Decisões constrói histórias


"Dar menos que seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu."
(Steve Prefontaine)

Tema do dia: Agir
.
Na revista Raça Brasil, edição 112, há uma matéria sobre auto-estima chamada "50 atitudes práticas para você sorrir para a vida e contagiar o mundo" *, escrita por Romário de Oliveira, vale a pena conferir:

1. É importante que você reconheça o seu verdadeiro valor e tenha, sempre, postura de vencedor.
2. Não comemore apenas o sucesso, mas aprenda as lições dos fracassos.
3. Seja otimista: acredite e aja como se fosse impossível fracassar.
4. Mostre para o espelho a sua beleza interior: SORRIA!
5. Dê o melhor de você em tudo. Procure fazer mais do que os outros esperam.
6. Fale com as pessoas sempre sorrindo. Não existe nada mais animador do que uma saudação acompanhada de um belo sorriso.
7. Tenha uma visão positiva do futuro. Acredite que o melhor ainda está por vir.
8. Coração do ser humano é sua medida: tenha o seu sempre generoso para ser feliz.
9. Fique atento: aproveite mais o dia de hoje para depender menos do amanhã.
10. Acredite que a partir de suas decisões você constrói sua história.

*Continuação das 50 atitudes:
http://racabrasil.uol.com.br/Edicoes/112/artigo55555-1.asp

*************************************
Uma outra matéria é a "PENSE POSITIVO, o atalho para conseguir tudo que você quer", da revista Boa Forma, escrita por Marjorie Umeda, que diz:

"E quando não se tem naturalmente essa habilidade? Eis aí o primeiro desafio que lançamos a você: adotar uma das diversas técnicas que estimulam o otimismo e acreditar que pode substituir idéias negativas por positivas. (...)
“É importante entender que aquilo que você pensa é apenas uma interpretação da realidade e não a verdade absoluta”, afirma José Roberto Leite, professor de medicina comportamental, também da Unifesp.
Por isso, pessoas otimistas e pessimistas podem ter a mesma rotina, mas enquanto uma percebe as coisas boas, a outra vai dar mais valor ao momento ruim – e quanto mais você reclama, mais fica paralisada diante do que é ruim, em vez de se movimentar para transformar o que está incomodando."
.
Fonte:

Para sentir-se bem


"Felicidade é uma boa saúde e uma má memória." (Ingrid Bergman)
.
.
Tema do dia: alongamento

"Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão. (...) Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazê-los quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais."

*********************************************
Dicas com imagens de exercícios de alongamento, Shiatsu etc:
Dicas de CD para ouvir durante o alongamento:
iRelax for Lovers (2007): baixe aqui --> LINK DO CD
Dica de livro:
Manual de Massagem: baixe aqui --> LINK DO LIVRO

Parar e recuperar seu equilíbrio


"Estamos tão envolvidos em fazer coisas para alcançar metas de valor exterior que nos esquecemos que o valor interior, o êxtase que está associado com estar vivo, é o que importa."
(Joseph Campbell)

Tema do dia: Relaxar

"Existe uma grande diferença entre descansar e relaxar. O descanso é uma oportunidade do corpo de parar e recuperar seu equilíbrio, enquanto que o relaxamento é o momento de aliviar as pressões mental e emocional. Os dois são fundamentais para atingir o equilíbrio do corpo e da mente. (...) Os processos de alongamento e relaxamento são essenciais para a busca da harmonia e dos equilíbrios físico, emocional e mental. Deveriam ser praticados diariamente, mesmo na ausência de esforço físico, por serem atividades que agregam muito valor à vida humana."
.
.
Aproveitem o dia de hoje para o descansar e relaxar...
.
"A hora de relaxar é quando você não tem tempo para isso."
(Sidney J. Harris)

Visitar a si mesmo


"Na vida de toda pessoa, de vez em quando, nosso fogo interno se apaga. Ele então é aceso repentinamente por outro ser humano. Deveríamos todos ser gratos por aquelas pessoas que reacendem nosso espírito interior." (Albert Schweitzer)
.
Tema do dia: Visitas
..
E eu sou muito grata a todos vocês que reacendem o espírito do blog!
.
É isso ai... após 5 meses blogando, o Blog Da Mélica chegou a marca de 10 mil visitas! Estou super-hiper feliz por ter vocês juntos nessa reflexão diária em busco de desenvolvimento pessoal, trocando experiências e conhecimentos. É assim crescemos, quando dividimos o que sabemos e abrimos nossas mentes para um novo olhar!
.
Muitíssimo obrigada a todos visitantes, amigos e blogueiros(as).
.
E não se esqueçam: "De vez em quando você tem que fazer uma pausa e visitar a si mesmo." (Audrey Giorgi)
.
******************************
Agradecimento especial aos seguintes blogs dos amigos: *pRiLiLiFoBia* , a Arte das artes , Andre Neves , Antigas Ternuras , Bionrj , Blog do Ronald , Burajiru (Erica) , Cafe no Cafofo2 , Carla Charmosa , Cejunior , Coisas do Sanduba, Deactive Blog , Devaneios & Desabafos , Dropslight , Flainando na Web , Goitada , Iara-alencar, Indignatus, jhonta, Lindo Sorriso, Lino Resende, Luz de Luma , Lágrimas e Sorrisos, Magia Bruxa, Mais um Blog da Sam, Meu ouvido não é penico, Mãe e muito mais, O Mapa do Tesouro, Oscar-vg, Palavras (Patty) , Plastic Surprise, Queneblog, Relembrança (Dahiaqui), Rumorejo, entre outros..

