Descobrir por nós mesmos


“A sabedoria não nos é dada; é preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós.” (Marcel Proust)

É hoje... o embarque!

Obrigada pelo carinho das mensagens de boa viagem!! Saibam que tais mensagens são estímulos que precisamos para dar ainda mais sentido em nossas vidas...

E relendo o texto do Army Klink (post de ontem), refleri sobre a necessitade que temos de descobrir o mundo por nós mesmos e o quanto viajar é bom para isso, pois viajar é como viver em outro modo de vida, passar por outras experiências, respirar outros "aires", ampliar o horizonte e ver que a vida é uma só! E é disso que precisamos.. ver a vida com outros olhos, sempre!

Para esta viagem, além do meu amigo laptop, da minha camera e do meu olhar curioso para registrar tudo e absorver o quanto for possível.. estou levando (é claro!) todos vocês comigo!!!;)

Paz para todos...
Shalom!!


___________________________
UPDATE
Queria pedir a todos que participem desta iniciativa do Lino Resende para a Blogagem Coletiva para o dia 5 de junho, cujo tema é "Um Planeta Limpo". Quem quiser participar, deixe seu nome lá no blog do Lino, ok?!
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Jerusalém, destino gay


O texto abaixo é parte da matéria do Globo.com:

"Governo de Israel lança campanha ousada para incentivar turismo homossexual na cidade santa

Em matéria publicada hoje pelo jornal Yediot Ahronot, o Ministério do Turismo de Israel anunciou uma campanha internacional para incentivar o turismo gay.
.
A foto da campanha é considerada provocativa e deve gerar polêmica. Um jovem casal homossexual de kipá, o solidéu usado pelos judeus praticantes, beijando-se em Jerusalém, com o Monte das Oliveiras de fundo.
.
Clicando neste link (abaixo), vocês chegam ao vídeo exibido na TV. Não se assustem com os caractéres em hebraico. É so clicar play. O repórter abre ainda com um outro mico, desta vez do premier Ehud Olmert, que também andou cochilando em frente às câmeras de TV do mundo inteiro recentemente."
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

O mundo como o imaginamos


"A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação."
(Júlio Camargo)

AMANHÃ começa a viagem rumo à Israel!!!

Está tudo pronto!!! E vocês, preparados para viajar?? Viajar me faz lembrar um texto lindo do Amyr Klink, que diz:


“... Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor.


Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto.
Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”


-- Amyr Klink, em seu livro "Mar Sem Fim".
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Aquele sonho cresceu..


"A felicidade não é uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar." (Margareth Lee Rimbeuk)

FALTAM 2 DIAS para o embarque!

Após um pequeno roteiro que elaborei para ter uma idéia dos lugares a visitar em cada dia, é hora de organizar as malas... Fui procurar por dicas do que levar, encontrei uma pequena lista do que levar na bagagem, que só lá saberei se será (ou não) suficiente. Falta pouco... e estou super ansiosa, apesar de ter viajado para outros lugares diferentes antes, confesso que esta viagem é bem especial... Para mim é um sonho!

"Fazer uma viagem à Terra Santa exige que o turista saiba mais que somente qual é a moeda em circulação ou quais são os idiomas falados. É bom ficar atento, por exemplo, aos dias sagrados de cada religião: para os muçulmanos é a sexta, para os judeus, o shabat (que começa no pôr do sol de sexta e vai até o entardecer de sábado), e para os cristãos, o domingo. Apesar da ocidentalização, em alguns lugares o comportamento deve ser recatado. Zelo especial é aconselhável em visitas aos territórios palestinos, a Mea Shearim, em Jerusalém --que é reduto de ultraortodoxos-- e a Safed, na Galiléia."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u5999.shtml

_________________________________________
- Dados importantes -
Israel quer dizer "aquele que luta com Deus"

Línguas oficiais:
Hebraico e Árabe
Capital: Jerusalém e Tel Aviv (sede das representações diplomáticas)
População: 7 milhões de habitantes
Moeda: 1 Novo Siclo (Shekel) (NIS) = 100 Agorot
Vistos: os brasileiros estão isentos de visto à turismo para permanência de até 90 dias.

__________________________________________

Ouvindo.. "Agora só falta você", por Maria Rita.
Maria Rita
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

I Festival Gospel em Jerusalém


"Nesta noite de 27.05.2007 ocorreu em Jerusalém, nas escadarias que levam ao Monte Moriah(O Monte do Templo) o primeiro festival gospel do Brasil em Israel. Cerca de 300 pessoas estiveram no evento que contou com cantores e cantoras evangélicos do Brasil, a presença e participação de Cid Moreira, Assíria esposa de Pele e o Presidente do Escritório Geral de Turismo em Israel, Ben Hur."
Fonte: http://www.cafetorah.com/

O que os outros só contam


"As pessoas tomam diferentes caminhos procurando satisfação e felicidade. Só porque elas não estão na mesma estrada que você, não significa que elas estejam perdidas." (H. Jackson Brown, Jr.)
.
FALTAM 3 DIAS para o Embarque...

Para qualquer viagem que se faça, o básico é se informar!! Conhecer os pontos turísticos, fazer um roteiro básico, buscar dicas e saber com outras pessoas que viajaram para o local onde você irá ou mesmo em comunidades do Orkut, por exemplo. Então foi isso que fiz. Encontrei ótimos guias (em inglês e sueco da Lonely Planet, mas encontrei na internet este guia em Português da Folha de São Paulo, que diz:

"O 'Guia Visual Jerusalém e Terra Santa' traz roteiros para conhecer os bairros judeu, muçulmano e cristão, onde ficam marcos milenares como o Muro das Lamentações e o Haram esh-Sharif, sede do Domo da Rocha, terceiro local mais importante do islamismo. O guia traz também um roteiro pelo Monte das Oliveiras, palco de várias passagens da vida de Jesus, e atrações da região, como o Mar Morto, a Fortaleza de Mosada, na Jordânia, e Jerash, a mais preservada cidade romana da região."

