Período "traumático"


"Pequenas coisas só afetam as mentes pequenas."
(Benjamin Disraeli)

Tema do dia: Celebridade

Palavras de Oscar Wilde: "A única coisa necessária é o supérfluo."
Isto justifica, então, que notícia é aquela que vende jornal ou dá audiência, como vemos nos jornais e noticiário de hoje em dia - porque são notícias que atraem a "necessidade do povo". Será mesmo que o supérfluo é a única coisa "necessária"? Será isto culto a beleza? poder da mídia? inversão nos valores da sociedade?? Ou uma compreensível curiosidade humana??? Necessária ou não, eis que chegamos ao limite... Leia:

Apresentadora nos EUA rasga script
em protesto contra Paris Hilton

Uma apresentadora de noticiário nos EUA, Mika Brzezinski, tentou queimar seu roteiro ao vivo na televisão em um protesto por ter sido obrigada a iniciar seu boletim com notícia sobre a socialite Paris Hilton.
- "Eu odeio isto e eu não acho que deveria ser nossa principal notícia", disse ela, antes de rasgar o roteiro e tentar atear fogo a ele. "Eu simplesmente não acredito na cobertura deste evento, pelo menos não como principal notícia no programa, quando nós temos um dia como hoje", afirmou.

*********************************************************
Hilton qualificou seu período na prisão como "traumático"

Hilton, de 26 anos, disse no programa de entrevistas Larry King Live na emissora de televisão CNN que queria ajudar ex-presidiários, trabalhar para organizações beneficentes e que ir a festas não será mais a principal coisa de sua vida.

E não é que nesta entrevista ela garante que aproveitou o momento para ler a Bíblia, conhecer-se melhor e escrever seus pensamentos!!!



Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/06/070629_hiltonscript.shtml
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Os grandes erros da vida


"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."
(Roger Crawford)

Tema do dia: Erros

"Esperar que todos se ajustem à nossa idéia do bem e do mal.
Medir a alegria dos outros pela nossa.
Esperar uniformidade de opiniões neste mundo.
Procurar moldar todas as disposições por uma só forma.
Não transigir nas pequenas coisas.
Considerar perfeitos nossos próprios atos.
Afligirmos e afligir os outros com aquilo que não tem remédio.
Não esquecer, podendo, aqueles que necessitam ser esquecidos.
Não ser indulgente com as fraquezas alheias.
Considerar impossível alguma coisa que não podemos fazer.
Crer somente o que nossa inteligência pode compreender.
Viver como se nossos dias não tivessem fim.
Estimar alguém só por sua aparência sem saber que
o que está dentro do homem é que faz o homem."

(Autor desconhecido)
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

O que dá sentido à vida


"O melhor que podemos fazer de nossa vida é empregá-la em alguma coisa mais duradoura que a própria vida."
(William James)

Tema do dia: Sentido de Vida

"Não sei... se a vida é curta... ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo: é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira e pura... enquanto durar. "
(Cora Coralina )


********************************************
Foi ao ter sua poesia conhecida por Carlos Drummond de Andrade que Ana, já conhecida pelo pseudônimo de Cora Coralina, passou a ser admirada por todo o Brasil. Seu primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás, foi publicado pela Editora José Olympio em 1965, quando a poetisa já contabilizava 75 anos. Reúne os poemas que consagraram o estilo da autora e a transformaram em uma das maiores poetisas de Língua Portuguesa do século XX.

Procurando pela paz


"As pessoas gastam uma vida inteira buscando pela felicidade; procurando pela paz. Elas perseguem sonhos vãos, vícios, religiões, e até mesmo outras pessoas, na esperança de preencherem o vazio que as atormenta. A ironia é que o único lugar onde elas precisavam procurar era sempre dentro de si mesmas."
(Ramona L. Anderson)

Tema do dia: Drogas x Violência
.
Uma das coisas me impressionou em Tel-Aviv foi a segurança. Andar pelas ruas é tão (ou mais) seguro do que muitas cidades européias. Conversando sobre esse assunto com meu amigo israelita, ele disse que "o tipo de violência que se poderia ver nas ruas" é causada por jovens bêbados. Hoje lendo a (primeira) notícia abaixo entendo o porquê da campanha:

1. Israel usa imagem de homem-bomba em campanha antidrogas
Imagem é do comitê contra o abuso juvenil de álcool e drogas de Israel. Ela foi publicada em todo o país nesta semana. O cartaz da campanha contra as drogas de Israel mostra um jovem vestido como homem-bomba, mas com álcool e drogas no lugar dos explosivos. O texto diz:

“Sou Omer, 16, de Raanana. Hoje eu deixei minha casa, deixei meus pais, meus irmãos. Vou beber álcool e me drogar em Tel Aviv. Mamãe, não chore. Estou a caminho do Paraíso.”

