o com os braços estendidos à frente. Procure agora reduzir o excesso de tensão muscular, relaxando o que for possível no braço e na mão enquanto continua segurando o objeto.

Se você não pratica relaxamento ou meditação com regularidade, provavelmente notou que havia energia além da necessária sendo aplicada em cada situação, e retirá-la não afeta o resultado final. Eliminar a tensão não-útil é um princípio da Yoga, chamado "relaxar na postura". Após se atingir alguma postura, reduz-se a energia aplicada à permanência. (...)

Há duas formas de se relaxar na postura: através de várias operações de relaxamentos parciais (testa, ombros, quadris, pernas) ou uma só: de uma vez você solta o que puder no corpo inteiro. Fazendo, rapidamente você vai descobrir sua melhor maneira. Sem contar que, quando se tornar um hábito, você nem precisará comandar conscientemente. E se quiser que isto aconteça mais rapidamente, faça alguns exercícios de imaginar-se relaxando na postura em situações variadas.

Veja mais idéias de situações onde aplicar o princípio:
- Agora!
- Ao caminhar
- No beijo
- Ao assistir uma aula ou palestra
- Ao fazer um carinho (imagine-se recebendo um de uma pessoa que está relaxada na postura!)
- Ao clicar o mouse ou digitar
- Ao refletir para tomar uma decisão
- Quando estiver com raiva
- Ao pentear os cabelos
- Ao se esfregar no banho
- Ao esperar o elevador
- Ao esperar um monte de coisas!
- Enquanto apenas curte a água quente no banho
- Em momentos de prazer em geral

Você já deve ter percebido a infinidade de situações nas quais se pode relaxar na postura. E você ainda pode combinar o relaxamento com a respiração: ao expirar, solte-se.

Haverá porventura alguma situação em que não convém fazer isto? Talvez, como por exemplo nos casos em que a tensão extra faça parte de processos que levam você a agir. Nestes casos relaxar pode não ser a melhor opção. Como regra geral, considere relaxar na postura quando for útil aos seus objetivos, e não aplique o princípio quando perceber que atrapalha mais do que contribui. Sua experiência é a melhor mestra.


Bom proveito e, só para fixar, que tal soltar-se agora em sua postura?

* Partes do texto de Virgílio Vasconcelos Vilela.
Fonte:
http://www.possibilidades.com.br/meditacao/relaxar_na_postura.asp

Neste vídeo sobre Relaxamento com Isabela Fortes, você encontra mais algumas dicas:

Pesquisa

Apenas 2% da blogosfera fala português

O Brasil é campeão de horas on-line na internet residencial e os brasileiros dominam ferramentas como Orkut e MSN, mas quando o assunto são os blogs o país passa longe da liderança. De acordo com um levantamento divulgado recentemente pelo site Technorati, que monitora blogs em todo o mundo, o português corresponde a apenas 2% da blogosfera -- apesar de aparecer entre os dez idiomas mais “blogados”. Este universo é dominado pelo japonês, que tem 37% dos posts, seguido de perto pelo inglês, com 36%.

*O Technorati monitora mais de 75 milhões de blogs, e observa a criação de 120 mil novas páginas do tipo todos os dias pelo mundo, além de cerca de 1,5 milhão de novos posts por dia.
.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL27031-6174,00.html
.

- Você vai colocar isso no seu blog?

Morrer de amor ... e continuar vivendo

"O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição."
(Aristóteles)
.
Tema do dia: Amar é...
. ... provocar.
... jogar seu feitiço nele.
... a razão para apimentar seu guarda-roupas.
.

Vivendo no meu paraíso

"Existem tantos tipos de beleza quanto modos habituais de se procurar a felicidade." (Charles Baudelaire)
.
Tema do dia: 5 lugares para conhecer na Suécia

.
A Suécia é um país da Escandinávia, cuja capital é Estocolmo. É uma monarquia constitucional parlamentarista, com 9 milões de habitantes. A língua oficial é o sueco. Aqui na Suécia a cultura viking prosperou e hoje é possível conhecer visitando os museos da cidade. Entre os artistas se destacam: Greta Garbo, Ingrid Bergman, Ingmar Bergman, Anita Ekberg e Astrid Lindgren (com as histórias de Píppi Meialonga; na música sueca: o ABBA, Ace of Base o Roxette e o The Cardigans; a literatura é super rica - a Suécia é o 3º país com maior número de vencedores de Prêmio Nobel na literatura. Famosa pelas lojas suecas IKEA, Volvo, Scandia, Tetra Pak, Saab, H&M (Hennes & Mauritz) etc.





Seguindo o convite do Chawca (do blog Meu ouvido não é penico), destaquei 5 lugares que mais gosto (e acho lindo!) aqui da Suécia, onde estou morando há mais de 2 anos.

