Eis a questão


"Comece fazendo o que
é necessário,
depois o que é possível e,
de repente,
você estará fazendo
o impossível."
(São Francisco de Assis)


Tema do dia - Decisão

Hoje vamos discutir sobre a importância em tomar decisões certas na vida. Primeiramente, é fundamental saber lidar com nossas dúvidas, como também analisar a situacão, enxergar a verdade, questionar, pensar nas consequências, ouvir opiniões e seu instinto/coração, além de repensar antes de agir! As decisões, por menores que sejam, são estruturas essenciais na qualidade da vida pessoal e profissional. Saber o que quer, acreditar nos seus sonhos ou mesmo planejar sua vida, e segui-lo, é como criar oportunidades, ou seja, caminhos a seguir. Embora seja uma tarefa difícil, tomar a decisão certa (na hora certa!) é o que nos proporcionará um futuro melhor.

O que fazer???

1. Analise bem os "pós" e "contras" = Pensando nas consequencias
2. Saiba o que realmente quer = Criando bons objetivos e/ou meta
3. Mantenha a mente aberta a novas ideias = Superando medo, ansiedade e insegurança

Pense bem: A forma que decidimos nossa vida parte do nosso ponto de vista, nossas experiências, ou seja, da maturidade que vamos adquirindo com o tempo, daquilo em que entendemos ser certo ou errado, como também da nossa personalidade. No entanto, se você escolhe tomar qualquer decisão, esteja preparado para qualquer resultado. A decisão certa é aquela em que estamos preparados a seguir!
"Se você não sabe para qual porto está navegando, nenhum vento é favorável."
(Sêneca)
"Toda decisão que você toma - toda decisão - não é uma decisão sobre o que você faz. É uma decisão sobre Quem Você É. Quando você vê isso, quando você entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um modo novo. Todos eventos, ocorrências, e situações se transformam em oportunidades para fazer o que você veio fazer aqui."
(Neale Donald Walsch)
_____________________
Ensinamento do dia: A Virtude da Prudentia em Tomás de Aquino* - a virtude da tomada de decisão certa: "Se hoje a palavra prudência tornou-se aquela egoísta cautela da indecisão “em cima do muro"; em Tomás, ao contrário, prudentia expressa exatamente o oposto da indecisão: é a arte de decidir-se corretamente, isto é, com base não em interesses oportunistas, não em sentimentos piegas, não em impulsos, não em temores, não em preconceitos etc., mas, unicamente, com base na realidade: em virtude do límpido conhecimento do ser..."

*Tomás de Aquino tentou mostrar que a filosofia e a religião não podiam competir. Eram 2 caminhos que levavam à um mesmo fim. Tinha como objetivo mostrar a existencia de Deus, usando a razão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nooooosa! Cada post melhor que o outro... bom d+ de ler!! /Abracos, Bia

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.