Enquanto no Brasil...

2. Consumo de drogas no Brasil aumentou, diz ONU - Proporção de brasileiros que usam maconha foi a que mais cresceu. E o país se consolidou como centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana. O consumo de drogas aumentou no Brasil nos últimos anos, na contramão da tendência mundial de estabilidade.
..
3. O brasileiro considera que a violência e a criminalidade estão fora de controle no país. Foi o que responderam 76,1% dos entrevistados ouvidos pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Instituto Sensus em pesquisa realizada entre os dias 18 e 22 de junho. Assaltos, em casa ou na rua, e o tráfico de drogas são as principais ameaças para 38,4% e 31,7% dos entrevistados, respectivamente. Estupro (9%) e sequestro (7%) vêm em seguida.

Fonte das notícias: Portal G1


Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Premissas curtas e uma conclusão


"O que convence é a convicção. Acredite no argumento que você está lançando. Se você não acreditar, você está perdido. A outra pessoa sentirá que está faltando alguma coisa, e nenhum encadeamento racional, não importando quão lógico, elegante, ou brilhante seja, irá ganhar o caso para você." (Lyndon B. Johnson)

Tema do dia: Argumento

"Como se dá esse processo de escolha? (Ou, em outras palavras, "por que outro postulante foi escolhido e não eu, que sei postular muito melhor?") A resposta é uma simples palavrinha: "argumento". A grande maioria das pessoas não é escolhida porque seus argumentos não conseguem sensibilizar o responsável pela decisão final.

A estrutura de um argumento é lógica: duas ou mais premissas curtas e uma conclusão. A conclusão é a parte mais fácil: "Portanto, eu sou o candidato ideal". O problema está nas premissas. Os candidatos criam premissas em que eles sinceramente acreditam, mas que na visão do selecionador se mostram ineficazes para sustentar a conclusão.(...)

Selecionadores só escutam 3 premissas:
1. O que você já fez de prático e mensurável?
2. O que você sabe sobre nossa empresa?
3. Qual a contribuição imediata que você pode trazer?

A chama "currículo". A pode ser conseguida na internet ou com exfuncionários (e essa preparação é vital). E a é a junção inteligente das duas primeiras, traduzida em fatos e números. Conclusão: Você é o candidato ideal."

Escrito por Max Gehringer publicados na Revista VoceSA: http://www.ucg.br/site_docente/adm/francisco_jose/pdf/liderancaechefia/pdf/ArtigosdeMaxGehringer.pdf


Vídeo: Emprego de A a Z: a temível entrevista de seleção

"As pessoas geralmente brigam
porque não conseguem argumentar."
(Gilbert K. Chesterton)

Minha verdade aqui


"Um músico precisa fazer música, um artista precisa pintar, um poeta precisa escrever, para ele estar completamente em paz consigo mesmo. O que um homem pode ser, ele deve ser."
(Abraham H. Maslow)

Tema do dia: Música

Há músicas que nos faz lembrar pessoas, lugares, momentos.. que nos faz dançar, chorar, recordar, reviver... Uma música que traduz bem em melodia o sentimento que sinto hoje em dia é também uma das minhas músicas sueca favorita, chama-se "Regn i Rio" (que tentei traduzir para que vocês entendam a letra de "Chuva no Rio") com a cantora sueca Lisa Nilsson, no álbum "Hotel Vermont 609", lançado em 2006 com algumas músicas brasileiras cantadas em sueco.

"Regn i Rio" - "Chuva no Rio"

"Três meses e alguns dias/ agora restam só 5 semanas/ logo a viagem terminará/ como todas as outras viagens / Eu irei voltar novamente/ para um lugar onde é dito ser meu lar/ lá está meu nome na porta/ mas (será que) está (lá) ainda? /
//Está chovendo no Rio/ pelas calçadas de pedras brancas/ por Ipanema,/ Copacabana, leva-me para casa//
Ninguém sabe mais quem eu sou,/ mas eu encontrei minha verdade aqui/ Tantas coisas se passaram... /tantos certos e tão pouco errado/ Mas eu voltarei novamente/ para o lugar onde é dito ser meu lar,/ o que há na frente da porta,/ o que há ainda?/
//Está chovendo no Rio...// Deixe chover por toda noite/ e arrastar/ tudo que não sou "eu" / que só os outros querem ("que eu seja").//

********************************
Para assistir ao vídeo:


Para saber mais da cantora: http://www.lisanilsson.se/
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Prêmio Blog com Tomate


"Sucesso é o prêmio para aqueles que se mantêm fiéis às suas idéias!"
(Josh S. Hinds)
.
Tema do dia: Prêmio
.
Recentemente fui premiada pelo Chawca (do Meu ouvido não é penico ) e pelo Ronald (do BLOG DO RONALD ) ao Prêmio Blog com Tomate - do qual os nomeados são os considerados blogs "que lutam pelos direitos fundamentais do ser humano".
Adorei e agradeço muito pela indicação do prêmio; fico bastante feliz, pois sempre é bom ser lembrada - ainda mais por ser um prêmio!!;)
.
Aqui está minha lista de indicações, entre tantos que poderia indicar, estão as queridas:
1. DD - Devaneios e Desabafos - Renata.
2. Palavras - Patty.
3. *pRiLiLiFoBia* - Dän.
4. Zanatorio - Zana.
5. Vanluchi - Van.