Eu adoro a Suécia, é um país super lindo, organizado e tranquilo de se morar. Há vários outros cidades que poderia também citar, em que já estive, como Uppsala, Malmö, Västerås, Falkenberg, Jönköping, Strömstad.. enfim, mas escolhi:

Estocolmo - é a capital e maior cidade da Suécia e do norte da Europa. Locais interessantes para conhecer são: a Prefeitura de Estocolmo, Palácio Real de Estocolmo, a Igreja Riddarholmskyrkan , Teatro Drottningholms, a "Gamla stan" ou cidade velha e o centro da cidade, ou Stadsholmen, a Riddarholmen (Ilha dos Cavaleiros) e a Helgeandsholmen (ilha onde se encontra o Parlamento Sueco, ou Riksdag).

Helsingborg: o Centro Cultural Henry Dunker, o museu ao ar livre Fredriksdal e o museu gráfico (Grafiska Museet).

Varberg: o Forte (Fästning), Kallbadhuset, Getteröns naturcentrum, e as praias como a de Apelviken.

Borås: é onde moro, aqui eu adoro passear pelos parques e lagos como o Ramnasjö e Almenäs, há outros pontos turísticos como o Textilmuseet, o zoológico Djurpark e centro de compras Knalleland.

São alguns lugares que valem a pena conhecer, assim como também cidades dos outros países da escandinávia (Dinamarca, Noruega e Finlândia).

E esta, Chawca, é a Seleção Sueca de Futebol, entre as "estrelas": Zlatan Ibrahimovic (que joga no Milão), Fredrik Ljungberg (no Arsenal), Henrik Larsson, Fredrik Stenman, Olof Mellberg, entre outros.

Agora, convido a Poliane do Rumorejo, o Sergio do Coisas do Sanduba e a Patty (Palavras) para saber dos 5 lugares legais para conhecer onde vocês moram!!;)

* Mais detalhes: http://www.indexmundi.com/pt/suecia/, http://www.brazilianembassy.se/ (embaixada do Brasil na Suécia), http://www.swedenabroad.com/Page____58135.aspx e http://globoesporte.globo.com/ESP/0,,ALA0-5214,00.html (time sueco de futebol)

Viver é correr risco

"De vez em quando você tem que fazer uma pausa e visitar a si mesmo."
(Audrey Giorgi)

Tema do dia: Ansiedade

Como sabemos, a ansiedade é uma característica biológica de qualquer ser humano, sendo manifestada em momentos de insegurança, medo do desconhecido ou de tensão. Está relacionada a um nervosismo, inquietude, transpiração, etc.

É normal sentirmos uma certa ansiedade, mas sofrer por tê-la, não.

Com a ansiedade, podemos perder uma boa parte da auto-estima: privamo-nos de fazer o que gostaríamos porque julgamo-nos incapazes ou temos medo de errar. Muitos acreditam que a ansiedade tem a ver com algo acontecido no passado ou está ligada a nossa cultura, educação, personalidade ou as influências que sofremos das outras pessoas. Essas frustrações, as ofensas ou opiniões negativas a nosso respeito entre outros ocorridos podem ser a razão dos nossos "bloqueios" de hoje.

De qualquer forma, buscar a causa é importante, mas também solução da nossa ansiedade. Supere os medos e desafie, pois depois que ultrapassar os obstáculos.. tudo torna-se mais fácil!! Se vamos fazer bem feito ou vencer é consequência, o mais importante é fazer! Logo logo, nossa ansiedade torna-se "experiência de vida", ou seja, parte do passado... e servirão para o crescimento e amadurecimento pessoal.
.
*********************
Como compreender a ansiedade?
.
O nosso Sistema Nervoso Central e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir a sensação de repouso e de bem estar. Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo a este estado acontece o estado ansioso. Evolutivamente faz muito pouco tempo que saímos dos tempos da caverna, onde os perigos de vida e a necessidade de luta eram uma constante. A excitação do Sist. Nerv. Central vinha como uma forma de estimular o nosso corpo para a luta ou para a fuga.

Uma boa dica:

"Se por um motivo muito grave você ficar em estado de ansiedade, faça um teste: deixe a ansiedade subir, subir, subir, até o limite máximo, até onde você não possa mais suportar. Neste momento, pense: o que poderia acontecer de pior? Pronto, você já começou a encontrar uma saída. Ao falar isto para você mesmo, a sua força interior começa a agir no seu cérebro e o próximo passo é relaxar. A hora é difícil, mas o pior já passou, você já conseguiu se perguntar sobre o pior que lhe pode acontecer; agora basta encher o peito de ar e falar com segurança. Assim você ganha metade do caminho e parte para a outra metade como vencedor."
(Paulo Baleki)

Parte de um todo


"Isto é o que é aprender: você repentinamente compreende algo que você soube durante toda a sua vida, mas de um modo novo."
(Doris Lessing)

Tema do dia: Mudanças
.
.
Será que há uma forma de mudar o sistema das coisas?