Título: Jerusalém e a Terra Santa
Subtítulo: O Guia que Mostra o que os Outros só Contam
Número de páginas: 304 páginas
.


Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Viagem à Terra Santa


"Viajar é fazer uma jornada para dentro de si mesmo." (Dena Kaye)

Oiiii!

Gostaria de comunicar a todos a pequena reforma, aqui no Blog da Mélica, entre os dias 31 de maio a 22 de junho, pois estarei visitando Israel, então decidir fazer uma espécie de "diário de bordo" com reflexões da viagem. Espero que gostem da idéia e que voltem para acompanhar diariamente!!

Caso algum visitante já esteve (ou esteja lá) e quiser dividir sua experiência (ou dicas), agradecerei bastante!!


Sejam todos muito bem-vindos

juntos nessa minha jornada!

______________________________________

UPDATE:

A pedidos, mostrarei as fotos através de slideshow - e muito obrigada pelo carinho das mensagens!

Amanhã vou postar sobre os preparativos da viagem, ok?;)

O mundo depois de nós


"Não conseguimos segurar uma tocha para iluminar o caminho de outra pessoa, sem clarearmos o nosso próprio."
(Ben Sweetland)

Tema do dia: Colaborar

Lendo a frase do minuto de Sabedoria hoje cedo, deparei-me com uma verdade:
"O mundo depois de nós tem que ser melhor do que o nosso, porque caminhamos sobre ele. Se não pudermos ser um sol esplendoroso, contentamo-nos em ser um simples vaga-lume. O importante é iluminar alguma coisa." (Roque Schineiden)

Do que vale nossas vidas, senão estão relacionadas com as vidas dos outros? Vivemos (bem) melhor quando estamos cercado por pessoas, quando somos boas influências e, assim, absorvemos esta influência também para nós. No entanto, temos que ter a consciência de que nem todos compreenderam o significado de suas vidas no mundo - faltam-lhes desenvolver suas capacidades de aceitar o outro, o diferente, o simples, o perdão... Enfim, faltam-lhes colaborar com o sentido da vida, que entre tantas coisas, é : amar, fazer o bem e ser feliz!

"Quantos há no mundo que preocupados em fazer o mau a seus semelhentes esquecem do bem que poderiam fazer a si próprios." (Malba Tahan)


Gilberto Gil

Ouvindo... "Esotérico", com Gilberto Gil

Falando em sentidos...


"Que contraste perturbador existe entre a inteligência radiante de uma criança e a frágil mentalidade de um adulto mediano."
(Sigmund Freud)
.
Matéria do portal de notícias da Globo:
.
Bebê lê lábios e percebe língua estrangeira
.
Crianças de quatro meses não precisam de som para diferenciar inglês de francês. Capacidade desaparece gradualmente, menos com nenês de famílias bilíngües.
.
O trabalho é uma demonstração poderosa de como os seres humanos possuem um "instinto da linguagem" - uma capacidade inata de absorver idiomas que precisa de pouquíssimo estímulo para se desenvolver. E, ao mesmo tempo, revela que essa capacidade é flexível e sujeita aos padrões ambientais nos quais a pessoa cresce.
.
(...)
No experimento, as crianças eram induzidas a ficar quietinhas no colo da mamãe e olhar para uma tela com a ajuda dos balões coloridos, que chamavam sua atenção. Depois, os pesquisadores passavam clipes de uma moça lendo trechos de "O Pequeno Príncipe" em inglês ou francês, dependendo da língua materna da criança.
.
.

Veja o mundo diferente


"Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda."
(Carl Gustav Jung)
.
Tema do dia: Visão
.
Esta é uma das frases que mais gosto do Carl Jung, foi a partir dela que comecei o blog... É fundamental analisarmos a forma que vemos nós mesmos, os outros e o mundo, pois é isto que determina nossas vidas: tanto as alegrias, quanto as tristezas, nosso sucesso ou fracasso, ânimo ou desestímulo no dia-a-dia. Até nossa visão do "mundo concreto" pode nos enganar, mas não podemos esquecer que temos outros sentidos, que também é importante e que guiam nossas vidas.
.
"O segundo olhar pode sempre descobrir algo não percebido. Ambiguidade visuais são imagens nas quais vemos coisas diferentes, conforme o enfoque. Com tais imagens, procure sempre algo a mais do que o primeiro olhar nota."
.
A imagem ao lado é um desses testes que mostram como nossa visão nos enganam...
.
Para fazer outros testes vejam aqui:
.
"Visão sem ação é um sonho acordado.
Ação sem visão é um pesadelo."
(Provérbio Japonês)

Melhor café


Por que café ecológico?

Pesquisando sobre o tema encontrei esse documentário que se chama "Back Gold" a respeito da indústria do café.
.
"O foco do documentário é a Etiópia, berço da bebida, e mostra como um miserável cafeicultor recebe 23 centavos por um quilo de café que, depois de seis intermediários é servido na Starbucks e em outras casas de café por 230 dólares (1 kg dá 80 xícaras). (...)
.
Alexandre Frossard, presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais, informa que o café mais caro já negociado até hoje foi brasileiro, em janeiro deste ano. Especialistas em qualidade de café de 17 países atribuíram a este específico café a maior nota em 23 eventos, todos usando a mesma metodologia em 8 países diferentes. Pelo documentário, o café campeão do mundo vem da Etiópia."
.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/11/061109_lucasmendesrw.shtml

O vídeo, que é na verdade um trailer de Black Gold, está dividido em 8 partes:

Está na mesa...

