Sensibilidade à flor da pele

"Ando tão à flor da pele que meu desejo se confunde com a vontade de não ser." (música: Vapor Barato/Flor da Pele, por Zeca Baleiro)

Tema do dia: Sensibilidade

Hoje comemora-se o Dia de São Valentim (Saint Valentine's Day or Valentine's Day) em muitos países, assim como aqui pela Europa, é o mesmo que o Dia dos Namorados (comemorado em 12 de junho no Brasil, por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro). Este dia está associado com a troca mútua de recados de amor, doces, flores ou presentes para quem se gosta. E claro, nesse "dia de amor" o nosso tema é a sensibilidade!!

Segundo a filósofa Márcia Tiburi, no site citado abaixo, "chamamos sensibilidade ao conjunto de nossos sentimentos e sensações e modo como os experimentamos". Ela cita ainda que "o que melhor resume a sensibilidade é que ela é uma capacidade de ter atenção às coisas, o modo como nos dispomos ao que não somos e não conhecemos." A nossa sensibilidade está ligada às nossas emoções, sensações, percepções de como nos vemos e como vemos o mundo. Perceber, reconhecer quem somos e o nosso valor próprio é a base para lidar melhor conosco e com as coisas da vida.

"O coração tem razões que a própria razão desconhece."

De fato é difícil entender o nosso coração, assim como, não há como controlar os nossos sentimentos ou prever as nossas reações diante de certos acontecimentos da vida. Mas a busca do nosso equilíbrio é necessário para sentir-se bem, tranquila, satisfeita e positiva.

Sinta a vida com mais sensibilidade.

Embora "ter sensibilidade" não queira dizer, necessariamente, "ser sensível"!
Saber dosar essa diferença é a chave para o equilíbrio, assim como na música do Faith No More:
"That's why I'm easy I'm easy like Sunday morning... I wanna be high, so high.. I wanna be free to know the things I do are right. I wanna be free, just me, babe!"
É sempre
bom...
amar e
saber amar
os outros,
mas...
amar e
saber amar
a si próprio
é um
desafio
diário.
...
_____________________
Ensinamento do dia: "Os gregos usavam a palavra Aisthesis para significar a sensação em geral ou a capacidade perceber. Depois, e ao longo da tradição filosófica, tais informações seriam trabalhadas pela razão capaz de recolher os dados confusos e elaborar conceitos e juízos a partir deles. Platão pensava que a sensação era uma capacidade humana insuficiente para o alcance da verdade. Baumgarten usará o termo dos gregos para fundar no século XVIII a disciplina chamada “Estética”, que se ocupará, segundo ele, do conhecimento dos sentidos."

“Ame ao Senhor com todo o seu coração ... e ao seu próximo como a si mesmo” (Lucas,10,27)

3 comentários:

Anônimo disse...

Happy Valentine´s day for U too!! (L)
Kisses, Half.

Anônimo disse...

Olá Melica,
puxa, muito bom conhecer pessoas tão legais como você por meio do blog. Achei muito legal o seu estilo e pretendo visitar mais vezes o seu espaço...
abraço

Blogger da Angell disse...

ADOERI SEU BLOG,MUITO LEGAL..PARABÉNS!
BJUS!

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.