O sistema da educação, o sistema social, o sistema político... o sistema de nossas vidas?
Será possível mudar?
Como? Através da Educação? Da mídia? Do governo? Ou através de nós mesmos?
Quem responderá???
Responsabilizará pela mudança do sistema que vivemos?
Eu? Você? Nossos professores? Nossos pais? Aquele político? Enfim...

Qualquer um da sua forma, por menor que seja?
É fazendo "a nossa parte"? Ou temos que fazer "parte de um todo"?

É possível alguém mudar? A nós?
Ensinar a qualquer e a todos algo novo de nova forma?
Mas de que forma mudaremos suas vidas, nossas vidas?
Como abrir os nossos olhos diante da ignorância e incompreensão do nosso mundo?
por Mélica.

**********************************
Acabei de assistir Escritores da Liberdade (em inglês, Freedom Writers, 2007) .
.
É um filme com direção e roteiro de Richard LaGravenese . É um filme que te leva a certos questionamentos. E é sempre bom questionar - talvez seja esta a forma de se encontrar a solução e buscar uma mudança!!
.
"O filme se passa em um período em que estourava nas ruas a guerra interracional americana, onde para os jovens da classe de Gruwell, conseguir sobreviver o dia a dia da guerra entre as raças no meio da rua, já era um feito muito grande. E é a partir do respeito e a forma de tratar os alunos como nenhum outro professor havia tratado, ou seja, escutando-os como adultos que estavam se formando, que ela conquista um a um. Começando pelo estudo do livro "O Diário de Anne Frank" e o Holocausto , os "Freedom Writers" saem em busca de heróis pelo mundo. Enquanto escrevem seus projetos, os alunos saem em busca de se tornarem eles mesmo esses heróis. E pela primeira vez eles poderão experimentar a esperança de que talvez eles possuam a chance de mostrar ao mundo que suas vidas também fazem o diferencial e que eles possuem algo a dizer ao mundo."

Estréia no Brasil: 18 de Maio de 2007
.
Vale a pena o ingresso!!

Fonte:

Está a sua frente


"Não vemos as coisas como elas são, as vemos como nós somos."
(Anais Nin)

Tema do dia : Percepção

"Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio." (Wikipedia)

Será a vida o que é concreto? físico? material?
Ou aquilo que passou? O que é?
O que entendo ser a vida?
A vida pode ser o que quisermos que ela seja.
Ela é a sua, a minha, a nossa percepção.

A vida é o que sinto e penso sentir,
É o que ouço e permito-me ouvir,
O que vejo e o que quero ver,
É o faço, experimento, leio, entendo... vivo!

A realidade é o que eu permito para mim.
É minha escolha.
Hoje quero pensar.
Logo prefiro fazer.
Depois escolho relaxar.

A vida, então, é uma sequência de afazeres, é aquilo que permitimos, é o que percebemos.
A vida é o que eu percebo da vida.
Será minha vida a realidade das minhas percepções?

por Mélica.

A vida é uma peça de teatro


"Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida".
.
Tema do dia: Força de vontade
.
O que nos dirige? É.. quem dirige nossa vida? De onde vem a nossa Força de vontade para seguir a vida? Será Deus? Será mesmo destino o que nos acontece? Está escrito nas estrelas? Ou somos nós mesmos os condutores a guiar nossos caminhos??
.
Então se somos nós mesmos, por que somos tão ruins com nós mesmos a ponto de nos permitir a ficar triste, chateado ou aborrecido? A sofrer por amor? A nos iludir? A viver sem animos, sem um sorriso no rosto? Enfim.. a viver desejando e querendo o que não somos e não temos? Será isso a vida?
.
Não, já sabemos a receita. Que a receita a vida é fazer dela o melhor, aproveitar cada segundo, buscar nas simples coisas da vida a felicidade... É, isso já sabemos. Mas por que então não seguimos a nossa sabedoria, a sabedoria de algum sábio.
.
É essa a questão que não entendo em mim e nas outras: por que será que não aplicamos nosso conhecimento sobre a vida? Por que não fazemos como diz aquela frase linda lida outro dia?
.
Será a vida tão complicada assim???
Que não dá para ser o queremos?
Que não dá para viver como desejamos?
.
Talvez sim. Talvez não.
Talvez... porque só sendo o que queremos ou vivendo o desejamos é que saberemos de fato se a vida é o que aprendemos ou lemos naquela linda frase que resume o que é viver e ser feliz.
*por Mélica.