Agora é a vez de vocês continuarem nomeando (+ 5 blogs) e seguir o MEME, ok?

Chawca e Ronald, mais uma vez, obrigada pelo carinho!!!;)

OBS!! Vale lembrar uma regra do prêmio: ao ser indicado (e após postar no seu blog), deve-se deixar seu nome e o post com as 5 indicações no Blog com Tomates --> clique aqui: http://blogcomtomates.blogspot.com, para que o post seja também publicado lá.

Reduza, reutilize, recicle


"Nós temos 3 R’s dos quais nós iremos falar sobre eles hoje - Preparem para aprender - Reduza, reutilize, recicle" ("The 3 R's" - Jack Johnson)
.
Tema do dia: Reciclagem
.
Li em alguns blogs um Meme Ecológico, iniciado pelo blog Faça a Sua Parte, no qual deve-se postar 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida para melhorar a situação ambiental do planeta Terra. Minhas 3 atitudes são os dos 3 R´s , isto é, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A respeito disso li este post no blog London Talk da BBC Brasil, sobre esta ótima idéia de reclicagem.
Creio que não apenas através de sites, mas também em nossos condomínios, na rua que moramos, no bairro, na comunidade, enfim... é uma ótima idéia para promover este tipo de reciclagem. Vale a pena conhecer e, quem sabe, inspirar-se na idéia!!;)

"Um site que dá, gratuita e diariamente, TVs, bicicletas, móveis, livros, instrumentos musicais e uma infinidade de coisas. Parece mentira, mas não é.
Trata-se do freecycle, um fórum de internet onde milhares de pessoas anunciam coisas que não querem mais em casa, mas não querem se dar ao trabalho de vender e acreditam que seria um desperdício se elas terminassem no lixo. Os interessados só têm o trabalho de entrar em contato, checar se o item ainda está disponível e ir buscá-lo. A iniciativa surgiu nos EUA como uma maneira de estimular a reciclagem e diminuir o lixo nos depósitos. Deu certo e foi exportada. Hoje vários países já contam com suas versões, inclusive o Brasil. O freecylcle também começa a decolar em São Paulo, embora ainda conte somente com pouco mais de 150 integrantes. (...)"
.
.
******************************
Ouvindo...

09 The 3 R's.mp3

The 3 R's - Jack Johnson

Um olhar curioso

Viajar, por si só, já é mágico - pois é sempre bom ampliar o nosso horizonte e ver a vida com outros olhos.. perceber que há tantas outras mil possibilidades de viver a vida. E enfim aprender que há mil outros motivos que justifique nossa necessidade de viver.

Para mim, esta viagem em especial, foi bem além... pois aprendir e vi o quanto somos iguais, o quanto somos mais um e especiais.. o quanto estamos perdidos, o quanto somos pequenos, o quanto somos estranhos e semelhantes.

Vivenciei cada momento com um olhar curioso, assim como quem quer viver tem que ter! Encantei-me com as misturas de religiosos, espantei-me ao ver tantos Jesus por lá... ao ver jovens orando, rezando.. lendo a Bíblia, Alcorão, as Palavras de Deus, de seus deuses.. e percebi que assim como falamos línguas e temos costumes diferentes, acreditamos em deuses diferentes - que nos define, nos orienta e nos guia ao longo do nosso crescimento.

Agora guardo comigo toda esta incrível vivência. E o que restou é uma vontade de ficar lá, de voltar pra lá... Estou sentido uma saudade estranha como um sentimento sagrado que só se sente em terras santas!!!

Feliz com o que se está fazendo


"Criar filho é como jogar videogame: a fase seguinte é sempre mais difícil."

(Silvio A. D. da Silva)

Tema do dia: Filhos

O quanto é importante ser um(a) boma(a) filho(a) para ser um bom pai (ou mãe)! Os pais são fundamentais para a formação do caráter, da personalidade e do futuro dos filhos. Antes de pensar em ter filhos, temos que avaliar a educação que tivemos, reconhecer "o certo ou errado" e compreender que não há diferenças... mesmo sendo pai/mãe, continuaremos sendo filho(a) e seremos o reflexo da educação que tivemos e daremos.

