O desejo de subir na vida


"Mantenha-se afastado das pessoas que tentam depreciar sua ambição. Pessoas pequenas sempre fazem isso, mas as realmente grandes fazem você sentir que você, também, pode se tornar grande." (Mark Twain)

Tema do dia: Ambição

Afinal de contas, ambição é um elogio ou um insulto? Em todas as palestras que faço peço que as pessoas listem as características do sucesso. (...) a palavra ambição significa criar seu próprio caminho na vida. É simplesmente você saber o que quer para sua vida, e tentar chegar lá. Ambição, assim, não é uma neurose obsessiva, ganância exagerada ou o desejo de subir na vida pisando nos outros.

Sem ambição, sem querer algo melhor para sua própria vida e para a dos outros, a pessoa se acomoda. Não sai de sua zona de conforto, não se arrisca, não testa seus limites. Ou seja, não faz seu próprio caminho. Aceita o caminho dos outros, que muitas vezes lhe é imposto. E depois reclama que é infeliz. Já as pessoas ambiciosas são as que fazem o mundo girar. São as que apresentam projetos, abrem empresas, sonham e colocam em ação.

Enfim, assumem riscos. Preferem a tristeza da derrota do que a vergonha de não ter lutado.

- trechos do texto de Raúl Candeloro.



"As pessoas que sobem neste mundo são as pessoas que se levantam e procuram o que querem, e que, se não o encontrarem, fazem-no." (Bernard Shaw)

A oportunidade para a tolerância


"Quando não existem inimigos interiores, os inimigos exteriores não conseguem ferir você."
(Provérbio Africano)

Tema do dia: Inimigo

Por um lado, ter um inimigo é muito ruim.
Perturba nossa paz mental e destrói algumas de nossas coisas boas. Mas, se vemos de outro ângulo, somente um inimigo nos dá a oportunidade de exercer a paciência. Ninguém mais do que ele nos concede a oportunidade para a tolerância.
Já que não conhecemos a maioria dos 5 bilhões de seres humanos nesta terra, a maioria das pessoas também não nos dá oportunidade de mostrar tolerância ou paciência.
Somente essas pessoas que nós conhecemos e que nos criam problemas é que realmente nos dão uma boa chance de praticar a tolerância e a paciência.

por Dalai Lama.

"No final, nós nos lembraremos não das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos." (Martin Luther King Jr)

Arquiteto do próprio destino


"Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca." (William Jennings Bryan)

Tema do dia: Destino

Tenha sempre bons pensamentos
porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras
Tenha boas palavras
porque as suas palavras se transformam em suas ações
Tenha boas ações
porque as suas ações se transformam em seus hábitos.
Tenha bons hábitos
porque os seus hábitos se transformam em seus valores
Tenha bons valores
porque os seu valores se transformam no seu próprio destino.

- por Mahatma Ghandi.

"Todo homem é o arquiteto de seu próprio destino."
(Sallustio (86 AC - 34 AC)

A vida em sua plenitude


"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar."
(Sócrates)

Tema do dia: Plenitude

Respondendo a pergunta do Renan, eis este post compartilhado por Regina Volpato em seu blog*, revelando o segredo de sua plenitude.. e da importância do autoconhecimento:

Já contei aqui que, quando surgiu a idéia de me comunicar com vocês através da internet, estava profundamente insatisfeita, beirando a uma depressão. Repito isso, agora, porque acho importante lembrar que são nestes momentos, em que estamos introspectivos, mergulhados em nós mesmos, que existe a possibilidade de nos conhecermos um pouco mais.

De conversarmos conosco perguntando com coragem, o que há de estranho, que incomoda e, portanto, precisa ser alterado. São nestes movimentos para dentro de nós mesmos que podemos descobrir maneiras criativas de estarmos no mundo. Do meu ponto de vista, é evidente que quem não faz estes mergulhos fica sempre na superfície.

Não se conhece.
Não se supera.
Não se reformula.
Não se reinventa.
Não vive a vida em sua plenitude.

- por Regina Volpato.

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.