Responsável por sua vida


"Não culpe os outros por seu fracasso de ser totalmente responsável por sua própria vida. Se os outros são culpados então você deu a eles o controle." (Bob Perks)

Tema do dia: Autocontrole

Não seja vítima de si próprio. Vá além de seus limites, mas consciente e controle; vença-se quando necessário e lembre-se:
.
"Para ter sucesso verdadeiro, faça quatro perguntas para si mesmo: Por que? Por que não? Por que não eu? Por que não agora?", frase de James Allen.

Ver seu reflexo


"Ninguém consegue ver seu reflexo na água corrente. É somente em águas tranquilas que conseguimos ver."
(A Sabedoria dos Taoístas)

Tema do dia: Silêncio

Há momentos em que o silêncio é preciso e precioso, ou você nunca ouviu dizer que "o silêncio é de ouro e a palavra é de prata"???

***********************************
Respondendo ao Meme: 15 minutos com um "Ser Iluminado" , convidada por ByOscar. Diariamente encontro com Deus através de orações e conversas pessoais. No entanto, se eu tivesse 15 minutos com Deus, a quem atribuo ser o Ser Iluminado, eu não questionaria ou diria nada, apenas o abraçaria como expressão do meu agradecimento por tudo e pela Vida.

"Reze como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse do homem." (Francis Cardinal Spellman)

Convido agora o wolverinelogan para continuar o MEME.

*******************************
Respondendo ao Mulheres Incríveis e seu mecanismos maravilhosos, convidada por wolverinelogan. Em seu post, ele questiona o fato das mulheres não serem "seres visuais". Eu não acredito em tal afirmação, não podemos generalizar. Acredito que a sutil diferença entre homens e mulheres são os hormônios que nos tornam mais emotivas, isto é, "seres sensoriais".

"Os homens sabem mais sobre tudo, exceto o que as mulheres sabem melhor." (Mary Anne Evans, George Eliot)

Convido agora o Oscar para continuar este MEME.

O filme que você vê


"A vida é o filme que você vê através dos seus próprios olhos. Faz pouca diferença o que está acontecendo. É como você percebe que conta." (Denis Waitley)

Tema do dia: Premonições

Dia de chuva, nada melhor do que pipoca e um bom filme para refletir sobre a importância de ter o que lutar na vida, ter fé, seguir o sonhos e amar àqueles que estão a nossa volta. Assisti ao filme "Premonições", este é um pequeno resumo da história do filme:

Linda (Sandra Bullock) é uma dona de casa que é surpreendida numa manhã com a notícia de que seu marido morreu num acidente automobilístico. Abalada psicologicamente por conta desse evento, ela se vê presa numa espiral de acontecimentos que lhe deixam uma dúvida: afinal, Jim (Julian McMahon) está morto ou não?
.
Titulo Original: Premonition / Gênero: Suspense
Duração: 110 min / País: EUA ( 2007 )
Trailer (com legendas em português):



Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_17491_Premonicoes-(Premonition).html

A força que nos une


"O amor consiste em dar, não em receber. Amar é um verbo, e verbos implicam uma ação concreta. A ação correspondente ao verbo amar é dar-se, sem pedir, cobrar ou esperar." (Erich Fromm)

Tema do dia: Amor

Amar se aprende amando??

Estou lendo o livro chamado Kärlekens konst ("A arte de Amar"), de Erich Fromm. Procurei resenhas do livro e encontrei essa matéria da revista "Vida Simples" e resolvi postar sobre o tema:

"Amar não é fácil, mas a recompensa é grandiosa.
E quem diz isso não sou eu, que tenho tanta dificuldade quanto você em alcançar esse amor verdadeiro. Quem diz é o Dalai Lama, um dos maiores conhecedores do amor. E o que ele diz? Que o amor é a chave da maior felicidade que podemos provar na Terra. (...) Antes de sair em busca desse sentimento, porém, é melhor saber do que estamos falando, definir seus contornos, precisar o que ele é - e o que ele não é. Só então podemos ir a campo para enfrentar o mais emocionante desafio, talvez mesmo a razão de nossas vidas: aprender a amar. (...)

No estado erótico, ou paixão, é você quem interessa.
Não importa tudo o que de belo e bom você possa fazer para quem está apaixonado. No fundo, você só está fazendo isso porque quer seu prazer - a qualquer custo. Seduzimos para garantir nosso prazer, diz Erich Fromm em A Arte de Amar.
"É uma troca: o objeto da minha atenção deve ser desejável, sob o aspecto do seu valor social, e, ao mesmo tempo, desejar-me, levando em consideração minhas potencialidades e recursos expostos e ocultos", escreveu Fromm. (...)