Como disse lá na mesa de café da Luz de Luma... Na verdade, não tomo muito café.. pelo menos não tanto quanto os suecos, que tomam uma média de 4 xícaras por dia! Na Suécia, qualquer coisa é motivo de "Fika", uma expressão usada para "reunir os amigos", "uma parada para o café" no trabalho ou mesmo para fazer uma lanche..

Fui preparar mais um "fika" para gente.. estão servidos, fiquem à vontade...

Mais curiosidades:

No século XX, os americanos se tornaram monumentais consumidores de café: tomavam 200 litros por ano, em média, por cabeça. Na década de 60, o café saiu de moda, virou bebida de quadrados. O consumo e o preço caíram pela metade, e as vendas de refrigerantes explodiram.
.
O café ressurgiu nos 80 graças à Starbucks, a rede de cafés que hoje é um dos símbolos mais visados da globalização americana. São mais de 6 mil cafeterias espalhadas pelo mundo e, graças ao sucesso de Starbucks, surgiram, só nos Estados Unidos, outras 7 mil cafeterias, inclusive brasileiras.
.
Uma das mais charmosas em NY é a Brasil Coffee House, também conhecida como museu do café, por causa de uma preciosa maquete de uma fazenda de café do vale do Paraíba.
.

Dia Nacional do Café



"Eu admiro aqueles que conseguem sorrir com os problemas, reunir forças na angústia, e ganhar coragem na reflexão." (Thomas Paine)
.
"Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é sucesso." (Henry Ford)
.
Tema do dia: Reunir
.
Nada melhor do que reunir os amigos para conversar, contar piadas, fofocar, falar do que tem feito de novo, de política, economia, sobre os filhos, maridos, namorados.. enfim desabafar os problemas e dividir as alegrias para subtrair os estresses da vida!
.
E é por isso que estou na Blogagem Coletiva sobre o DIA NACIONAL DO CAFÉ, organizada pela Poliane do Rumorejo, e que TODOS estão também convidados a participar desta deliciosa idéia...
.
*******************************************************'
Curiosidade:
.
Hoje estamos comemorando o dia da uma das bebidas mais populares do mundo: o café. Há muitas lendas à respeito de seu surgimento, mas talvez a mais significativa seja sobre um árabe do século IX chamado Kaldi.
.
Conta a história que Kaldi, ao notar a felicidade de seus bodes depois de comerem frutinhas vermelhas de um arbusto, pegou um punhado deles e começou a espalhar para a tribo maravilhas sobre o café.
.
Nos 400 anos seguintes, os grãos de café eram apenas mastigados, por causa de seu efeito estimulante. Os árabes, no século XIII, foram os primeiros a processar o fruto amadurecido e torrado e dele tirar a bebida como conhecemos hoje.
.
Fonte: http://guiadoscuriosos.ig.com.br/

...humor ?!?




O modo de encarar a vida


"Nós não sorrimos porque somos felizes,
nós somos felizes porque sorrimos."
(William James)

Tema do dia: Mau humor

Quando você acorda, você logo sorrir? Agradece por mais um dia de vida? E dar "bom dia" com simpatia?
.
Se a resposta é "não" para uma dessas perguntas, então está na hora de refletir sobre o modo que você encara seus dias e sua vida. Você sabe que "rir é o melhor remédio" e "quem canta seus males espanta", então a falta do sorriso e de melodia em seu dia possam explicar o surgimento de doenças como o mal-humor (que nesse caso, escreve com "L", ou seja, a distimia).

O mau humor com "U", isto é, sobre ficar mau humorado, é bem diferente de viver mal-humorado. O mau humor é uma reação até mesmo involuntária que afeta não só a própria pessoa, mas também as pessoas ao redor. Para evitá-lo, é preciso entender o mal causado e substitui-lo por aquilo que nos faz sentir melhor, bem-estar e satisfação pessoal - ou mesmo mudar o modo de encarar a vida.
.
"A transformação pessoal requer substituição de velhos hábitos por novos". (W. A. Peterson)

Todas as pessoas têm problemas pessoais, mas fazer do seu humor mais outro problema só irá agravar a situação. Mudar pequenos hábitos na sua qualidade de vida, acrescentando mais lazer, como: ouvir uma boa música, caminhar ou qualquer outro esporte, conversar com amigos, fazer massagem, alongamento, tomar banho de sol, cuidar mais de si próprio e ver a vida de forma mais positiva, contribuem bastante no combate ao mau humor.

Você consegue


"Poucas coisas no mundo são mais poderosas que um impulso positivo - um sorriso. Um mundo de otimismo e esperança, um 'você consegue' quando as coisas estão difíceis." (Richard De Vos)

Para quem gosta de mensagens em Power point, aqui estão alguns links:

Um Minuto de Otimismo.pps

Um presente.pps com ilustrações do ursinho Pooh da Disney (imagem acima)

Sempre Otimista.pps (esta é quase uma piada... bem pensada!)


Sugestão de livro

365 Mensagens & Reflexões: uma Mensagem de Otimismo para Cada Dia... (Legrand)

Não tem como não sorrir...