**************************
Leia uma entrevista com o escritor e psiquiatra Dr. Içami Tiba com dicas sobre Como Educar os filhos: http://www1.uol.com.br/vyaestelar/vya_estela111.htm
.

"Os pais podem dar alegria, conforto, satisfação e roupas da moda para os filhos, mas não podem lhes dar felicidade. O que os pais podem fazer é alimentar a auto-estima dos filhos que é a base da felicidade. Felicidade não é fazer tudo que se tem vontade, mas ficar feliz com o que se está fazendo."
(Içami Tiba)
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Cidade Santa


Judeus ultraortodoxos iniciaram durante a madrugada as manifestações contra a Parada Gay, programada para acontecer nesta quinta-feira (21) em Jerusalém. Em razão dos violentos protestos ocorridos em anos anteriores, o percurso do evento foi reduzido para apenas 500 metros. Nesta quarta-feira, a Suprema Corte de Israel rejeitou as apelações de grupos conservadores que queriam cancelar o evento homossexual por acreditarem que a parada seja uma ofensa à tradição da terra santa. O policiamento nas ruas da cidade foi reforçado para reprimir protestos violentos. Ultraortodoxos acreditam que o homossexualismo seja uma "abominação". (Foto: Reuters)
.
.
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Em Jerusalém...


As ruínas do muro ocidental do Segundo Templo de Jerusalém, de cerca de 200 A.C., destruído pelos romanos em 70 D.C.

Conhecido como Muro das Lamentações porque para este local sagrado vêm judeus, em peregrinações, oferecer preces de lamentação pela destruição do templo, e de esperança pela reconstrução do mesmo.

Os cânticos e preces soam como lamentações. Os judeus acreditam que a "presença divina nunca abandona o Muro".

O muro, da face oeste do templo, tem 48 m de comprimento e 18 de altura e também faz parte do que é atualmente o muro ao redor do Domo da Rocha e da Mesquita de Al Aqsa.

Este local também é sagrado para os muçulmanos e, há séculos, tem sido fonte de conflitos entre árabes e judeus.



Fonte: http://monumentos.vilabol.uol.com.br/murodaslamentacoes.html


Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar minha viagem à Israel, aqui no Blog da Mélica !

De volta a terra santa


Que experiência... não sei nem descrever o quanto Jerusalém é um lugar incrível!!!
.
Fomos pela parte da tarde, pois antes uma parada na praia de Tel Aviv pra relaxar... A cidade de Jerusalém é maior do que eu imaginava.. todos os prédios com a mesma fachada bege, que dá um visual bonito - seja supermercado, hotel.. enfim, tudo no mesmo estilo. Quando chegamos, fomos direto ao muro das lamentacões - escrevi 3 mensagens de agradecimento, pedido e perdão a Deus! Lá as mulheres ficam no lado direto do Muro - separados dos homens. O muro é enorme, mas segundo contam, é apenas uma pequena parte do que restou após anos e anos de construcão.

Próximo ao muro, é possiível ver judeus ortodoxos, mulculmanos, freiras, franciscanos, pessoas comuns e algumas outras incomuns!!!!:) É uma sensacão diferente de ver tantas religiões em um mesmo lugar.. rezando e chamando Deus de diferentes nomes.. com diferentes costumes e crencas em diferentes histórias religiosas. Fomos passear pelo mercado, onde na maioria se vende souvinier, até chegar aos lugares histórios, logo mais posto as fotos e conto mais sobre outras experiências que tive em Jerusalém!!
.
Obrigada a todos por acompanhar minha viagem à Israel, aqui no Blog da Mélica !

Quantas vezes partimos


Reflexão do dia:
"Quantas vezes não pronunciamos no momento oportuno as palavras que gostaríamos de dizer, pelo medo de parecermos ridículos e imaturo...
Quantas vezes ficamos porque tivemos medo de partir...
Quantas vezes partimos porque tivemos medo de ficar...
Quantas vezes dizemos baixinho o que na realidade gostaríamos de gritar..."

Pensando na vida


Reflexão do dia:

Viver é seguir uma viagem em um caminho desconhecido;
Ao seguir seu caminho, encontre o equíbrio do dia, da hora, do momento, de cada segundo...
Há sinais por toda a estrada para seguirmos aquilo que queremos, que acreditamos...
Ao acordar, ao encarar a vida, ao ver as questões do seu dia, pense nos sinais.
Há sinais que nos guiam para dois lados: o lado bom e o ruim. O certo e o errado. O sim e o não. A solução e a dúvida.
Os sinais do caminho esquerdo é o da "?"
- das questões, da dúvida, daquilo que não sabemos.
Os sinais do caminho direito é o do "!"
- da exclamação, do encanto, daquilo que sabemos.
by Mélica

Construir um futuro


Reflexão do dia:

"Colhemos aquilo que plantamos. Somos escravos do ontem, mas somos donos de nosso amanhã.
Se construir um presente doloroso, fique alerta para construir um futuro alegre, saudável, no qual possa colher os frutos do amor e da felicidade sem limites."
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Israel no período romano


Estive no parque arqueológico de Caesarea Maritima, uma localidade moderna em Israel localizada na metado do caminho entre as cidades Tel Aviv e Haifa, ao longo da costa do mediterrâneo de Israel. É uma cidade moderna do qual é ministrada poruma organizacão privada (The Caesarea Development Corporation).

