Acredite em sua habilidade


"A coragem vem de se querer fazer. A segurança vem de saber que se pode fazer. A confiança vem de se ter feito."
(Anônimo)

Tema do dia: Timidez

Há diferentes formas de ver a timidez: como sendo uma sensação de impotência diante uma ou mais pessoas ou medo pela falta de confiança em si próprio. Sem dúvida, TODOS sentimos uma certa timidez em certas circunstâncias do dia-a-dia. Em casos extremos, a timidez pode transformar em doença ou em um grande problema em nossas vidas. No entanto, sabendo lidar com ela, podemos criar grandes momentos, oportunidades, amigos.. ou até mudar o rumo da vida.

A palavra timidez vem do latim timere, que quer dizer “ter medo”. Daí, vencer a timidez é como encarar o medo, enxergá-lo como sua "dose de equilíbrio", ou ainda, um "mal necessário". Além disso, precisamos tomar mais iniciativas, criticar-se menos e valorizar mais você e menos a opinião dos outros. Seja mais confiante, não busque fórmulas ou espelhos, confie em si própria, na sua personalidade, originalidade... É melhor errar tentando, do que perder pelo medo!

"Medo é oportunidade para a coragem, e não prova de covardia." (John McCain)
___________________
Existem dois tipos de timidez:
a) Timidez situacional: a inibição se manifesta em ocasiões específicas, e portanto o prejuízo é localizado (por exemplo: a pessoa interage bem com a autoridade e pessoas do sexo oposto, mas sente vergonha de falar em público);
b) Timidez crônica: a inibição se manifesta em todas as formas de convívio social. A pessoa não consegue fazer amigos e falar com estranhos, intimida-se diante da autoridade, tem medo de falar em público etc.

Philip Zimbardo, da Universidade de Stanford, se refere ainda a outra espécie de tímido, aquele que não teme o relacionamento social, simplesmente prefere estar só, sentindo-se mais confortável com suas idéias e com seus objetos inanimados do que com outras pessoas. Esta seria a pessoa comumente chamada de introvertida, que tem muitos pontos em comum com o tímido e se torna vulnerável a transtornos de ansiedade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Mélica! Que fofo esse seu blog.. com uma escrita involvente! Parabéns.. Vc desenvolve bem os temas. Beijão da Anita_K.

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.