Em resumo, de acordo com o que sou e tenho é que vou medir o outro. Se ele for aprovado em relação ao que acho de mim mesmo e se eu não for muito medroso ("é muita areia para meu caminhãozinho"), sou sério candidato a me apaixonar. Ou, mais cruamente, a me sentir atraído por alguém capaz de satisfazer meus desejos. (...) "A maioria das pessoas vê a questão do amor, antes de tudo, como o desejo de ser amado, em vez de amar", diz Erich Fromm. "O amor, por outro lado, exige uma atitude ativa que, conscientemente, coloca o outro em primeiro plano." Quer dizer, para amar é preciso, antes de tudo, pedir licença e tirar a si mesmo da frente. A recompensa do amor é o próprio amor que se sente, que inunda o coração, não o amor que se recebe do outro. É um transbordamento da alma. E provar o amor dessa maneira traz uma felicidade avassaladora.

Se você, como eu e o Dalai Lama, entre outros tantos, acredita que o objetivo máximo da vida é ser feliz, eis aí por que vale a pena aprender a amar."


****************************************************************
Resumo do livro: O renomado psicanalista Erich Fromm ajudou centenas de milhares de homens e mulheres a tornarem suas vidas ricas e produtivas desenvolvendo suas capacidades para ao amor, até então irreveladas. Neste livro admiravelmente franco e claro, ele explora as maneiras pelas quais essa extraordinária emoção pode alterar todo o curso de nossa vida.

Melhore sua vida pessoal


"A melhor maneira de melhorar o padrão devida está em melhorar o padrão de pensamento". (U. S. Andersen)

Tema do dia: Melhorar

Esta matéria da jornalista Aida Veiga dá ótimas dicas sobre como melhorar sua vida pessoal. Vale a pena dá uma olhada no link da Revista Época e ler todas as dicas. Veja algumas:

- Marque na agenda uma reunião com a pessoa mais importante de sua vida: você.
- Corra atrás do que quer. Nada acontece por acaso.

'Esperar é desejar sem poder. Mexa-se', ensina o filósofo francês André Comte-Sponville no livro A Felicidade Desesperadamente.

- Aceite que a vida tem limites. Expresse suas emoções materializando-as com palavras. Não colocar para fora conflitos psicológicos pode favorecer o aparecimento de úlceras e gastrites. Pratique o otimismo. Um dos maiores estudos já feitos sobre longevidade mostrou que encarar o dia-a-dia de forma positiva rejuvenesce e garante mais anos de vida.

'Ser negativista não resolve os problemas, mas pode abreviar seus dias', diz o psiquiatra Augusto Cury em Dez Leis para Ser Feliz.

- Se não gosta de algum aspecto de sua identidade, por que mantê-lo? O poder de mudar é seu. Faça a diferença na vida de alguém. Dê uma, duas horas de sua semana para idosos de um asilo, crianças numa creche, ensine a empregada a ler ou o motorista a mexer no computador. Tenha compaixão. Segundo estudos do psicólogo David McClelland da Universidade Harvard, o sentimento aumenta a produção de anticorpos. Saiba o que desejar.

'Um dos obstáculos para atingir a felicidade é querer coisas que não são essenciais para a sua vida', ensina o mestre Dalai Lama em A Arte da Felicidade.

- Sorria. Isso aumenta os níveis do hormônio do crescimento e da serotonina, responsáveis pelo sistema imunológico e pela sensação de bem-estar. Venere seu inimigo.

'Na realidade, o inimigo é a condição necessária para a prática da paciência', diz Dalai Lama.

- Seja seu próprio fã. O alicerce da felicidade é a auto-estima.

'A gente precisa se gostar sem depender do nosso desempenho', ensina o psicólogo Luis Alberto Py.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT883619-1664-2,00.html

Bem-vindo à vida!


"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard)

Tema do dia: Questionar

Recebi o link desse vídeo (abaixo) depois de postar sobre os questionamentos da vida... Adorei o vídeo! E é assim que penso: às vezes (ou muitas vezes) precisamos refletir aobre o que fazemos para compreender e ir além daquilo que se passa e, ainda, resgatar a razão, o objetivo e a intenção da (nossa) vida.

O amor perfeito


Reflexão do dia:

"O amor perfeito é realmente raro, pois para ser um amante é necessário que você tenha continuamente a sutileza de um sábio, a flexibilidade de uma criança, a sensibilidade de um artista, a compreensão de um filósofo, a aceitação de um santo, a tolerância de um estudioso e a força de um bravo."
(Leo Buscaglia)

Consciência de sua missão


"A evolução consciente começa assim que tomamos a resposabilidade de remover nossas próprias barreiras." (Dan Millman)

Tema do dia: Evoluir

"Freqüentemente, eu me pergunto: "O que cada um de nós está fazendo neste planeta? Se a vida for somente tentar aproveitar o máximo possível as horas e minutos, esse filme é bobo. Tenho certeza de que existe um sentido melhor em tudo o que vivemos.
.
Para mim, nossa vinda ao planeta Terra tem basicamente 2 motivos: Evoluir espiritualmente e aprender a amar melhor. Todos os nossos bens na verdade não são nossos. Somos apenas as nossas almas. E devemos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá para nos aprimorarmos como pessoas.

Portanto, lembre sempre que os seus fracassos são sempre os melhores professores e é nos momentos difíceis que as pessoas precisam encontrar uma razão maior para continuar em frente. As nossas ações, especialmente quando temos de nos superar, fazem de nós pessoas melhores. A nossa capacidade de resistir às tentações, aos desânimos para continuar o caminho é que nos torna pessoas especiais. (...)

Escute a sua alma:
Ela tem a orientação sobre qual caminho seguir. "

*Texto escrito por Roberto Shinyashiki.