Cesareia Marítima, também chamada Cesareia Palestina, uma cidade construída por Herodes, o Grande cerca de 25 - 13 a.C., situa-se na costa mediterrânica de Israel, a cerca de meio caminho entre Tel aviv e Haifa, num local anteriormente chamado Pyrgos Stratonos ("Strato" ou "Torre de Straton", em Latim Turris Stratonis).

Esta cidade que já foi a capital portuária de Israel no período romano, hoje além de ter uma parque nacional de arquelogia, angloba uma cidade moderna e próspera na região litorânea de Israel.

A Cesareia moderna é sem dúvida alguma uma das cidades com maior poder aquisitivo no estado moderno de Israel. Na cidade além do parque arqueologico podem ser encontrados o aqueduto romano, museus, galerias de arte, clubes e hotéis modernos.
.
.
Obrigada a todos por acompanhar minha viagem à Israel, aqui no Blog da Mélica !

Ter as respostas


Reflexão do dia:
"O segredo de viver bem não é ter todas as respostas, mas perseguir, em boa companhia, as questões que não podem ser respondidas."
.
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

A terra prometida

"A verdadeira religião é a vida que levamos, não o credo que professamos." (Louis Nizer)
.
Encontrei um artigo muito bom sobre a história de Israel, os conflitos religiosos e, de certa forma, nossa história, aqui está o início - vale a pena ler na íntegra (link abaixo):


"O moderno estado de Israel está situado em um território que já foi conquistado por muitos povos: assírios, babilônios, persas, gregos, romanos, árabes muçulmanos e turcos otomanos. O país, localizado na costa oriental do Mar Mediterrâneo, é conhecido como a Terra Santa. Para os judeus, a terra é santa porque lhes foi prometida por Deus; para os cristãos, porque Jesus, sendo judeu, nasceu e viveu lá; para os muçulmanos, porque Jerusalém é o local da subida do profeta Maomé aos Céus. Em 1948, o estado de Israel foi estabelecido e, desde então, esteve envolvido em guerras e conflitos com seus vizinhos árabes. (...)"


.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Nós podemos fazê-lo!


Reflexão do dia:
.
"Não espere que os outros construam pra você, planeje e faça! Você é responsável pelos próprios sonhos e pela realização destes. Com um pouco de imaginação e um muito de boa vontade podemos reconstruir sozinhos a casa que vamos morar e o futuro que nos oferecemos."

Como Adão e Eva... no paraíso


"...ainda que eu falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria..." (Paulo, Bíblia - Coríntios I,13)

Hoje, no Brasil, é o Dia dos Namorados. Lendo o Guia dos Curiosos, diz:

"O primeiro casal da história - e talvez um dos mais famosos - era formado por Adão e Eva. Na teologia católica romana, Adão violou sua inocência quando teve relações sexuais com Eva. O casal foi expulso do paraíso depois de comer a maçã da árvore do conhecimento. O "pecado original" cometido pelo casal é transmitido de geração para geração."

Conversando com meu amigo israelita, ele me disse que no calendário judaico (ou hebraico), os anos são contados desde dos tempos de Adão e Eva, ou seja, ao invés de contar a partir do nascimento de Jesus Cristo (como nós cristãos e/ou ocidentais), no entanto estamos no ano de 2007 - os judeus contam este ano sendo o de 5767, pois para os judeus Jesus não é considerado um profeta, messias ou o Cristo, filho de Deus.

Veja o calendário aqui: http://www.allclick.com.br/JewCal/

______________________________
O calendário hebraico é um calendário do tipo lunar baseado nos ciclos da Lua, composto alternadamente por 12 ou 13 meses de período igual ao de uma lunação, de forma a que o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de lua nova. Nos tempos bíblicos a determinação dos tempos era realizada pela observação direta de testemunhas designadas para este fim, método seguido pelos Caraítas até os dias de hoje, os quais determinam o primeiro mês do ano como Abib.

.
Obrigada a todos por acompanhar minha viagem à Israel, aqui no Blog da Mélica !

Você sabia???