Paixões da vida


Faça de sua história uma história de amor, assim você fará bem não apenas para seu coração, mas também a sua mente.
.
Uma história de amor que embora já tenhamos visto e ouvido falar, mas que é lindo de se ver é a contada no filme de Nick Cassavetes, chama-se "Diário de uma Paixão" (em inglês o título é "The Notebook"- EUA/2004).

Baseado no romance best-seller The Notebook de Nicholas Sparks, o filme Diário de Uma Paixão é uma história sobre oportunidades perdidas, amadurecimento e a força de um amor duradouro.

Quando a adolescente Allie Hamilton (Rachel McAdams) vai passar o verão com a família na cidade litorânea de Seabrook, na Carolina do Norte, nos anos 40, conhece o garoto Noah Calhoun (Ryan Gosling), que mora na cidade. Noah sente que é amor à primeira vista. Embora a menina seja de uma família rica e ele seja um operário, os dois se apaixonam profundamente durante um verão repleto de emoção e liberdade. Eles são separados pelas circunstâncias - e pela súbita eclosão da 2ª Guerrra Mundial, mas ambos permanecem assombrados pelas lembranças um do outro.
.
Quando Noah volta para casa após a guerra, Allie se foi para sempre de sua vida, mas não do seu coração. Embora Noah ainda não saiba, Allie voltou a Seabrook, onde eles se apaixonaram. Ocorre que agora Allie está noiva de Lon (James Marsden), um soldado abastado que conheceu quando foi voluntária num hospital.Décadas mais tarde, um homem (James Garner) lê um caderno antigo para uma mulher (Gena Rowlands) que visita regularmente no asilo. Embora a memória dela esteja prejudicada, ela se deixa envolver pela emocionante história de Allie e Noah - e por alguns breves momentos consegue reviver uma época de paixão e turbulência, em que eles juraram que ficariam juntos para sempre.

***********************

Livro do qual o filme foi baseado:

"Este livro emociona até à última página, faz lembrar que nem sempre o Amor é impossível e até parece que ele viveu cada palavra..."

Leia mais:

Eu quero me amar


Apesar da sua irreverência, é um exemplo de vida:
.
Perto de completar 100 anos de vida, a atriz Dercy Gonçalves, famosa por sua veia cômica e irreverência, diz que ninguém é mais feliz do que ela. Sem um pingo de nostalgia, ela diz que o passado não interessa.
.
"O ontem acabou. Não tenho mágoa de nada e nem saudade de nada. Vivo o hoje. Tenho alegria de viver, adoro a vida".
(...)
Completando um século de vida no dia 23 de junho, só agora ela começa a sentir o peso da idade. Mas ainda assim, é ágil e lúcida. Consegue sentar e levantar com rapidez e sem precisar de ajuda. Ela exercita a memória relembrando a história da sua vida e sabe de cor os trabalhos que fez.
.
"É difícil completar 100 anos porque a vida não é brincadeira. De manhã, quando levanto, acordo desgastada porque não estou em movimento. Então faço exercício e alongamento logo de manhã. É preciso estar em atividade. Com 100 anos, tudo fica mais difícil, às vezes esqueço as coisas, mas não perdi a inteligência", defende.
.
Vaidosa, a comediante diz que já fez mais de dez plásticas.
.
"Não quero ficar feia. Também já fui criança ou você pensa que fui velha a vida inteira?", brinca.
.
Depois de se curar de um câncer e sobreviver a uma tuberculose, ela se acha uma vencedora.
"Tudo que passou, acabou. Eu sobrevivi."
.
Em relação ao amor, ela é cética.
.
"Amor não existe. Nem amigos. O que existe é respeito" diz ela que tem uma filha, dois netos e dois bisnetos.
Seu maior entusiasmo? É fácil adivinhar.
"Minha grande paixão foi o teatro. Foi a única coisa que amei na vida", relembra.
.
(...)Conhecida por sua irreverência e pelos palavrões que costuma dizer, ela garante que não é desbocada.
.
"Palavrão é falta de estradas, é pagar pedágio, é falta de comida para o pobre. Isso que é palavrão. É ofensa à humanidade. Poluir o ar e a água que você bebe é ofensa", declara.
.

De coração aberto


Muitíssimo obrigada a todos pelo carinho das mensagens, comentários, e-mails, cartões, presentes.. enfim... por cada palavra e demonstração de carinho e estímulo!!