Usando os lábios de alguém


"Muitos recebem conselhos, somente o sábio beneficia-se deles." (Syrus)

Tema do dia: Conselho

Precisamos entender o significado das pessoas em nossas vidas, o motivo delas nos dizer, o que dizem. Esta é uma boa fábula que explica a importância das pessoas e seus conselhos. Leiam:

A teoria da vida: A vida não é pedir ou dar conselhos. Se precisamos de ajuda, é melhor ver como as outras pessoas resolvem, ou não, seus problemas. Nosso anjo está sempre presente e muitas vezes usa os lábios de alguém para nos dizer algo. Mas esta resposta nos vem de maneira casual, geralmente quando, embora atentos, não deixamos que nossas preocupações turvem o milagre da vida. Deixemos nosso anjo falar de maneira como ele está acostumado – quando ele achar que precisa.

Diz o mestre: Os conselhos são a teoria da vida e a prática, em geral, é muito diferente.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7410,00.html

Tudo o que deseja


"Este segredo dá a você tudo o que deseja, felicidade, amor, saúde, dinheiro, paz espiritual, não há nada que você não possa conseguir- se aprender a aplicar o segredo em sua vida diária" (Bob Proctor)

Tema do dia: Atração

Sabemos que precisamos manter o pensamento positivo para atrair coisas boas em nossas vidas. Querer é poder. Aquilo que fazemos com determinação e atitude, conseguimos! Quem quer, consegue. Busque e lute pelo seu sonhos e ideal de vida.
.
"No ano de 2006 se descobriu um segredo que havia estado guardado por anos... Nele se revela a fórmula exata para adquirir: RIQUEZA, SAÚDE, FAMA, FORTUNA, AMOR, E TUDO O QUE POSSAMOS DESEJAR. O segredo que todos os homens importantes vêm usando para fazer coisas extraordinárias é A Lei da Atração: "Tudo o que chega a sua vida (quer seja bom ou mal), você mesmo está atraindo pelo poder da atração."
.
A parte do grande marketing por trás desse tal segredo para conquistar aquilo que se deseja, pelo menos seu conhecimento vale como uma "filosofia de vida" ou mesmo uma maneira de evitar estresse!;)

"Tudo o que somos é o resultado de nossos pensamentos." (Budha)
______________________________________
Apresentação em powerpoint:
clique aqui no LINK DO LIVRO, ou no site:
Para saber mais:
*Revista Veja (edição do mês de abril) -
Para ler a matéria da revista: clique aqui e baixe esta edição em formato PDF.
**Revista Galileu LINK DA REVISTA - Julho de 2007.

Competir, competência, colaboração


"O crescimento não é uma progressão estável para frente e para cima. Ao invés, ele é uma trilha em ziguezague; três passos para frente, dois para trás, um em volta das matas, e uns poucos simplesmente estáveis, antes de outro pulo pra frente."
(Dorothy Corkville Briggs)
.
Tema do dia: Progredir
.
"Estará o homem progredindo? Obviamente, não é possível responder a essa pergunta sem indicarmos qual a sua meta, porque progredir não significa avançar em qualquer direção (avançar em qualquer direção pode, na realidade, significar que se está retrocedendo); significa avançar para uma meta, isto é, em direção a alguma coisa que positivamente se deseja alcançar porque parece digno de ser alcançado."
.
"INTRODUÇÃO: PROGRESSO, VIDA E FELICIDADE"
.
**********************************************
Obrigada ao João Magalhães que no post Blogs que crescem com competência (parte 2) cita o Blog da Mélica entre esta lista.

Queria avisar também que no blog do Wolverine Logan, ele defende um dos posts da semana e pede que você Responda a enquete: "Intimidade Emocional". Agradeço por defender e continuar escrevendo o tema!;)

A pedido (voluntário) do BLOG DO RONALD em seu post com "uma função social, e qualquer pessoa poderá participar divulgando em seu blog ou site, mesmo sem um convite direto para o meme. Trata-se de um abaixo-assinado pedindo que o Projeto de Lei 1756/2003, que trata de melhorias na atual Lei de Adoção, seja colocado o quanto antes na pauta da Câmara para votação. Tudo o que você tem a fazer é ler ASSINAR A PETIÇÃO www.petitiononline.com/2007adoc/petition.html e postar em seu site/blog convidando os seus parceiros e amigos a fazerem o mesmo. Por favor, colaborem, isso é um exercício de cidadania."
.
E respondendo ao MEME que o Silvano Vilela me indicou: Para quem devo escrever? Assinantes de feeds ou paraquedistas? É simples... primeiramente escrevo para mim, pois tenho uma teoria de que quando falamos algo para alguém, recontamos a história para nós mesmos, que por consequência, possa valer para as pessoas que se interessarem. Convido (se quiserem!) os blogs dos queridos Wolverinelogan e BLOG DO RONALD para continuar este MEME.

Este é o meu lugar!


"Sabemos muito e sentimos muito pouco. Pelo menos, sentimos muito pouco daquelas emoções criativas das quais uma vida boa surge." (Bertrand Russell)

Tema do dia: Bem-estar

"Bem-estar é fazer opções e cumprir compromissos que melhoram sua vida."

O texto abaixo chama-se "Vivendo Bem com o Lúpus", de T. Stephen Balch, é um texto que discute o tema Bem-Estar para as pessoas com Lúpus, que também é muito válido a leitura para qualquer pessoa que esteja ou não com uma doença.