Sunshine day:



--> Clicar no bolso

Fonte:
Para quem quiser adicionar animações no blog, aqui vai uma dica:
http://otestedostestes.blogs.sapo.pt/arquivo/675255.html

Entendendo sua posição


"Nenhuma influência é tão poderosa quanto aquela de mãe." (Sarah Josepha Hale)


Tema do dia: Influência


Quando começamos a ver a realidade com os nossos próprios olhos, percebemos o quanto somos influenciados. Grande parte do nosso entendimento sobre a vida (o que é certo ou errado) vem da influência e aprendizado dos pais ("velhos e experientes"). As respostas daqueles tantos "porquês" são adquiridas através dos amigos, familiares, professores, médicos, padres, escritores, psicólogos... enfim! Nos são repassados os conceitos, as fórmulas, o modo de fazer, ser e agir. Quando crescemos vamos criando nossa própria percepção da vida pelas experiências e por nossos sentidos.

A soma da educação, formação e/ou estrutura de vida que temos têm como resultado nosso modo de ser e ver o mundo, quanto mais experiência e consciência do nosso pontecial, menos barreiras e limitações criaremos em nossas vidas.


"Escutar, e não a imitação, pode ser a mais sincera forma de elogio. Se você quer influenciar alguém, esculte o que ele diz. Quando ele terminar de falar, pergunte sobre quaisquer pontos que você não entendeu. Então diga a ele o que você quer e aponte as áreas onde você está de acordo e aquelas onde você não concorda. Ele ficará lisonjeado que você tenha escutado intencionalmente, que você o levou a sério, e que você verdadeiramente deseja entender sua posição."

(Dr. Joyce Brothers)

Educar os filhos

"Aquilo que você mais sabe ensinar, é o que você mais precisa aprender..." (Richard Bach)

Sugestões de livros:

"Pais Brilhantes, Professores Fascinantes", de Augusto Cury

Formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam atrás do giz. A quem interessa este livro? Aos pais, aos professores da pré-escola, do ensino fundamental, médio e universitário, aos psicólogos, aos profissionais de recursos humanos, aos jovens e a todos os que desejam conhecer alguns segredos da personalidade e enriquecer suas relações sociais.

Quem Ama, Educa!, de Içami Tiba

Este livro tem o objetivo de devolver para a família a responsabilidade de educar os filhos, hoje atribuída à escola, dada a nova dinâmica familiar e profissional da sociedade ocidental. O autor se propõe a ajudar os pais nessa empreitada, reforçando a importância de valores e atitudes como limites e diálogo.

"Obrigado, Pai", Ana Helena Banzatto

A autora mostra toda a dor e a delícia da convivência entre o pai e os filhos. Da idéia de que aquele homem era um herói invencível, à descoberta de que ele também podia chorar, das broncas, aos abraços, a autora envolve de maneira prazerosa. Um agradecimento por toda uma vida, por todo o exemplo de crescimento e força.

A força do pensamento


"Como não podemos mudar a realidade, deixe-nos mudar os olhos com os quais a vemos." (Nikos Kazantzakis)

Tema do dia: Realidade

A realidade é um conceito particular. É aquilo que, individualmente ou coletivamente, determinamos ser. Separamos sonhos, futuro, passado, lembrancas, subjetivo, o invisível, o que pensamos ou imaginamos.. como "não fazendo parte da realidade". Para mim, se a realidade é tudo aquilo que existe, então tudo aquilo que nossa visão (concreto) e percepção (abstrato) nos revela é real.

No blog* que debate as matérias "Ser ou não ser" do Fantástico da Globo, apresentado pela filósofa Viviane Mosé, diz que:

O filósofo grego Parmênides acreditava que o mundo que conhecemos não é o verdadeiro mundo. A realidade não está no que podemos sentir, ver, tocar, cheirar. Mas a verdade existe, ela é o que não muda, o que é fixo e eterno. Quem busca a verdade, ele diz, tem que escolher entre dois caminhos: Se seguimos o caminho dos sentidos, somos levados à aparência e à ilusão. A única forma de atingir a verdade é examinando todas as coisas com a força do pensamento. Somente o pensamento pode atingir o que é eterno.

Quando não estou blogando...


"O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer."
( Mark Twain)


Tema do dia: Lazer


Convidada por Ana Paula Montandon, do blog O mapa do tesouro, para mais um meme. Desta vez o tema é uma lista do que faço de diferente quando não estou blogando... Aqui está a lista com algumas delas:

Passear na minha bicicleta (elétrica): Eu tenho paixão por bicicleta - para mim além de ser um meio de manter a forma e exercitar, é também um meio de transporte ecologicamente correto!

Estar próximo da floresta, ao redor do lago, pela praia..: Não tem nada mais relaxante, é ótimo para fazer caminhada, recarregar as energias e respirar um ar puro. Aproveito também para pensar na vida, meditar e, claro, fazer alongamento!

Fotografar: Adoro admirar e registrar a beleza dos lugares que visito.. Tenho fotos de momumentos, igrejas, paisagens.. tudo!! Sou pior que os japoneses... viciada mesmo em fotografar.

Jogar vôlei de praia: Embora não leve muito jeito para esporte, gosto de assistir e jogar volei de praia. Aqui na Suécia há torneios durante o verão. Há também clubes (em uma área fechada, por causa do frio!) em que jogadores/amadores treinam. Em Gotemburgo, por exemplo, há dois dos quais são chamados de Copacapana e Ipanema!:)

Cozinhar: Apesar de não ter tanto talento assim.. como gostaria, gosto de experimentar receitas novas e diferentes. Tenho livros de receitas, assinaturas (e clipagens) de revistas e anotação de programas de TV. Sou do tipo que quando vou à restaurante, fico tentando adivinhar os ingredientes para tentar fazer em casa!:)

Entre outras coisas - Ler, Ouvir música e Filmes: Leio, ouço e vejo filmes (quase) de tudo, mas minha preferência são livros de autobiografia, músicas de MPB, Bossa, Jazz, Louge.. e filmes, gosto de Ficção, Drama e sou fã de 007!;)

Gostaria de passar o meme para os blogs das amigas: Vanluchi, *pRiLiLiFoBia* e do Zanatorio.