Síndrome de Jerusalém

"Faz anos que psiquiatras e psicólogos começaram a estudar um bizarro fenômeno comportamental que ficou conhecido como a Síndrome de Jerusalém.
Passados poucos dias de visita à chamada Terra Santa, alguns turistas e peregrinos subitamente começam a imaginar que são reencarnações de personagens bíblicos, chegando ao ponto de se vestirem com as roupas de cama dos hotéis para ficarem melhor caracterizados. Outros saem pelas ruas declamando os Salmos aos berros ou tentando pregar dogmas aos transeuntes."

Fonte: http://www.fenomeno.matrix.com.br/fenomeno_rapidinhas_1_271299.htm
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Mar Morto


A alta salinidade do Mar Morto permite a flutuação de um turista.
.
.
O Mar Morto (superfície de aprox. 1050 km2, comprimento máx. de 80 km e a uma largura de máx. de 18 km) é um lago de água salgada do Oriente Médio, alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia.
.
Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa da exploração excessiva de seu afluente, única fonte de água doce da região, para além da natural evaporação das suas águas. Contudo, os especialistas, são de opinião que, dentro de alguns anos, esta perda tenderá a estabilizar (...)
.
O Mar Morto tem esse nome devido ao fato de a quantidade de sal que contém ser 6 vezes superior à dos restantes oceanos, o que torna impossível qualquer forma de vida – flora ou fauna - nas suas águas.
.
Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só se encontram nesta região do mundo.
.
Em termos de concentração e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos, em que o valor de gramas de sal, por cem mililitros de água, não passa de três gramas, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 gramas de sal por 100 mililitros de água, ou seja, dez vezes superior.
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Faça algo que te deixe feliz


"A cada dia faça algo que te deixe feliz."
(Maria Tereza Maldonado)
.
E hoje de manhãzinha fiz algo assim.. que me deixa feliz - conhecer lugares novos, dessa vez: Mar Morto e Masada.. Que incriiiiiivel!!!! Que delicia de lugar!!!
.
O banho no mar morto foi demais... eu me sentir uma criança brincando de boiar!:) A vista desde da estrada é linda... depois de tomar um banho no mar completamente salgado - de arder os olhos - e me sentir leve como se estivesse flutuando numa nuvem, compramos uma bolsa com a lama de minerais e passamos em todo o corpo... ficamos completamente coberto por uma lama preta até endurecer no corpo... que experiencia!!:)

Logo depois de lá, fomos conhecer o forte onde os judeus se esconderam na época do Império Romano. Só fiquei imaginando no quanto deve ter sido difícil para eles construir tudo aquilo!!! Valeu demais a visita.... :) Antes de terminar.. conversando com uma israelita, cheguei a conclusão de que as pessoas que dividimos nossas vidas são os grandes alicerces para uma vida feliz. É fundamental estarmos em volta de pessoas com bom astral, que nos faz aprender algo e sentirmos bem. Pensem nisso!!!

_________
Saiba mais sobre Massada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Massada
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

O estilo e modo de ser


"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude." (Henry W. Longfellow)

Depois de falar da comida, dos lugares, das praias, da similaridade com o nosso país - claro, sem comparar com a criminalidade e a pobreza, pois nesses assuntos, o Brasil tem muito o que aprender com Israel - mas falando agora no povo -- o que eu diria???
Bom, aqui tudo é possível.. as pessoas têm um estilo próprio - por esse lado, eles são bem europeus - e por outro lado, o modo de ser das pessoas são bem "abrasileirado"!:)
.
Ao visitar os amigos do meu amigo israelita, percebi no quanto as pessoas gostam de oferecer - é como se oferecer um café, uma refeição, uma bebida.. por exemplo, fosse como... reunir as pessoas para conversar, conhecer melhor o que a outra pessoa tem pra nos mostrar.. Conhecer as pessoas é também viajar na cultura do lugar..
.
Observar isso nas pessoas aqui, fez-me lembrar dessa frase:
"Crie seu próprio estilo visual... deixe-o ser único para você e, contudo, identificável para os outros." (Orson Welles)
.
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

O gosto de israel


"Eu tenho os gostos mais simples. Eu estou sempre satisfeita com o melhor." (Helen Keller)

Outra coisa que gosto muito quando viajo é visitar restaurantes!
.
É incrível o quanto a culinária diz sobre a cultura, o gosto e estilo do povo. Aqui, segundo meu amigo israelita, há digamos uma espécie de "competição" - onde está localizada a melhor culinária, com os melhores restaurantes do mundo... Gosto do gosto da comida daqui.. bem diferente e ao mesmo tempo temperoso e gostoso como a nossa comida...

Post to be continued....
("A ser continuado")
____________________
Falafel é o nome da comida nacional de Israel. São bolinhos de grão-de-bico fritos, consumidos em pão sírio com homus (pasta de grão de bico), tahine (pasta de gergelim) e salada. Falafel é comida comum em outros paises no Oriente Médio.
.
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Continuando a viagem..