"Bem-estar é uma abordagem para se viver e o primeiro passo para encontrar o bem-estar é entender o que significa "viver bem". Uma vida com bem-estar requer atenção com o corpo, com a mente e com o espírito. Requer um planejamento bem pensado e um cuidadoso ajuste de sua rotina diária.

Bem-estar significa tomar a decisão de estar o melhor que você puder e assumir responsabilidades por fazer o que ajuda e o que dificulta a sua vida. Isto requer que você entenda e aceite que tudo que você faz para o seu corpo, pensa em sua mente e acredita em seu coração, tem um impacto em seu estado de saúde. A saúde é afetada pelo seu bem-estar, mas o bem-estar é muito maior do que a saúde. (...)

O bem-estar não "acontece", precisa ser trabalhado dia-a-dia. Deve ser planejado com uma visão positiva e com uma avaliação realista do seu potencial."

Leia o texto completo aqui:

Um dia vou construir um castelo..


"A vida não é uma questão de encontrar-se. É uma questão de criar-se."

Tema do dia: Desafio

O dia de hoje é perfeito para refletir este texto chamado "Palco da Vida" de Fernando Pessoa:

"Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “eu te amo”. É ter humildade da receptividade.

Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz… E, quando você errar o caminho, recomece. Pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um obstáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.

“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”

*Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa...

Corpo sano in mente sana


"Mente sã em um corpo são, é uma descrição curta, mas completa, de uma condição feliz neste mundo. Aquele que tem ambos, tem muito pouco mais a desejar; e aquele que deseja ambos, será um pouco melhor em tudo." (John Locke)
.
Tema do dia: Saúde
.
Cuide do Seu Corpo Você Mora Nele!

E uma coisa é certa: quando nos amamos, amamos melhor os outros e aquilo que fazemos, onde estamos... No post "Seu corpo.. seu templo, seu prazer" há uma frase interessante que diz: "Tudo o que acontece com você é armazenado e refletido no seu corpo." Cuide-se e trate com carinho você própria! Leia aqui parte das dicas do site organize sua vida*:

Cuide de seu corpo e das coisas a sua volta

1 – Respire fundo: Dê longos, profundos e lentos respiros para ajudar a oxigenar todo o seu sistema.
2 – Saia do lugar: Quando as coisas não estiverem funcionando no local onde você está, mude o local ou a atividade por um tempo. Quando você voltar, você terá uma chance melhor de ver as coisas de forma diferente.
3 – Escolha os ambientes adequados: Esteja você em casa, no escritório, ou na hora do lazer, foque-se em suas necessidades e interesses; encontre ambientes que combinem com eles.
4 – Faça suas refeições longe da bagunça: Veja seu alimento como um sustento necessário. Dê-se o sentimento de estar se cuidando.
5 – Exercite-se: Levante-se e se mexa, especialmente depois de longos períodos sentado no trabalho. Seu corpo precisa de exercícios, e o oxigênio precisa passar pelo seu corpo abundantemente. Um corpo tenso pode ser estressante.
6 – Procure Tratamentos Corporais relaxantes: Vários tipos de tratamentos corporais podem te ajudar a diminuir o estresse: massagem, shiatsu, e outras técnicas relaxantes são possibilidades.
7 – Entre em contato com a natureza: Dê uma caminhada, cultive um jardim, observe as folhas quando mudam as estações: ao fazê-lo você tem uma noção realista de si mesmo com relação ao funcionamento das coisas.
8 – Preste atenção à sua aparência: Faça algo para se sentir mais atraente. Quando você sentir que está em sua melhor aparência, você se sentirá melhor.
9 – Procure a água como refúgio: Entre na banheira ou chuveiro de água quente. Sinta o estresse se dissolvendo enquanto você aproveita as propriedades restaurativas da água.
10 – Durma tanto quanto precisar: Não deixe nada o impedir de ter o descanso que precisa.
11 – Preste atenção ao que coloca pra dentro de seu corpo: Uma dieta de alimentos integrais e orgânicos vai contribuir para uma saúde melhor e maior bem estar.

Intimidade emocional


"Nas decisões importantes da vida pessoal, devemos ser governados, penso eu, pelas profundas necessidades íntimas da nossa natureza." (Sigmund Freud)

Tema do dia: Intimidade

"O que mais necessitamos atualmente é de intimidade emocional. A intimidade física é hoje muito fácil, porém, não cria vínculos nem sustenta relações amorosas estáveis. Confundimos amor com sexualidade e intimidade emocional com intimidade física. (...)
.
Sem intimidade emocional sentimo-nos solitários e a vida torna-se árida. Freqüentamos festas, bares, happy hours e atualmente a Internet, em busca de relações significativas. Passamos grande parte da vida aprendendo a interagir socialmente. Não temos, entretanto, uma escola onde possamos aprender a nos relacionar. A aprendizagem da intimidade emocional começa dentro da família e nossos pais sofreram dos mesmos males, ou talvez de males piores do que os nossos.

Nossas dificuldades frente à intimidade emocional frustram o anseio maior que é o de expressar o nosso Eu, ser recebido, reconhecido e reafirmado em nossa expressão. O resultado é a solidão ou as interações pouco significativas."