Muitos anos de vida


Hoje é o dia da querida Madrasta, do Devaneios & Desabafos!
Olha que delícia que fiz para você.. ;)
Meus desejos de felicidades, amor, realizações e muita paz para ti, Renata!!!

"Ninguém tem a felicidade garantida. A vida simplesmente dá, a cada pessoa, tempo e espaço. Depende de você enchê-los de alegria." (S. Brown)

O sentido do que queremos


"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."
(Oscar Wilde)

Tema do dia: Saber viver

"Saber viver" é estar presente, é se integrar, é fazer o que se faz com vontade e dedicação, é tirar proveito do que a vida oferece, procurarando ser e fazer o melhor e desfrutar. É também a busca do que nos satisfaz, dar sentido e estímulo. Desde das coisas simples da vida que nos dão grandes prazeres. Saber viver não é apenas "estar vivo", é estar vivendo com prazer - sem prejudicar o direito de viver dos outros.

**************************************************************
A Tese de Gurdjieff :

O pensador russo Gurdjieff escreveu essas "20 Regras de Vida", que fala em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente vale como principal". Assim sendo, ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris. Dizem os "experts" em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade interna. Eis aqui algumas delas:

- Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

- Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaura.

- Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

- Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!

- E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é o que se fizer ser!

Leia mais:

Lembranças que doem


"Nós não conhecemos o verdadeiro valor de nossos momentos até que eles se submetam ao teste da memória." (Georges Duhamel)

Tema do dia: Saudade

O que é a saudade senão uma falta, uma lembrança, um cheiro, um dia, um sorriso, um sentimento, um olhar, um beijo... ou simplesmente um momento que tornou-se inesquecível.

Mariza - Chuva

As coisas vulgares que há na vida
Não deixam saudades
Só as lembranças que doem
Ou fazem sorrir

Há gente que fica na história
da história da gente
e outras de quem nem o nome
lembramos ouvir
São emoções que dão vida
à saudade que trago
Aquelas que tive contigo
e acabei por perder

Há dias que marcam a alma
e a vida da gente
e aquele em que tu me deixaste
não posso esquecer
A chuva molhava-me o rosto
Gelado e cansado
As ruas que a cidade tinha
Já eu percorrera

Ai... meu choro de moça perdida
gritava à cidade
que o fogo do amor sob chuva
há instantes morrera
A chuva ouviu e calou
meu segredo à cidade
E eis que ela bate no vidro
Trazendo a saudade


E falando em cultura... assista ao vídeo com a cantora de Fado portuguesa Mariza, cantando a música "Chuva":


Quem somos


“Cultura...é diversão e arte, para qualquer parte, como na música dos Titãs. É também direito e emprego, catarse e renda, identidade e transformação. Ela representa o que somos, pensamos, sentimos, queremos. Faz com que a gente seja (e queira) mais.” (Gilberto Gil, Ministro da Cultura, nov/2004.)

Tema do dia: Cultura

* Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade.

No senso comum, o conceito de cultura está mais associado ao conhecimento (ao referir-se a alguém culto), costumes locais (como modo de vida, sotaque, pratos típicos etc) e manifestações artísticas (como estilo musical, folclore, crenças etc). No entanto, mesmo vivendo em um local com traços certo culturais, podemos ou não adquiri-lo.

A identidade cultural é como um código social dos costumes e valores que compartilhamos coletivamente e que não só faz com que cada sociedade se diferencie de outra (Quem somos?) e também dá uma "identificação" e/ou resposta a cada um (Quem sou eu?). Porque, em geral, somos uma sociedade e, em particular, um indivíduo.

*Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”

Entendendo o mundo


"Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia." (W. Shakespeare)

Tema do dia: Filosofia

Filosofar é uma necessidade - é uma forma de pensar sobre as questões enigmáticas da vida. Quando pensamos em Filosofia, não há como não pensar em Sócrates e seu discípulo Platão. Este excerto (abaixo) foi retirado do livro "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder, que é, em outras palavras, uma curta história da amizade e influência entre eles, que repercutiu por toda a história da Filosofia:

Sócrates (470-399 a.C.) talvez seja a personagem mais enigmática de toda a história da filosofia. Ele não escreveu uma única linha e, não obstante, está entre os que maior influência exerceram sobre o pensamento europeu. (...)

Sócrates dizia que a relva e as árvores do campo não podiam lhe ensinar nada. E ele era capaz de ficar horas parado, totalmente mergulhado em pensamentos. Enquanto viveu já era visto como uma pessoa enigmática e logo depois de sua morte foi considerado o fundador das mais diversas correntes filosóficas. E justamente porque era tão enigmático e porque o que dizia podia ser interpretado de diferentes formas é que correntes filosóficas tão diferentes puderam reivindicá-lo como o precursor de seus princípios. Apesar disso, Sócrates foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.

Conhecemos a vida de Sócrates sobretudo através de Platão, seu discípulo e também um dos maiores filósofos da história. Platão escreveu muitos Diálogos, ou conversas filosóficas, nos quais Sócrates aparece. Quando Platão dá a palavra a Sócrates, não podemos afirmar com toda a certeza que foi Sócrates quem realmente disse tais palavras. Por isso não é fácil separar os ensinamentos de Sócrates dos de Platão. Apesar disso, não é muito importante saber quem Sócrates “realmente” foi. É sobretudo a imagem que Platão pintou dele que inspira o pensamento ocidental há quase dois mil e quatrocentos anos.


