Pensamentos da mente


"Mandar obedecer aos instintos é como mandar obedecer às pessoas. Pessoas dizem coisas diferentes: assim também fazem os instintos. Nossos instintos estão em guerra. Cada instinto, se você ouvi-lo, reivindicará ser satisfeito às custas de todo o resto." (C. S. Lewis)

Tema do dia: Instinto

Em muitos momentos na vida somos dirigidos pelos nossos desejos. Desejos que surgem de alguma motivação, estímulo, vontade ou instinto. Mas, o que é instinto? No dicionário, a definição de instinto refere-se a um "estímulo ou impulso natural, involuntário, pelo qual homens e animais executam certos atos sem conhecer o fim ou o porquê desses atos."

Chamamos de "instinto" as ações ou reações inconscientes, espontâneas, sendo independente da nossa razão. No entanto, as ações instintivas não estão diretamente relacionada as ações intuitivas. A intuição, segundo o dicionário, é o "conhecimento imediato e claro, sem recorrer ao raciocínio", isto é, a capacidade de pressentir. Em outras palavras: "o instinto não raciocina; a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio. O instinto varia em suas manifestações, conforme às espécies e às suas necessidades. Nos seres que têm a consciência e a percepção das coisas exteriores, ele se alia à inteligência, isto é, à vontade e à liberdade."

Fonte: www.xr.pro.br/Exeriana/PsicoXR.html e www.guia.heu.nom.br/instinto.htm

**********************

Ensinamento do dia: Sigmund Freud argumentava que o princípio do prazer, na verdade, exprimia impulsos primitivos, animais.

Neurocientistas como Donald W Pfaff, da Universidade Rockefeller, e Jaak Panksepp, da Universidade Estadual de Bowling Green, acreditam hoje que os mecanismos instintivos que regem a motivação humana são ainda mais primitivos do que imaginava Freud. Nossos sistemas básicos de controle emocional são iguais aos de nossos parentes primatas e aos de todos os mamíferos. No nível profundo da organização mental que Freud chamou de ID, a anatomia e a química funcionais de nosso cérebro não são muito diferentes daquelas dos animais que vivem nos currais ou dos bichos de estimação.

(SCIENTIFIC AMERICAN Brasil - ANO 3 - N°25 - Junho/2004 - www.sciam.com.br)

Fonte: http://www.guia.heu.nom.br/instinto.htm

***********************
Assista ao documentário da BBC/TLC Co (em português), apresentado pelo Discovery Channel.
Instinto humano - Desejos mais profundos

Por que 21 mil km de batom são vendidos por ano? O que cada um de nós fará mais de 3 mil vezes durante a vida? Por que 18 mil litros de loção pós-barba são usados todos os dias? Como queimaremos 250 mil calorias ao longo da vida? E o que 240 milhões de pessoas estarão fazendo hoje à noite?

No fim, tudo se resume a uma coisa. O que é? Assista-o.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez.. a-do-rei!
Muito bom esse vídeo tb!;) Vou assistir a continuidade..
Beijooooos,
Bia.

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.