Escrito por Dimas Calegari, leia+:
***********************************
Ficar ou namorar:
intimidade sexual e intimidade emocional em conflito.

“‘Ficar’ implica na maioria das vezes uma grande intimidade sexual, à qual não corresponde uma maior intimidade emocional”, aponta o professor doutor Sandro Caramaschi.

Embora as pessoas tenham necessidade de serem ouvidas e de construírem relacionamentos marcados pela afetividade, dificilmente há predisposição para ouvir e aceitar o outro, situação gerada pelo individualismo e pela competitividade cotidianos. Afinal, “ficar” não é uma mudança comportamental isolada, e sim o reflexo de uma sociedade composta por pessoas mais centradas em si mesmas (...).

Reverência ao destino


"Um pessimista vê uma dificuldade em toda oportunidade; um otimista vê uma oportunidade em toda dificuldade." (Winston Churchill)

Tema do dia: Dificuldade

"É difícil!" esta é a melhor desculpa para confortarmos, diante daquilo que não somos capazes de fazer, isto é, aquilo que poderíamos fazer (bem feito!) se dedicássemos mais tempo a aprender, pois somos nós mesmos quem (pré-)avaliamos e julgamos nossos limites.

"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado."

*Escrito por Carlos Drummond de Andrade.
Para ler o texto acima completo:
http://www.reflexaodevida.com.br/248faciledificil.htm

******************
"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante. " (Charles Chaplin)

Consequências das nossas escolhas


"Esteja disposto a suportar o que te sucede. A aceitação do que aconteceu é o primeiro passo para superar as consequências de qualquer adversidade."
(William James)

Tema do dia: Consequências

Destino, coincidência, oportunidade, sorte ou sincronicidade são formas de definir os momentos na vida que há hora certa, dia certo para acontecer. No entanto, todos os acontecimentos das nossas vidas são consequências das nossas escolhas. Para o psicanalista Carl Jung, tais momentos surgem em nossas vidas pela sincronicidade, sendo assim importância tomarmos consciência dela para que se manifeste a nosso favor, e assim, possamos fazer a melhor escolha.

É isso... para percebemos esta sincronicidade, precisamos entender o que de fato estamos fazendo: a intenção dos nossos atos diante da vida e nos colocarmos presente, ou seja, consciente em tudo. Manter o pensamento positivo nos leva à atitudes positivas. Este é o fator essencial para manifestar sincronicidades e consequências favoráveis para nossas vidas. Lembra a história do copo? Pois é.. já escrevi antes sobre isso por aqui Veja o mundo diferente, Os obstáculos proporcionam as oportunidades, Você consegue e O modo de encarar a vida... mas temos que aprender:

"Esqueça as consequências do fracasso. O fracasso é apenas uma mudança temporária de direção para te posicionar diretamente para o seu próximo sucesso." (Denis Waitley)

Viciado em blogar?

40%How Addicted to Blogging Are You?

Faça seu teste* - aqui

O contrário do amor


Tema do dia: Posse
,
Para refletir com Antoine de Saint-Exupéry, em 'Cidadela'...

"Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (...) Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca."

É hora de premiar...


Após receber "O BLOG COM GRELOS", através do blog Somos Todas Umas Vacas .O prêmio é "especial para mulheres que na sua escrita mostram preocupação pelo mundo à sua volta", então eis os blogs das indicadas: *pRiLiLiFoBia*, Devaneios & Desabafos, Iara-Alencar, Luz de Luma, Patty (Palavras), Rumorejo, Vanluchi, Vermelho Melancia, Vertente e Zana.
.
Obs: Pelo que entendi, só as mulheres podem ser indicadas!!;) E como não sei a quantidade a ser indicada, indiquei as 10!!
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

A vida seria um erro

"Sem música, a vida seria um erro." (Nietzche)

Tema do dia: Voz

Respondendo a mais um MEME, desta vez o tema é "O que estou ouvindo", convidada pelo blog "Somos todas umas vacas". Na verdade fiz uma super lista das músicas e cantoras que gosto de ouvir e vez ou outra estou ouvindo:

1- Dido - Thank you
2- Bree Sharp - Show Me
3- Katie Melua– Just like heaven
4- Leona Naess - All I want
5- Laleh - Life Tomorrow
6- Lisa Miskovsky - What if
7- Joss Stone - Right to be wrong
8- Madonna - Sorry
9- Jewel Standing Still
10- Natalie Merchant - Tell Yourself
11- Joan Obsorne - What if God was one of us
12- Corinne Bailey Rae - Put your records on
13- Sheryl Crow - If It Makes You Happy
14- Kelly Clarkson - Maybe
15- Alicia Keus - You don´t know my name
16- Natalie Imbruglia - Wrong Impression
17- Fergie - Big Girls don´t cry
18- Lili Allen - Smile
19- Nelly Furtado - Say It Right
20- Shakira - No
21- Norah Jones - Wake me up

E agora convido novamente os blogs *pRiLiLiFoBia* e Devaneios & Desabafos para seguir o MEME.

_____________________________________

UPDATE

Além das meninas do "Somos todas umas vacas", o Chawca do "Meu ouvido não é penico!" e o Olli do I-EH !