"O que quer que seja que estejamos esperando - paz de espírito, alegria, graça, consciência interior ou simples abundância - isso certamente virá para nós, mas somente quando estivermos prontos para receber com um coração aberto e agradecido." (Sarah Ban Breathnach)

Organize suas prioridades


"Você poder ser como você escolhe ser.
É um ato de disciplina às vezes, mas pode ser feito."
(Kevin Costner, no filme The Bodyguard)


Tema do dia: Autodisciplina

"Sem autodisciplina, nada realizamos. Em seu livro The Disciplined Life, Richard Shelley Taylor define a autodisciplina como "a capacidade de regular conduta por princípio e julgamento e não por impulso, desejo, forte pressão ou costume social". Entendam que a disciplina é a capacidade de controlar, conscientemente, as circunstâncias em que vivemos. É a capacidade de controlar nossa vida.
.
A disciplina é um dos traços de caráter mais importantes que podemos ter. Trata-se de uma peça chave no desenvolvimento de qualquer área de nossa vida. (...) Para desenvolver um estilo de vida disciplinado, uma de suas primeiras tarefas deve ser enfrentar e eliminar qualquer tendência de apresentar desculpas. Segundo o escritor francês Francois La Rochenfoucauld "quase todas as nossas falhas são mais perdoáveis do que os métodos que concebemos para escondê-las".
.
Se você apresenta várias razões para justificar sua falta de disciplina, observe que elas não passam de um monte de desculpas. Se você deseja progredir, precisa enfrentá-los. (...) Lembre-se, só a disciplina é capaz e permitir que você obtenha o poder de realizar seus sonhos."

*Texto de Daniel C. Luz.

Fonte: http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/030502_mtd_autodisciplina.htm

A vida se renova

Aqui estou eu em mais uma primavera..."A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive."
(Mahatma Gandhi)

Tema do dia: Aniversariar

Eu li recentemente que em nosso aniversário a vida se renova, pois entramos em nosso "ano novo pessoal".

E no "ano novo pessoal" nada melhor do que fazer um balanço e relembrar de tudo que vivi... Sentir como é bom saber que os anos vão e cada vez mais me sinto melhor, feliz e saudável!
Olhando para trás, vejo tudo que passei e superei.. e apesar dos erros e dos acertos, aprendi (e muito) com tudo que fiz ou deixei de fazer...

Hoje é o recomeço de mais um ano..
Foram dias que se passaram. Momentos que ficam na memória e no coração... Afinal de contas mais 365 dias se passaram na minha vida. Só tenho a agradecer a Deus por minha saúde, pela vida, pelas oportunidades e por tantas pessoas que estão caminhando ao meu lado, mesmo que presente ou não diariamente em minha vida.

Sou muito feliz por cada momento, cada ajuda, cada palavra, cada carinho de cada pessoa que passa ou passou na minha vida. Espero que a vida os retribua multiplicamente...

É mais um ano com novos sonhos, novas conquistas e também novos projetos de vida.
É mais um ano para seguir em busca dos meus sonhos, aperfeiçoando e prosperando ainda mais.

Acrescente vida aos seus dias


"Não acrescente dias a sua vida,
mas vida aos seus dias."
(Harry Benjamin)


Tema do dia: Vazio

"Todas são maneiras de preencher um vazio interno com algo externo. Com isso, a frustração e a insatisfação permanecem, diminuindo cada vez mais a auto-estima, pois a pessoa se sente incapaz.

Estamos num momento em que a busca pelo TER infelizmente sobrepõe-se facilmente ao SER. O que acontece? Por que as pessoas acreditam que ao obterem algo material ou externo, suas vidas mudarão? Por que, mesmo apesar dessa busca incessante, há tanta ansiedade, tensão, doenças? Por que tantas pessoas infelizes, sofrendo, sentindo-se sozinhas e principalmente, com uma sensação profunda de vazio?

A solidão só é sentida quando a própria pessoa se abandona. Todos podem até te abandonar, mas você não pode nunca fazer o mesmo.

Do ponto de vista emocional, qualquer fuga é negativa, pois sempre que se foge de uma situação, na verdade se está fugindo dos próprios sentimentos. Ou, o que é pior, representa uma fuga de si mesmo e do que está dentro de si, ainda que inconsciente. Por isso, mesmo depois de ter saciado sua vontade, sentido prazer - momentâneo, claro - o vazio continua. "

*Texto de Rosemeire Zago
(Psicóloga clínica com abordagem jungiana.
Desenvolve o autoconhecimento e ministra palestras motivacionais.)
.

Fonte de Todos os Males

"Nos ciúmes existe mais amor-próprio do que verdadeiro amor." (La Rochefoucauld)

Tema do dia: Amor-próprio

"É preciso não confundir o amor-próprio e o amor de si mesmo, duas paixões muito diferentes pela sua natureza e pelos seus efeitos.

