Bons Fluidos



Dizem que, frente a um copo com água até a metade, o otimista o enxerga meio cheio, enquanto o pessimista o considera meio vazio.



Tema do dia: Otimismo

Sobre o tema de hoje, há um artigo na Revista Bons Fluidos muito bom, que discute bem o assunto, vale a pena dar uma lida na íntegra:

"Nutrir a esperança no futuro e perceber o lado positivo das experiências é um aprendizado como qualquer outro, dizem os especialistas. A qualquer momento, pode-se começar a ver o mundo sob um novo ângulo mais favorável. Aqui você descobre como trazer otimismo para todos os momentos de seu dia.

A felicidade e a realização nascem da maneira positiva como encaramos as responsabilidades e o futuro. Basta querer olhar tudo sob um novo ângulo. Ou, melhor, aprender a fazer isso.

“O verdadeiro otimista tem noção das limitações, mas sabe se adaptar a elas. Se chove na praia, ele confia que o tempo vai melhorar. E, se não melhorar, acha que pode descansar, tirar o atraso nas leituras. Já o pessimista espera que tudo aconteça do jeito que ele quer e, caso contrário, se deixa paralisar pela frustração e mergulha na negatividade”, resume a psicóloga Beatriz Cardella, de São Paulo.

“Otimismo não significa minimizar os problemas, mas confiar na capacidade de tomar o controle da situação e partir para a ação mesmo sabendo que a solução pode ser transitória”, continua a psicóloga. Isso é o que na física se chama resiliência – a propriedade de um corpo voltar à forma original depois de sofrer pressão ou tensão.

Fonte:
http://bonsfluidos.abril.com.br/extra/a/auto1.shtml

"Poucos são aqueles que vêem com seus próprios olhos e sentem com seus próprios corações." (Albert Einstein)

__________________
Ensinamento do dia:

Lao Zi (também escrito e pronunciado Laozi, Lao Tzu, Lao Tsé, Lao Tzi, Lao Tseu ou Lao Tze na forma de Wade-Giles), foi um famoso filósofo chinês. Sua imagem mais conhecida o representa sobre um búfalo, o processo de domesticação deste animal é associado ao caminho da iluminação nas tradições zen budistas. A ele é atribuída a autoria de uma das obras fundamentais do Taoísmo: o Tao Te Ching. A influência deste livro é tão disseminada que tornou-se na atualidade um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.

"Quando eu me despojo do que eu sou, eu me torno o que eu poderia ser." (Lao Tzu)
Lao-Tsé é tradicionalmente considerado o fundador do Taoísmo, movimento com vertentes filosóficas e religiosas distintas designadas por nomes diferentes em chinês: Tao Chia é o têrmo que se refere ao taoísmo filosófico; Tao Chiao é o têrmo que se refere taoísmo religioso. Junto com o Confucionismo e o Budismo, o Taoísmo, integra os fundamentos da tradição espirtual da China.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Lao_Zi)

Um comentário:

Ana Paula disse...

Tão difícil ficar otimista todo o tempo... Adorei seu blog! Beijo.

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.