O desafio de tornar-se si mesmo


“Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro , acorda!”
(Carl Gustav Jung)

Tema do dia: Si-mesmo (Self)

O Si-mesmo é o centro de toda a personalidade. Dele emana todo o potencial energético de que a psique dispõe. Jung conceituou o Si-mesmo da seguinte forma: “O Si-mesmo representa o objetivo do homem inteiro, a saber, a realização de sua totalidade e de sua individualidade, com ou contra sua vontade. A dinâmica desse processo é o instinto, que vigia para que tudo o que pertence a uma vida individual figure ali, exatamente, com ou sem a concordância do sujeito, quer tenha consciência do que acontece, quer não.”

Para Jung, o Self não é apenas o centro, mas também toda a circunferência que abarca tanto o consciente quanto o inconsciente, ele é o centro desta totalidade, tal como o Ego é o centro da consciência. O desenvolvimento do Self não significa que o Ego seja dissolvido.

A partir do momento que o homem descobriu a existência do desconhecido dentro de si mesmo, tornou-se de vital importância descobrir algo a respeito deste lado obscuro do qual não temos a menor consciência.


“Cada qual tem de encontrar seu próprio caminho. No entanto, se a pessoa se recusa a pensar que tem um problema interior não conseguirá sair da encruzilhada. Ninguém pode substituí-lo.
Temos de aprender a reconhecer nosso próprio âmago.”
(Joseph Campbell)

Assim, olhar para dentro é o despertar da alma que clama por individuação. Olhar para dentro é respeitar a si próprio. É respeitar as demandas de sua psique e aceitar os tesouros e as pedras de sua personalidade.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Self
http://www.psiqweb.med.br/persona/jung2.html
www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/por_vida_saudavel/desafio_tornar.asp

************************
Ensinamento do dia:
O Eneagrama (do grego Ennea = nove e grammos = figura ou desenho) é um antigo sistema de sabedoria, criado há cerca de 2500 anos. De acordo com o eneagrama, todos nós temos um pouco de cada uma delas, de acordo com a situação. Cada pessoa, assim, pode possuir traços dos nove pontos do Eneagrama, mas possui apenas um Tipo, que não muda. Existe, entretanto, evolução dentro de cada Tipo, em seus diferentes níveis de desenvolvimento e consciência. O teste pode ser feito nesse endereço: http://www.fredport.com/TESTENEA1/tstenea2.htm

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eneagrama

Khristian Paterhan fala sobre o Eneagrama no programa Mais Você, de Ana Maria Braga.





Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

5 comentários:

Ana Paula Montandon disse...

Mel,
minha frase preferida é a inscrição do Oráculo de Delfos: "Conheça-te a ti mesmo!"
Que bom que escolheu este tema hoje, adorei lê-lo!

dän disse...

muito bom entrar aqui, eu me sinto bem, me faz bem... os textos, a sua forma de se expressar! adoro. beijao da sua mais nova amiga blogueira aqui...rs.

dän disse...

sei que a mensagem ficou repetitiva, mas deu para entender né...rs.

Unknown disse...

Ola Mélica!
Obrigado por divulgar o Eneagrama!
Parabens pelo Blog.Agora disponibilizei varios testes de eneagrama para todos os gostos.Veja em www.escolaeneagrama.com.br
Um abraço!
Khristian Paterhan

H K Merton disse...

Mélica,

Estou encantado com o seu blog. Amei o post e estou linkando você no meu espaço se me permitir. Parabéns e continue com o bom trabalho.

Na minha última postagem, sobre o sofrimento, usei as mesmas citações de Jung e Campbell que você usou aqui!

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.