O amor de si mesmo é um sentimento natural que leva todo o animal a velar pela sua própria conservação, e que, dirigido no homem pela razão e modificado pela piedade, produz a humanidade e a virtude.

O amor-próprio é apenas um sentimento relativo, factício e nascido na sociedade, que leva cada indivíduo a fazer mais caso de si do que de qualquer outro, que inspira aos homens todos os males que se fazem mutuamente, e que é a verdadeira fonte da honra."

(Jean-Jacques Rousseau, in 'Discurso Sobre a Origem da Desigualdade')

Fonte: http://citador.weblog.com.pt/arquivo/172977.html

***********UPDATE***************

Segundo o site da G1 da Globo.com:

A ex-apresentadora Doris Giesse, de 46 anos, que caiu do 8º andar de um prédio em São Paulo no domingo... em cima de um teto de zinco, o que teria amenizado a queda... quando tentava pegar o gato dos filhos, gêmeos de 10 anos.

É lendo notícias como esta que me faz acreditar ainda mais em milagre!!

As consequências dos inconsequentes

A BLOGAGEM COLETIVA de hoje é uma iniciativa do Leandro pela limpeza pública na política nacional...

Gostaria de expressar o meu descontetamento, não só com a política atual, mas com toda a história política brasileira, do qual ainda hoje sofremos as consequências das inconsequências dos políticos.
.
Espero uma mudança não apenas os políticos, mas a "cultura" de como se faz política em nosso Brasil.. como também que possamos acordar desse pesadelo em que vivemos e possamos viver o que hoje é sonho para nós brasileiros: viver em um País mais justo, digno, seguro e na paz!

Menos é mais

"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado." (Albert Einstein)

Tema do dia: Simplicidade

Como definir simplicidade no mundo de hoje? O essencial para muitos é um mundo artificial - é o prático, o descartável, o comprado, o mais, os outros, o caro, o "está na moda".. enfim! Poucos, hoje em dia, concordariam com Henry Wadsworth em sua frase:

"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude."

"Conta a parábola que um viajante procurou abrigar-se de uma tempestade numa casa que lhe pareceu a mais apresentável numa distante cidade do Oriente. Foi muito bem recebido pelo dono da casa, mas logo sentiu uma pontada de frustração ao perceber que a casa era inteiramente vazia: nenhum móvel, cadeira, mesa, nada. Sentado no chão, depois de descansar alguns minutos, nosso viajante não se conteve e comentou:- Agradeço muito sua hospitalidade, mas permita-me uma observação. Como o senhor consegue viver numa casa totalmente desguarnecida de móveis, quadros, eletrodomésticos - enfim, do conforto ao qual estamos todos habituados?O anfitrião não pareceu aborrecer-se com a observação do viajante - apenas retrucou:- Por acaso o senhor está trazendo consigo esses bens confortáveis que citou?- Eu? Eu, não! Mas eu estou aqui de passagem!Calmamente o anfitrião respondeu:- Eu também, meu amigo, eu também.

O que acho legal nessa parábola é a maneira simples e direta pela qual ela nos mostra a futilidade do apego aos símbolos materiais, tão comum na nossa sociedade atual, em que a aparência, a ostentação e os bens financeiros têm sido critérios de avaliação mais importantes que caráter, bondade, moral e educação - para citar apenas alguns exemplos."

* Trecho do texto: "O discreto charme da simplicidade", por Floriano Serra.

Ser verdadeiro é ser autêntico


"Pouco são aqueles que vêem
com seus próprios olhos
e sentem
com seus próprios corações."
(Albert Einstein)

Tema do dia: Ser autêntico

Para compreender a importância de ser você mesmo (a), leia o resumo desse texto que está no livro "Intimidade - como confiar em sí mesmo e nos outros", de Osho:

"Sinceridade significa autenticidade – ser sincero, não ser falso, não usar máscaras. Qualquer que seja o seu rosto verdadeiro, mostre-o, custe o que custar. Lembre-se: isso não significa que você tenha de desmascarar os outros; se eles estão felizes com as mentiras deles, compete a eles se decidir... Não é preciso que você corrija ninguém no mundo. Se você puder crescer sozinho, será o bastante... Se você mudar, será o bastante como mensagem.
Ser autêntico significa permanecer verdadeiro consigo mesmo.

Como permanecer verdadeiro?

1. Nunca dê ouvidos a ninguém quando dizem o que você deve ser. Ouça sempre a sua voz interior, o que você gostaria de ser; do contrário, vai desperdiçar sua vida inteira... Não deixe que os outros manipulem você.... O motivo pelo qual todo mundo parece tão frustrado é que ninguém ouve a própria voz...

