Você precisa de paciência


"Dê um peixe a um homem e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar e você o alimentará por toda a vida."
(Provérbio Chinês)

Tema do dia:
Idéias


David Lynch veio para divulgar “Em Águas Profundas – Criatividade e Meditação”, seu mais novo livro. (...) Esse título vem da natureza das idéias, e as idéias são como peixes. Quando você vai pescar você precisa de paciência, um anzol e isca. Quando você vai caçar idéias é a mesma coisa. Paciência e uma isca, para pegar idéias que são antes desejos. Um desejo é como uma isca. Um foco é como uma isca. O quão fundo esse anzol vai depende da consciência. Nós não sabemos nada sobre essa consciência, antes é o subconsciente ou inconsciente. E quando atingimos a consciência, bingo!

Fonte: jovemnerd.ig.com.br - Leia na íntegra aqui

(...) a metáfora marota que ele usa logo nas primeiras linhas da Introdução do livro para tratar de idéias e de criatividade: "Idéias são como peixes. Se você pegar um peixinho, pode ficar em águas rasas. Mas se quer um peixe grande, terá que entrar em águas profundas. Quanto mais fundo, mais poderosos e mais puros são os peixes. Peixes enormes e abstratos. E realmente maravilhosos." A partir daí, ele começa a falar sobre as "coisas essenciais", que se encontrariam em um nível mais profundo do ser.

Fonte: portalliteral.terra.com.br - Leia na íntegra aqui

"A melhor maneira de ter uma boa idéia é ter várias idéias."
(Linus Pauling)

A alma tem suas dores


"Há gente que, em vez de destruir, constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega." (Lya Luft)

Tema do dia: Seriedade

A romancista, poetisa e tradutora Lya Fett Luft completou 70 anos, escreveu a respeito da idade em sua coluna na Revista Veja:
.
Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família. Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos e intervenções para manter ou recuperar a "beleza". A alma tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos.

- Lya Luft, Revista Veja, 17/09/08, pág. 26.

"Brincar é condição fundamental para ser sério."
(Arquimedes)

Até que você tente


"Deve-se aprender fazendo a coisa; pelo pensamento você acha que sabe. Você não tem certeza, até que você tente."
(Sófocles)

Tema do dia:
Certeza

De Tudo Ficam Três Coisas:
A certeza de estarmos sempre começando
A certeza de que é preciso continuar
E a certeza de que podemos ser
Interrompidos antes de terminarmos.

Portanto:
Fazer da interrupção um caminho novo,
Da queda um passo de dança,
Do medo uma escada,
Do sonho uma ponte,
Da procura um encontro.

- por Fernando Sabino.
Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.