Assumindo o controle da sua vida



"Quando eu me despojo do que eu sou, eu me torno o que eu poderia ser." (Lao Tzu)


Tema do dia: Eu


Qualquer pessoa na verdade é mais que uma pessoa. De certa forma, dentro de cada um, várias pessoas brigam para manter o controle. Para simplificar os conceitos freudianos: há o ego, a pessoa que mantém consciência, é racional, age em função de seus planos e idéias; além dele, há o superego, uma espécie de pai, moral que diz para você o que é certo e errado; por fim, há o id, uma criança, os impulsos primitivos. O problema não pára aí. Há o sujeito social, aquele que se regula pelo outros, calcula as expectativas desses antes de tomar uma decisão.
.
Quem é que deve ficar no comando do sujeito?
O que é mais produtivo em termos de carreira?



Na verdade, todos têm direito a palpitar e todos são úteis ou inúteis, a depender da situação. Vejamos:

· O lado racional: Usualmente esse é que tem de preponderar, para que se tomem as melhores decisões. O risco é o indivíduo tornar-se exageradamente racional e atrofiar todos os seus outros personagens, vale dizer, o emocional, o moral.
· O lado emocional: Sem emoção não há solução, poderíamos dizer. Além de colorirem a vida, de garantir o entusiasmo e a vibração com as conquistas, a emoção nos liga às outras pessoas, contagia-as. O perigo é que emoções passem a ocupar espaço exagerado, matando a racionalidade do sujeito.
· O lado social: Ter respeito e consideração pelos outros é ótimo. Mas, tornar-se um "para vereador", isto é, um sujeito que fica todo o tempo tentando agradar, é péssimo. Cultive boas amizades, importe-se com sentimentos alheios, queira agradar, queira ser bem-vindo e bem aceito. Mas, não se torne um camaleão.
· O lado moral: Reflete os valores - e dão valor à pessoa. O problema é que a tendência ao moralismo, à preponderância de uma atitude de "xerife do mundo", isto é, de indivíduo sempre pronto a julgar, condenar, isso é muito ruim. Tenha valores, mas não seja aprisionado por eles a ponto de inviabilizar suas relações com os outros.



* Partes do texto, escrito por José Antônio Rosa.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

A menor distância


"O beijo é a menor distância entre dois apaixonados." (Amy Banglin)

Tema do dia: Beijo

O beijo é carinho, afeto e sentido.
É o termômetro e o diálogo em harmonia.
É a dança sincronizada de sentimentos.
É a intimidade temperado pelo amor.
É a expressão da vontade de beijar.

"Existe uma explicação científica para o beijo, que proporciona sensações tão agradáveis. Através dele, o ser humano libera seus neurotransmissores - substâncias químicas que transmitem mensagens ao corpo - provocando um estado de leveza física e emocional. Quando duas pessoas se beijam, a hipófise, o tálamo e o hipotálamo trabalham juntos na liberação dessas substâncias. Ocorre assim a "química do beijo", que exige um preparo, um tempero entre o casal, sem os quais os neurotransmissores cerebrais não funcionam."


*************************************************************
NOTÍCIA - Beijar pode ser alívio rápido para depressão

Anda deprimido? A vida não sorri para você? Está vivendo problemas conjugais? A britânica Denise Knowles tem a resposta: beije na boca. Para a terapeuta e sexóloga do instituto terapêutico Relate, do Reino Unido, o beijo pode ser uma das maneiras para combater a depressão.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL21126-5603,00.html
*************************************************************

A arte na arte do beijo

"O Beijo" é uma escultura em mármore do artista realista Auguste Rodin, que está atualmente no Museu Rodin (Musée Rodin), em Paris.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Uma Grande Idéia

"A menos que a sua campanha contenha uma Grande Idéia, ela passará despercebida como um navio à noite." (David Ogilvy)

Tema do dia: Campanha

Desta vez somos nós os "doutores" na cura do nosso planeta!
.
"O Live Earth é uma série de 9 concertos que duram 24 horas em 7 continentes que ocorrerá em 07/07/07 e reunirá mais de 100 artistas da música e 2 bilhões de pessoas para desencadear um movimento global a fim de resolver a crise climática.(...)
SOS é a campanha de mensagens contínuas e o movimento mais amplo por detrás do Live Earth. A missão da campanha SOS é ensinar as pessoas a mudar seus comportamentos de consumo e motivar as corporações e líderes políticos a aprovar medidas decisivas para combater a crise climática.
A mensagem do SOS é que todo mundo, em todo lugar, pode e deve Responder Ao Chamado para resolver a crise climática. A identidade e a linguagem da campanha SOS são baseadas na chamada de socorro do código morse internacional: três pontos seguidos por três traços e depois por três pontos."

Precisamos de abraços


"Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer".
(Virginia Satir)
Tema do dia: Abraço

Eu, particularmente, acredito que é possível conhecer o grau de apoio que o outro tem a dar através de um longo abraço. E além de apoio e segurança, é comprovado que o abraço faz bem a saúde.. sendo assim, um abraço bem apertado a todos!!

"O simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao estresse. Por isso, abraço significa saúde. Segundo estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o contato físico pode aumentar a longevidade. Sugere ainda que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde geral.
Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos após um abraço. Além do nível de oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade, aumentar, afirma a psiquiatra Karen Grewen. A afetividade aumenta e traz bem-estar, efeito da ação do hormônio que gera um impulso e desejo de cuidar. Katheleen Keating, autora do livro A Terapia do Abraço, diz que a sociedade está sofrendo de solidão."