Tel Aviv é demaaaais!!!!
Agora estou me situando melhor - peguei um mapa da cidade para conhecer melhor a cidade, pois como o sol nasce e se põe opostamente as praias do Brasil e que costumo visitar, então estava me sentindo um pouco perdida para me orientar!
.
Como sabem, compramos um bicicleta dobrável, então agora ficou ainda mais fácil de conhecer os lugares por aqui. A bicicleta dobrável custou uma média de 200 euros (1.000 shekel), embora tenho uma bicicleta elétrica, na Suécia, esta será legal para podermos levar nas futuras viagens!;)
.
Fomos então à Jaffa (foto ao lado - esta é a parte antiga da cidade de Tel Aviv), passando por todas as praias, até chegar ao Parque de Tel Aviv. A costa litoral daqui é linda... logo depois de ter pedalado uns 15km, fomos comer falafel!!!:P
.
Tudo de bom... Mais tarde adiciono ainda mais fotos para que todos possam acompanhar esta viagem que agora está em duas rodas!!!
_____________________
Jaffa, Jafa, Jafo ou Jope (hebraico Yafó, árabe Yafa) é uma cidade de Israel, vinculada ao município de Tel Aviv, famosa pelo porto antigo e pelo centro histórico, de qual o pofeta Jonas saiu para Társis de barco e foi engolido pelo peixe grande. O nome significa, em língua hebraica, "bela". As tradições dizem-nos que esse nome foi dado a essa cidade por causa do brilho do sol que refletia nos edifícios.
.

"Um Planeta Limpo"


"Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas, não há o suficiente para a cobiça humana." (Mahatma Gandhi)

Tema do dia: Planeta

Hoje uma parada para um assunto super sério: Aquecimento Global, partindo da iniciativa do Lino Resende para a Blogagem Coletiva de hoje (dia 5), cujo tema é "Um Planeta Limpo".
.
Vivemos neste planeta como se ao morrer o planeta fosse morrer juntos conosco. Mas assim como qualquer outra espécie animal, nossa finalidade neste planeta é o de apenas nascer, crescer, evoluir e morrer. Logo, são nossos filhos, nossos netos, bisnetos etc que continuarão o clico da vida.
.
No entanto, os seres humanos (ditos como "racionais, bem-evoluído e inteligente") têm usado o planeta com a finalidade de satisfazer e prazer de uma forma egoísta, irresponsável e inconsequente que, hoje em dia e no futuro próximo, todos irão sofrer por seus maus atos e hábitos.
.
Quantos tsunamis, ciclones, tempestades, 40 graus, derretimentos de gelos e etc precisamos passar para acordarmos e enterdermos que cada mínima atitude, como evitar a poluir o ar, mares, consumo excessivo, entre tantas outras alternativas para uma vida saudável, é fundamental para salvarmos o nosso planeta?!?

Alcancemos o mesmo objetivo


"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?"
(Mahatma Gandhi)

Continuando o dia de ontem, fomos a noite ao cinema assistimos Half Proof, o novo filme de Tarantino, pois conheci um casal israelita do meu amigo também israelita, tomamos um café com um bolo típico daqui bem gostoso.. e fomos à noite a praia, tomei um chá de ervas (pois estou com minha garganta inflamada, ainda por causa do resfriado + vôo).

Já pela manhã de hoje tomei o dia para relaxar, acordei mais tarde porque desde que cheguei não tenho dormido direito.. não estava dando tempo nem para isso! Fomos ao supermercado, adoro visitar os mercados em outros lugares para saber que tipo de comida e produtos são vendidos - adoro ver as embalagens também!

Apesar de não se ver assaltos aqui, nas entradas das grandes lojas, como também nos shopping centers, as pessoas têm que abrir as bolsas, passar por um detector (de mão) de metal. Logo depois, passamos em uma lanchonete típica daqui para comer falafel (que eu adoooooro!) em pão pita com humos. Um delícia!!!

Logo depois fomos em lojas de bicicleta para pesquisar precos de bicicletas dobráveis - sou apaixonada por bicicleta e desse modelo ainda não tinha provado, aqui eu já vi várias pelas ruas, então seria um bom meio de transporte e depois posso levá-la comigo para casa!;)

À noite fomos ver o pôr-do-sol na praia.. que por sinal é encantador!!! Bom.. logo mais volto aqui no meu diário e postarei mais fotos!;)

Fotos de Tel Aviv

Tel Aviv


Genteeee!

Estou surpresa com o que vejo aqui... ainda estou apenas visitando os lugares em Tel Aviv. Não sei nem como descrever com tanta clareza os lugares, as pessoas, a cultura... Eu poderia resumir dizendo que em certos lugares da cidade: alguns prédios, o sistema (louco) do trânsito, o estilo da praia, por exemplo, säo bem parecidos ao de certas cidades brasileiras, como o Rio ou Recife - de onde eu sou. Mas por outro lado, tem outras areas suuuper modernas, com prédios e construções gigantesca.. ruas largas, muitas muitas lojas (grandes e pequenas!), empresariais, hotéis etc.