2. Nunca use uma máscara.
Se estiver com raiva, mostre a sua raiva... Mas lhe ensinaram que, quando você está com raiva, deve sorrir. Então seu sorriso torna-se falso, uma máscara – simplesmente um movimento dos lábios e nada mais... também se manifesta uma outra reação:
quando você quer sorrir, não consegue sorrir...

3. Sobre a autenticidade... permaneça sempre no presente...
E tudo que não aconteceu ainda não aconteceu. Não se incomode sem necessidade com o futuro, do contrário ele cairá sobre o presente e o destruirá... Nem passado, nem futuro – o momento é tudo. O momento é a eternidade inteira...

Cada momento tem a sua característica peculiar... A verdade está sempre mudando. Portanto, se você está se sentindo triste, fique triste – sem nenhuma censura, sem nenhuma avaliação como sendo bom ou mau. Não se trata de ser bom ou mau; isso simplesmente acontece. E quando acontece, deixe acontecer.
Quando você começar a sorrir de novo, não se sinta culpado só porque há pouco estava triste;

Quando estiver feliz, seja feliz;
não há necessidade de fingir nada... "

Fonte: http://www.luzcristica.com/namasteprincipal.htm

*****************************

Ser verdadeiro é...

Ser autêntico;
é nunca precisar mentir para manter uma aparência;
é ter a coragem de dizer as suas próprias verdades,
ainda que com elas possa vir a provocar dissidências;
ainda que por elas venha a se defrontar com rejeições.

Ser verdadeiro é..

Ser fiel àquilo em que se acredita
é viver em coerência com suas próprias crenças..
é ousar viver em acordo com suas convicções..
é ter a coragem de demonstrar aquilo que se sente e não temer mostrar a própria vulnerabilidade..
é correr o risco de ficar só e mesmo assim continuar.
enfim, é viver em paz consigo mesmo!
.
Fonte: http://www.orvalhodalua.com/ser_verdadeiro.htm

Gente-anúncio itinerante

"Eu, Etiqueta"
(Carlos Drummond de Andrade)
.
Em minha calça está grudado um nome que não é meu de batismo ou de cartório, um nome... estranho. Meu blusão traz lembrete de bebida que jamais pus na boca, nesta vida. Em minha camiseta, a marca de cigarro que não fumo, até hoje não fumei. (...)

Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, minha gravata e cinto e escova e pente, meu copo.., meu isso, meu aquilo, desde a cabeça ao bico dos sapatos, são mensagens, letras falantes, gritos visuais, ordens de uso, abuso, reincidência, costume, hábito, premência, indispensabilidade, e fazem de mim homem-anúncio itinerante, escravo da matéria anunciada.

Estou, estou na moda. É doce estar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade, trocá-la por mil...
Com que inocência demito-me de ser eu que antes era e me sabia tão diverso de outros, tão mim-mesmo, ser pensante, sentinte e solidário com outros seres diversos e conscientesde sua humana, invencível condição.
(...)

Hoje sou costurado, sou tecido, sou gravado de forma universal, saio da estamparia, não de casa, da vitrina me tiram, recolocam, objeto pulsante mas objetoque se oferece como signo de outros objetos estáticos, tarifados. Por me ostentar assim, tão orgulhosode ser não eu, mas artigo industrial, peço que meu nome retifiquem. Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é coisa. Eu sou a coisa, coisamente.

O chic está à venda; o elegante, só você faz.


"Crie seu próprio estilo visual... deixe-o ser único para você e, contudo, identificável para os outros."
(Orson Welles)

Tema do dia: Estilo próprio

Originalidade é algo único e pessoal, mesmo seguindo moda, modelos, espelhando-se.. não há como cópiar o original. Procure seu estilo próprio, fazer o seu marketing pessoal.
Leia esta matéria do site Domínio Feminino, que resume bem o tema:

"Saber vestir-se é uma arte e pode se tornar bem complicada em determinados momentos. (...) Tudo parece bem simples. Só parece simples, porque acontece de as pessoas confundirem "estar na moda" com adequação no vestir-se. Vestir-se demais ou de menos. Agregar a moda ao estilo de vida e à personalidade é uma questão de observar o guarda-roupas, sem despender grandes investimentos.

Alguém que se veste com bom gosto jamais estará submetida incondicionalmente às exigências da moda. Muito pelo contrário, ela faz uso apenas para atualização e dentro dos seus próprios padrões estéticos.

Se a moda não se apresenta observando características pessoais, esse alguém fará uma adaptação do que está na moda, para seu uso próprio.

Isto é estilo e elegância.

Mas ela nunca vai submeter-se aos "rigores" dessa ou daquela moda. Até porque nem é necessário, pois existem estilistas para todos os gostos. E a moda mesmo é feita no dia a dia, no cotidiano, seguindo variações individuais de estado de espírito, por exemplo.