Alguns tipos de abraços

Abraço sanduíche- Duas pessoas envolvem uma terceira. Dá segurança para estiver no meio.
Abraço de rosto colado- Os lados das faces se encostam: uma mão sobre as costas e a outra na cabeça. Transmite condade.
Abraço de urso- Quando uma pessoa grande abraça com força alguém
bem menor por 5 a 10 segundos. Transmite apoio e segurança.
Abraço relâmpago- Uma pessoa corre em direçaão aoutra e dão-se uns apertões. Passa uma sensação de carinhosa surpresa.
_______________________


.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Viciando qualquer leitor


"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova." (Mahatma Gandhi)

Tema do dia: histórias de amor

"As Palavras Que Nunca Te Direi", "A Alquimia do Amor"e "Juntos ao luar" - estes são alguns dos livros de Nicholas Sparks... Desde que você ler o primeiro, não consegue parar de ler os livros dele, sem duvida este autor consegue "viciar" qualquer leitor que goste de histórias de amor... para até chorar. Já escrevi antes sobre este autor em Paixões da vida quando comentei sobre o romance best-seller The Notebook, adaptado para filme, chamado "Diário de Uma Paixão", que conta uma história sobre oportunidades perdidas, amadurecimento e a força de um amor duradouro.

E você... vive uma história de amor?

Mais sobre o autor:

**************************************************
UPDATE

Respondendo o comentário da Iara... Sugestões de livros para melhorar a auto-estima, aqui estão algumas, é só fazer o download:

Por ângulos diferente


"O amor é olhar as mesmas montanhas por ângulos diferente."
(Paulo Coelho)

Tema do dia: Mensagens

Tenho recebido pedidos de mensagem em apresentação de powerpoint, então para você que gosta de ler, clique no título desejado para fazer o download dos arquivos de apresentação do Power Point (ppt /pps):

» Desejos para uma boa vida - 1.927 KB , » O Sentido da Vida - 870 KB , » Uma carta de Amor - 346 KB , » O Barbeiro - 530 KB, » Lindo - 1.043 KB , » Significados - 892 KB , » Poema da Prosperidade - 252 KB , » Fantástico - 749 KB , » 10 Mandamentos da Qualidade de Vida - 552 KB , » Neruda - 529 KB , » Grandes Lições - 261 KB , » Faxina - 286 KB ,» Aprendendo a Amar - 1.006 KB , » Lindo Momento - 437 KB , » Amizade - 422 KB , » Equilíbrio - 662 KB , » Outro tipo de mulher nua - 724 KB , » Lições de Vida - 600 KB , » Eterno - 366 KB , » Mutantes - 441 KB , » O Mundo sem as Mulheres - 258 KB , » O Segredo - 3.449 KB , » Bagagem da Vida - 136 KB, » Mensageiro do Vento - 1.341 KB , » Um dia no céu - 232 KB , » Viver é um espetáculo - 476 KB , » Sorriso e Deus - 135 KB , » Comercial - 194 KB , » Você já disse Eu te Amo? - 206 KB , » Viagem para dentro de si - 153 KB , » Revolução da Alma - 663 KB , » Maravilhosa Semana - 347 KB , » Arte de não adoecer - 703 KB , » Descompasso - 786 KB , » Pedras - 382 KB , » Nossos Velhos - 187 KB , » Segredos do Mar - 850 KB , » Infarto Cerebral - 358 KB, » 9 Rosas - 554 KB , » Presente de Deus - 297 KB , » Amor e Amizade - 466 KB , » Maravilhoso Momento - 547 KB , » Para Mulheres Especiais - 345 KB , » Deus quem faz - 182 KB
» Tem coisa melhor? - 1.892 KB , » Oração - 758 KB

» Algo de Bom - 609 KB , » Jesus e Maria - 1.022 KB , » Cabala - 824 KB , » Uma Oração para você - 602 KB , » Rosas Brancas - 337 KB , » O Supérfluo e o Necessário - 588 KB, » Mário Quintana - 382 KB , » A Grandeza do Mar - 677 KB , » Eterno - 333 KB, » Felicidade - 716 KB , » Ótima Semana - 447 KB , » Orvalho - 585 KB, » Almas Perfumadas - 582 KB , » Fascinante - 714 KB , » Semana do Carinho - 490 KB , » Quando tudo parece perdido - 186 KB , » Onde está a Felicidade? - 273 KB , » A Borboleta - 439 KB , » Uma História de Amor - 411 KB , » Simplicidade - 1.647 KB , » Onde Deus quer que eu esteja - 683 KB , » Vinte mil vidas - 1.408 KB , » Sorriso - 1.390 KB , » Contra o Stress - 660 KB, » Acalme - 160 KB , » Organize seu tempo - 662 KB , » Vida - 658 KB , » Ser Feliz - 157 KB , » Grandes Pensamentos - 456 KB ,» Andar com Fé - 688 KB , » Ser ou Ter - 429 KB , » Mulheres Valorosas - 229 KB , » Deus te diz - 519 KB , » Ciclos em nossas vidas - 1.949 KB , » Mensagem - 702 KB , » Dependência de Deus - 381 KB , » Poças de Lama - 513 KB , » Crônica de Mário Prata - 390 KB , » Meditar - 105 KB , » Aprender - 546 KB

.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !
Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.