***************************************************
Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - amor, amizade + sophia - sabedoria) modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade.

Ouvindo com o coração


"As pessoas com as quais nos relacionamos são sempre um espelho refletindo nossas próprias crenças, e simultaneamente nós somos espelhos refletindo as delas. Assim, o relacionamento é uma das mais poderosas ferramentas para o desenvolvimento - se olharmos honestamente para nossos relacionamentos, nós conseguiremos ver muito sobre como nós os criamos."
(Shakti Gawain)

Tema do dia: Relacionamento

Quantos de nós usamos a sensibilidade e refletimos sobre as nossas relações com as pessoas que nos cercam: namorados, maridos, pais, filhos e amigos.

Para ser compreendido, é preciso compreender!

É necessário nos colocar no lugar do outro a fim de conhecermos nossas atitudes, reações e ações para com eles.

Comunicar é a base de qualquer relação.

A forma que compreendemos e "interpretamos os outros e o mundo" está relacionado com o nosso mundo interior. Por isso, "sair do nosso mundo" e figurarmos "no mundo do outro" - tentando entender o porquê, ajudará a relacionarmos melhor e a viver em harmonia com aqueles que dividem seu tempo e vida conosco. Assim, evitaremos conflitos - não omitindo ou fugindo de discussões, mas indo a fundo. Saber entender o que ouvimos, e vemos nos outros, saberemos "ler" o que está por trás do que elas querem dizer. É como ouvir o silêncio das palavras. Isto requer, sobretudo, a nossa sensibilidade.

por Mélica.

Feliz Dia das Mães!!

Para a minha mãe e todas as mães,
Meus desejos de um dia maravilhoso..

Minha melhor mãe do mundo,
Te desejo hoje...
Um FELIZ DIA DAS MÃES,
Um dia Feliz só pelo fato de ser o dia das mães.
Um dia Feliz só pelo fato de ser teu dia.
Um dia Feliz só pelo fato de me fazeres feliz.
Um dia Feliz só pelo fato dela nesse dia eu poder dizer "feliz dia das mães"
Um dia Feliz só pelo fato de ser minha mãe.
És a razão e o sentido da minha vida...

Por tudo, incondicionalmente!!
Um beijão do tamanho da saudade que sinto por ti!

A Humanidade é desumana


"O maior pecado contra nossos semelhantes não é odiá-los, mas ser indiferente a eles: esta é a essência da desumanidade." (George Bernard Shaw)

Tema do dia: Humanidade

Creio que não haja um texto que descreva tão bem a que ponto nós, humanos, chegamos... nossa espécie tem evoluído, desde os tempos da caverna, a passos lentos, se compararmos a nossa capacidade racional e emocional à outras espécies... Quantos de nós temos utilizado nosso espaço, capacidade e tempo para uma evolução "mais positiva" da humanidade?

*********************************************************************

"Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possível - judeus, o gentio... negros... brancos. Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio.

Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Cansamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."

*Parte do texto "O Grande Ditador", por Charles Chaplin.

*********************************************************************

Se quer acertar, prepare-se ao errar


"Se o dinheiro não é seu servo, ele será o seu mestre." (Francis Bacon)

Tema do dia: Dinheiro

Vivemos pela necessidade de viver, aprender, evoluir... Precisamos de estímulos e recompensa, seja através de um elogio, das experiências, da amizade, do salário ou um "obrigado". O dinheiro, como define o Wikipédia, "é o meio usado na troca de bens, é essencialmente um símbolo - uma abstração." Ter dinheiro é saber lidar com perdas e ganhos, é saber estruturar a vida. E adquirimos esse conhecimento com a prática ao longo da vida.

*************************************************
Dicas para ajudar você a educar seu filho*

1. Ensinar ao seu filho a distinguir as coisas que compramos porque “queremos” daquelas que “precisamos”.
2. Desde cedo faça seu filho entender a importância de não desperdiçar e cuidar do dinheiro.
3. Ensinar a criança a controlar o consumo por impulso, mostrando como elaborar uma lista de compras e obedecê-la no supermercado.
4. Explicar aos filhos que tipo de trabalho realizam. Isso ajudará a criança a estabelecer relação entre ganho de dinheiro e os limites de seu uso.
5. Mostrar as diferenças entre coisas “caras” e “baratas” em diferentes ambientes (padaria, farmácia, papelaria etc).
6. Assumir as próprias deficiências com relação ao dinheiro.
Use o bom senso e não dê lições de moral.
7. Estimular a criança a participar do orçamento doméstico, incentivando-a a dar sugestões sobre modos de reduzir despesas.
8. Dar mesada à criança. Isso irá ajudá-la a tomar decisões e fazer escolhas, mesmo que em pequena escala.
9. Não se sentir desanimado se a criança gastar todo o dinheiro da mesada.
Cometer erros é normal e vai ensiná-la a evitar erros maiores no futuro.
10. Reforçar a idéia de que a responsabilidade social e a ética devem estar sempre presentes no ganho e no uso do dinheiro.

* Extraído do livro Educação Financeira - 20 dicas para ajudar você a educar o seu filho da educadora Cássia D’Aquino.