Seguir o rigor da moda é como ser uma cópia reprográfica.
Fica todo mundo com a mesma cara, tudo igualzinho.
Clones"

Fonte: http://www.dominiofeminino.com.br/moda/seuestilo.htm

Você tem estilo? Seu próprio estilo?

É importante desenvolver seu estilo para que as pessoas se lembrem de você de forma especial. Assista ao vídeo com Mario Persona, da TV Barbante:



*Mario Persona é escritor, palestrante, professor...

Fonte: www.mariopersona.com.br

Comprando autoestima


"Se uma pessoa adquire a atitude correta em relação ao dinheiro, isso ajudará a endireitar quase todas as outras áreas de sua vida."
(Billy Graham)


Tema do dia: Autoestima

Uma forma ou fórmula em que as pessoam buscam para "ganhar" autoestima é através de fazer compras.. Como se comprando roupas, se comprasse beleza, estilo e valor próprio. Este texto bem humorado mostra bem isso:

"Se sua mulher ou sua namorada vive querendo carregá-lo ao shopping, programa odiado por todos os homens que conheço, e mais, querendo gastar os tubos em roupas caras (em alguns casos com o seu cartão), tenho o argumento ideal para demovê-la.

Diga: Quem precisa de roupa de grife é gente feia! Quem é bonito de verdade arrasa com qualquer trapinho.

As mulheres se iludem muito. Acham que por comprar uma roupa de marca vão se sentir melhor consigo mesmas, vão resolver problemas que na verdade estão dentro delas e não fora.
Já ouvi inúmeras vezes as amigas dizendo:
“Ai, tô mal, preciso de um banho de loja”. E vão e gastam e se endividam e... Continuam se sentindo péssimas. (...)

É muita falta de auto-estima.

Não é um vestido caro que vai fazer feliz alguém que não se ama. Não é um invólucro fashion que vai encobrir um interior feioso. Mesmo porque ele escapa pro exterior:
a beleza, nunca é demais repetir, vem de dentro."

*Texto retirado da matéria da coluna "A Cúmplice" - Revista VIP
Fashionite aguda: AUTO-ESTIMA NÃO SE VENDE EM LOJA
Por
Cynara Menezes

Semana de Reflexão


Oi! Estou voltando de "férias"... foi uma viagem óóóótima!!
Aproveite a semana para refletir melhor dois temas que postei com os títulos: Encerrando ciclos e Saber viver...

Sobre este último, deparei-me com novos temas a discutir durante essa semana, que serão: Auto-estima, Autenticidade, Estilo próprio, Simplicidade e Amor-próprio.


Gostaria de agradecer por todas as mensagens, comentários, e-mails, cartões.. desejando Feliz Páscoa e Boa Viagem e também meu muuuito obrigada pela visita de todos.. a pouco menos de 2 meses o Blog da Mélica chegou a marca de 2.000 visitas!

Fico feliz em saber que há pessoas que compreendem meu interesse de fazer desse blog não apenas uma reflexão pessoal, mas um blog que busca o desenvolvimento humano através da reflexão.

***********UPDATE************

Lendo os post de alguns blogueiros sobre os temas mais acessados /visitados, fico ainda mais surpresa que o interesse da maioria das pessoas sejam a fins tão trágicos ou banais, como: Vídeo da Daniela Cicarelli, fotos de Bia furtado depois do acidente / no Superpop, fotos da Fani na revista Playboy, filme pornô da Xuxa, Big Brother Brasil 7 (Beijo de Diego Alemão e Íris Siri Stefanelli) e tantos outros..

Será problema com da cultura brasileira ou é típico da natureza humana???

Feliz Semana de Páscoa!!


Olá querido visitante,

Durante essa semana, estarei offline.. em momento de renovação pessoal - e viajando!!!

No entanto, sinta-se à vontade a ler os posts anteriores.. e aproveite esse período para refletir sobre si mesmo, sobre o que se foi e se preparar para o que surge (independente de sua religião). Afinal, esse é o sentido da Páscoa - passagem, renovação, transição...

Desejo a todos uma Páscoa Feliz com muita paz, reflexão e ovos de chocolate.

***********************
O blog Rumorejo está organizando a Blogagem Cristã Coletiva sobre:

O que significa Páscoa para você?

Desde criança, o significado da Páscoa para mim era ovo de chocolate. Hoje, no entanto, eu entendo este símbolo da Páscoa de uma forma diferente:

"O ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo. Daí sua associação à Páscoa: a Ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida, a redenção da própria humanidade e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que tem fé e esperança.Dentro do ovo gera uma vida, a vida é o Dom mais precioso de Deus. Ressuscitando para uma vida nova, Jesus revela a preciosidade que é a vida."

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.