A qualidade de seus pensamentos


"Para melhorar a qualidade de vida, melhore a qualidade de seus pensamentos."
(Brian Tracy)

Tema do dia:
Qualidade de vida

Pensadores europeus defendem a necessidade de resgatar valores como tempo, tranqüilidade e espaço no cotidiano para alcançar o bem-estar.

Qualidade de vida não se resume a saúde física e dinheiro suficiente para comprar tudo aquilo que se deseja. Por isso, uma corrente de pensadores europeus, como o sociólogo italiano Domenico De Masi e o filósofo alemão Hans Enzensberger, vem chamando a atenção para a importância de um conjunto de seis princípios essenciais - direitos de todo ser humano - que estão cada vez mais escassos nos dias de hoje: ambientes saudáveis, espaço, tranqüilidade, autonomia, contemplação da beleza e tempo. O que realmente vale a pena na vida não está ligado ao material e pode ser usufruído por qualquer pessoa, garantem os teóricos. E constatam muitas pessoas que já despertaram para essas necessidades:

1. Ambiente saudável
2. Espaço
3. Tranquilidade
4. Autonomia
5. Contemplação da beleza
6. Tempo

O fundamental é não perder de vista o que realmente é essencial:
"É preciso ter coragem para assumir os seus próprios desejos e se responsabilizar por eles. Muitas pessoas têm medo da felicidade porque temem fracassar e não ter a quem culpar. Esse sentimento desloca o indivíduo do grupo, o que pode gerar uma crise de identidade, um receio de não pertencimento", analisa o psiquiatra Jorge Forbes.
.
O resgate de valores adormecidos, como pregam os pensadores europeus, é um bom começo para a promoção dessas mudanças em busca do bem-estar. O melhor é que todos têm esses instrumentos dentro de si.

Fonte: "6 Caminhos para a Felicidade - Como melhorar sua qualidade de vida num mundo cada vez mais exigente" - Link da revista aqui --> Revista IstoÉ

3 comentários:

Anônimo disse...

Tranquilidade é tudo, mas nao é a coisa mais fácil de conseguir.
att
Iara Alencar

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Hoje em dia as pessoas vivem e sobrevivem em busca de alvos materiais e, acabam esquecendo de se divertir e de curtir o que a vida tem de melhor: VIVER!
Por vezes tive que dar um basta em pensamentos e desejos que inundavam e as vezes ainda enchem meus pensamentos. Mas ai é a hora de parar tudo e perguntar a si mesmo: Preciso mesmo destas coisas, ou só quero te-las?
É difícil permanecer por um longo período em real tranqüilidade, pois problemas sempre surgem no decorrer da vida. Mas devemos aprender lidar e aceitar que isso tudo faz parte.
Ter seu espaço e poder usar um pouco de vaidade é essencial para nos sentirmos felizes. Estar de bem consigo mesmo é o primeiro passo para alcançar um pouco de felicidade na vida.

Novamente, meus parabéns pelo blog. Como sempre com maravilhosos posts. Por isso sempre retorno.

Até logo!

Anônimo disse...

O que levamos em nossos pensamentos, na mente....reflete no nosso dia-a-dia.

beijos
saudades do seu cantinho !!! Estou me reorganizando nas minhas visitas.

beijos

Ahhhh...abri um outro espaço: visite-o: http://simplesexpressao.blogspot.com

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.