O legal também é andar pelas ruas, pois são bem seguras - não há assaltos - como nas grandes cidades (mesmo européias). Em relação a temperatura não está tão quente - por volta de 27ºC! Como estou muito branquinha (devido ao meu "bronzeado sueco"!) não estou abusando do sol. Fomos ontem à praia, como era sábado (aqui a sexta e sábado são o feriado do fim de semana), a praia estava lotada... As pessoas sentam em cadeiras ou toalhas, jogam frescobol(que é uma mania por aqui!) ou vôlei, levam xadrez ou qualquer outro tipo de jogos. As crianças brincam de fazer castelos, piscininha de areia.. há áreas com pessoas mais jovens, outras areas mais familiar...

Certos locais em Israel é bem semelhante ao Brasil... creio eu! E isto foi o que mais me surpreendi, porque depois de visitar Portugal ou a Espanha - que mesmo sendo países latinos do qual fomos bem influenciados, quando colônia... creio que em relação a "cultura do cotidiano" das pessoas, aqui em Tel Aviv, seja bem mais parecido com o nosso. E isto de certa forma me fez sentir bem... Digamos... "em casa"!:)

Budapeste


Estas foram as fotos do primeiro dia da viagem...

Uma parada em Budapeste, na Hungria.

Achei a cidade linda, bem parecido com Paris.. no centro tem vários cafés/restaurante, a arquitetura dos prédios sao alguns bem antigos e outros bem modernos.. fiquei encantada com a cidade. Nao espera ser tão bela!!

Está sendo difícil para mim encontrar um tempinho para teclar, mas farei isso hoje à noite.. postarei as primeiras fotos de Israel e contarei minha impressao da cidade..

Para resumir, diria que Tel Aviv poderia ser o Brasil em 10 ou 20 anos! Estamos quase lá... aqui ainda há uma grande diferenca entre o antigo e o moderno, alguns prédios são enormes, arquitetura super moderna, no entanto outros ainda bem antigos.. muitos em estilo Bauhaus.

Estou encantada com a similaridade com o Brasil!!! No entato, apesar da ma impressão que temos através da televisão, aqui não é perigoso (não se ver assaltos ou roubos nas ruas), o trânsito é bem similar ao das grandes cidades brasileiras... as praias parecem com Copacabana, Ipanema... O povo bem jovem e simpático, bonitos e bem vestidos... quase não vemos pobreza, apesar de alguns lugares serem sujos, outros ainda em construcão.

Incrível... sinceramente, me surpreendi com este lugar!!:)

Obs: o teclado está sem o cedilha!!

Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Encontrando a beleza

"Apesar de viajarmos o mundo para encontrar a beleza, devemos carregá-la conosco ou nós não a encontraremos."(Ralph Waldo Emerson)

Budapeste (Budapest em húngaro) é a capital e a maior cidade da Hungria, e a sexta maior da União Européia. Localiza-se nas margens do Danúbio e tem cerca de 1,8 milhão de habitantes.

Budapeste tem 9 pontes, sendo a mais conhecida a Széchenyi Lánchíd. Os edifícios mais característicos e importantes são o Castelo de Buda (Budai Vár), o Parlamento (Országház) e o Teatro Nacional, divulgados nos mais conhecidos cartões-postais da cidade, que tem, como o turismo, uma fonte de rendimento de crescente importância.

Os distritos de Budapeste são numerados no sentido horário, em círculos concêntricos para fora, numa organização semelhante aos arrondissements parisienses. Cada distrito está associado a um bairro de Budapeste; seus nomes advêm das antigas vilas incorporadas à cidade. Os distritos em vermelho estão em Buda, os em azul estão em Peste e o em amarelo é uma ilha no Danúbio.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Budapeste

Veja + imagens: Budapeste Images

Entre o caminho, Budapeste!


"A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la."

Oiii!
Acabei de chegar!!! Apesar de cansada, pois além de chegar as 3horas da madrugada daqui de Israel, peguei um resfriado ontem.. enfim, entre um vôo e outro, acabei conhecendo Budapeste! Não estava nos planos, mas como era muito tempo de espera (6 horas!), resolvemos conhecer o centro.. pegamos um ônibus (linha 200) e depois o metrô (linha M3), descemos 8 paradas depois!

A cidade é linda.. fiquei surpresa com o que vi, mais tarde posto as fotos aqui.. ok?;) Depois de mandar notícias pra todos.. agora é hora de descansar e recarregar as energias pra amanhã! Vejo vocês...
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !
Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.