*************************************************
"Se uma pessoa adquire a atitude correta em relação ao dinheiro, isso ajudará a endireitar quase todas as outras áreas de sua vida." (Billy Graham)

O sentido do sentido


"A vida é uma sucessão de lições que precisam ser vividas para serem entendidas."
(Thomas Carlyle)

Tema do dia: Definições

A definição do amor, amizade, saudade, tristeza, felicidade.. enfim, de cada sentimento é baseado em nossas experiências e percepções durante nossa vivência.
Como expressar com palavras um gosto na boca?, um toque na pele? ou uma melodia ouvida?
Definir sentimentos é definir o indefinido: é explicar o inexplicável...
.

**********************************************************

Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue.
Certeza é quando a idéia cansa de procurar e pára.
Sentimento é a língua que o coração usa quando precisa mandar algum recado.
Tristeza é uma mão gigante que aperta seu coração.
Felicidade é um agora que não tem pressa nenhuma.
Amizade é quando você não faz questão de você e se empresta pros outros.
Vontade é um desejo que cisma que você é a casa dele. Paixão é quando apesar da palavra "perigo" o desejo chega e entra.
AMOR é quando a paixão não tem outro compromisso marcado.
Não... Amor é um exagero... também não. Um dilúvio, um mundaréu, uma insanidade, um destempero, um despropósito, um descontrole, uma necessidade, um desapego?
Talvez porque não tenha sentido, talvez porque não tem explicação, esse negócio de amor, não sei explicar.

*Parte do texto escrito por Mário Prata
.
**********************************************************

Lixo mental


"Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental.
Escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento."
(Gurdjieff)

Vida Moderna


"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." (Oscar Wilde)

Tema do dia: Modernidade

Não sei de quem é esse texto, no entanto o achei bem criativo...

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes. Todos os dias deve-se tomar ao menos 2 litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.

O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber. Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver. Você deve fazer entre 4 e 6 refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de 5 horas do dia. E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. (...)

Há que se dormir 8 horas por noite e trabalhar outras 8 por dia, mais as 5 comendo são 21. Sobram 3, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos 3 horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após 15 minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo 2 ou 3 jornais por dia para comparar as informações. Ah! E o sexo. Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.
.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia.
.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!! (...)
.
.
Realmente não é fácil viver nesse mundo prático, tecnológico e moderno de hoje...

Quem é amigo...

Amizade tem preço

"Se você consegue sinceramente gostar das pessoas, é difícil para elas resistir em gostar de você em retorno." (Lois McMaster Bujold)

Tema do dia: Amizade .

Ver os amigos 'vale um salário de R$ 30 mil', diz estudo

Pesquisa sustenta que felicidade vai além da dimensão financeira

Uma pessoa que ganha R$ 3,3 mil e encontra com freqüência os amigos para uma conversa despreocupada é tão feliz quanto outra que tem salário dez vezes mais alto e sacrifica sua vida social, concluiu um estudo conduzido na Grã-Bretanha. (...) Na pesquisa, os britânicos responderam perguntas sobre seus hábitos sociais e analisaram seu grau de felicidade.

Vê-los um par de vezes por mês traria tanta felicidade quanto ganhar 67 mil libras por ano – mais de R$ 22 mil por mês, calculou o economista. Já encontrá-los 1 ou 2 vezes por semana seria tão prazeroso quanto contabilizar R$ 26,5 mil todo mês (69,5 mil libras a cada ano). (...) O estudo foi conduzido no Instituto de Educação, da Universidade de Londres, e será publicado no próximo da revista científica Journal of Social Economics.

Powdthavee disse que os dados deveriam levar os trabalhadores britânicos a repensar suas prioridades.

As pessoas estão cada vez mais se dedicando ao trabalho. Se isto as ajuda a ter maiores salários, também leva à deterioração de laços sociais e familiares, que são muito mais importantes para o seu bem-estar”, ele afirmou.

O estudo confirmou ainda a percepção geral de que nada é mais importante na vida que saúde.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070502_felicidadevalor_pu.shtml

O amor é também uma necessidade

"A vida não acontece para nós, ela acontece a partir de nós." (Mike Wickett)

Tema do dia: Sobrevivência

O que parece ser uma demonstração de amor, na verdade é uma questão de sobrevivência.

"Na natureza, se o mar está de ressaca, eles podem se separar um do outro, e ter um grupo social para as lontras do mar é muito importante", afirmou Brian Sheehan, do Aquário de Vancouver.

Assista ao vídeo das Lontras (que em inglês é otter) 'de braço dado' que fazem sucesso no YouTube




Um casal de lontras que passa várias horas do dia com as patas entrelaçadas em Vancouver, no Canadá, está se tornando a última sensação da internet. Com mais de 1,5 milhão de acessos em duas semanas, o vídeo com as lontras se tornou a imagem com animais mais popular do YouTube.

Os animais - Nyack e Milo - vivem no Aquário de Vancouver, onde deixam os visitantes enternecidos. Em abril de 1989, ela foi uma das poucas lontras marinhas que sobreviveram ao vazamento ocorrido no petroleiro Exxon Valdez, no Alasca.

O aquário espera que a publicidade em torno das lontras sirva para alertar as pessoas de que esta é uma espécie ameaçada.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/04/070406_otterdovideo.shtml
Imagem: www.rppncatarinense.org.br

O importante na vida



"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte!" (Gandhi)

Tema de hoje: Alegria de vida

O importante em minha vida é minha família e passar o tempo com eles. Eu não acho sucesso e dinheiro o mais importante na vida. Sim, família é o mais importante. Mas é também estar bem comigo, é também o meu amor pelo meu "amado", e por todos e tudo na vida.

É viver cada dia, sentir bem e ser feliz, isto é, "carpe diem", como se diz em Latim. É viver a vida exatamente aqui e agora, porque o agora é o que conta. Eu acredito que o sentido da vida é exatamente esse - então precisamos aprender, perdoar e esquecer tudo de ruim, de lamentável, doloroso e pesar que passou... Porque tudo que passou, passou!

