Entendendo sua posição


"Nenhuma influência é tão poderosa quanto aquela de mãe." (Sarah Josepha Hale)


Tema do dia: Influência


Quando começamos a ver a realidade com os nossos próprios olhos, percebemos o quanto somos influenciados. Grande parte do nosso entendimento sobre a vida (o que é certo ou errado) vem da influência e aprendizado dos pais ("velhos e experientes"). As respostas daqueles tantos "porquês" são adquiridas através dos amigos, familiares, professores, médicos, padres, escritores, psicólogos... enfim! Nos são repassados os conceitos, as fórmulas, o modo de fazer, ser e agir. Quando crescemos vamos criando nossa própria percepção da vida pelas experiências e por nossos sentidos.

A soma da educação, formação e/ou estrutura de vida que temos têm como resultado nosso modo de ser e ver o mundo, quanto mais experiência e consciência do nosso pontecial, menos barreiras e limitações criaremos em nossas vidas.


"Escutar, e não a imitação, pode ser a mais sincera forma de elogio. Se você quer influenciar alguém, esculte o que ele diz. Quando ele terminar de falar, pergunte sobre quaisquer pontos que você não entendeu. Então diga a ele o que você quer e aponte as áreas onde você está de acordo e aquelas onde você não concorda. Ele ficará lisonjeado que você tenha escutado intencionalmente, que você o levou a sério, e que você verdadeiramente deseja entender sua posição."

(Dr. Joyce Brothers)

5 comentários:

Ana Paula Montandon disse...

Mel, já lhe disseram que você é uma boa filósofa? Cada dia, um tema mais interessante. Bom te ler e, ah, deixei um recadinho na meme que lhe mandei. Obrigada por participar!

Carlinha Salgueiro disse...

Melica, adorei teu blog também, e até roubei o bonequinho que toca música...
Olha, influência, ou aprendizado, o importante é que possamos aperfeiçoar e influenciar alguém depois, temos que ser melhores que os mestres, não importa se são pais, médicos, professores...
Belo texto!
Beijos!

Poliane Latta disse...

Fala Menina Mélica!! Tudo joia??

Vim aqui te convidar para tomar um café comigo lá no RUMOREJO!! Venha ver como!!

Bjsss

Fernanda disse...

Olá Mélica!
Como mãe a tempo integral vejo a influência que exerço nos meus filhos; desde expressões verbais a reacções perante determinadas situações, revejo-me constantemente.Esse espelho também me serve para reflectir sobre mim e reparar o que não está bem. Todos nos influenciamos, se estivermos motivados para a observação e mudança.
Boa semana!
Beijo.

OAlbergueiro disse...

eu gostei bastante do que voce escreveu, sempre reflexivo, mas sem extrapolar, muito legal, eu concordo com tudo e acrescento se bem que isso é particular a cada um um pouco de aventura, é necessário um pouco de aventura sempre, alem da educação, da informação, da formação e da estrutura de vida, um pouco de aventura de realizar sem saber realmente o fim, de experimentar é necessário para separar o bom do ruim, eu acho!

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.