Nós devemos acreditar em nós mesmos e criar um futuro; fazer o seu melhor; acreditar que todos podem (de "bom" ou "ruim") torna-se "melhor" como pessoas; e seguir em busca da alegria de vida.
.
É isso que eu quero: ir em busca da minha alegria de vida, isto é, senti-me engachada com o que eu faço e continuar a vida com vontade - sempre!
.
Para viver precisamos amar a vida e acordar cada dia com um pensamento:
Hoje eu vou estar feliz, aprender algo novo e aproveitar cada simples coisa que eu fizer.
.
Viver assim é um desafio que precisamos desafiar...
Sendo mais forte do que todas as coisas ruins que existem.
Fazendo tudo de forma diferente, sem pressa.
Usando nossos sentidos.
Sem esquecer dos sentimentos.

Para ser assim devemos viver a vida como realmente somos - com tudo que isso consiste...
Às vezes fraco e mais frequente fortes.
Às vezes lentamente e mais frequente com garra.
Às vezes como os outros e mais frequente como nós mesmos.
Claro que não é tão fácil assim como consta.

Mas se falta doçura na vida, temos que adocicá-la.
Devemos encontrar nossa alegria de vida.
Devemos viver a vida como se ela nunca voltasse...
É assim a vida na realidade: ela nao volta mais, não é mesmos?

Temos apenas uma vida, um segundo..
Ninguém tem a vida inteira ou várias vidas que quiser ter.
Nem todos os segundos que parece termos, às vezes. Não vivemos eternamente.
Eu vivo agora, EXATAMENTE AGORA estou vivendo.
.
E agora eu escolhi escrever sobre a vida.
Escolhi aprender com o que estou fazendo - a vida é isso também: aprender e ensinar tudo que acontece com todos que dividem a vida comigo.
.
Eu sou agora o que estou fazendo agora - o que eu fiz antes e o que farei depois.
Sou eu quem decido!
E eu decidir encontrar minha alegria de vida agora...

por Mélica.
***
Texto que escrevi em sueco - dissertação sobre o tema "Viva aVida".

Fonte da juventude


"Leva um longo tempo para a gente se tornar jovem."
(Pablo Picasso)

Tema do dia: Jovialidade

Cinqüentões vivem hoje 'como jovens viviam há 50 anos', diz estudo.

Por causa de profundas tranformações no seu estilo de vida, os que tem mais de 50 anos se comportam hoje como os jovens que tinham 25 anos há meio século atrás, um estudo revela. (...)
.
Segundo especialistas, a mudança no comportamento dos com mais de 50 se deve à uma mudança na forma de encarar a vida. "Hoje, 50 (anos) está mais perto do meio da nossa vida do que do fim", disse O psicólogo Martin Lloyd-Elliott, que prestou consultoria aos pesquisadores.

Compras, atividades sociais, esportes e viagens tomaram o lugar das tarefas domésticas entre os cinqüentões, diz o estudo, encomendado pela organização beneficente britânica Help the Aged e realizado pelo instituto de pesquisas Future Foundation.

Lloyd-Elliott disse que apesar de nossa sociedade dar muito mais atenção à cultura jovem, mudanças mais radicais e transformadoras vêm acontecendo entre os maiores de 50. Fatores econômicos também influenciam a transformação: os maiores de 50 têm hoje uma poupança três vezes maior do que seus equivalentes em 1957. Como resultado, eles têm mais dinheiro para gastar. Tiram férias 8 ou 9 vezes por ano em comparação com apenas 1 ou 2 vezes em 1957.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070501_cinquentoes_estilodevida_mv.shtml

Variedade...a alma do prazer


"Primeiro fazemos nossos hábitos, e então nossos hábitos nos fazem."
(John Dryden)

Tema do dia: Hábito

Se há um hábito gostoso e prazeroso, este hábito é o da leitura. Seja gibi, contos de fadas, jornais, horóscopo, bula de remédio, revistas ou livros, dos mais atuais estão os blogs. E entre as minhas leituras de blogs, estão alguns blogs com os mais variados temas. Creio que até alguns dos blogueiros tenham dificuldade de definir o tipo de seus blogs.

Convidada pela simpática Poliane, que escreve o blog Rumorejo (também adorooooo lê-lo!) a participar de mais um MEME. Desta vez o tema é OS 5 BLOGS QUE LEIO. É difícil escolher entre (quase) 10 que visito (quase) diariamente - estes da minha lista "Blogs dos Visitantes" (coluna à direita). Escolhi os seguintes blogs:
.
1. Meu ouvido não é penico - Chawca.
2. Plastic Surprise - Karla Nazareth.
3. Devaneios & Desabafos - Renata.
4. Palavras - Patty.
5. *pRiLiLiFoBia*- Dän.
.
São blogs que indico como ótimas leituras, ou seja, gostosos e prazeros de ler. Adoro visitá-los e, quando eles me visitam, seeeeempre deixam-me comentários carinhosos e/ou bem coerentes que completam a idéia dos posts. Confesso que todos esses blogs e os outros que não citei, mas que visito, são ótimas inspirações pra mim!!;)
.
Agradeço o convite da Poliane (Rumorejo) e agora então, convido os 5 blogs citados a continuar o MEME. Gostaria de saber de cada um, quais os blogs que vocês costumam ler também. Creio que esta seja uma ótima idéia para conhecer novos blogs, já que somos minoria (apenas 2%), em Língua Portuguesa!!;)
Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.