Por trás da inquietude

"O que ajuda a sorte é o hábito de: observar as oportunidades; de ter uma mente paciente, mas inquieta; de sacrificar o conforto ou a vaidade, ou de unir o amor pelo detalhe para projetar o futuro; e de passar através dos tempos difíceis corajosa e entusiasticamente." (Victor Cherbuliez)

Tema do dia: Inquietude

É comum procurarmos por psicólogos, horóscopo, tarólogos, videntes e afins na intenção de conhecer o que está por vir ou quando incompreedemos certos acontecimentos da vida - surgindo incertezas ou inquietudes dentro de nós.

"A amizade consigo mesmo é crucial, porque sem ela não se pode ser amigo de ninguém mais no mundo."
(Eleanor Roosevelt)

Na verdade, só nós mesmos curamos nossas inquietações. Os outros até poderão confortar-nos com o que queremos ouvir - traçando prováveis acontecimentos, que podem amenizar nossas angústias, mas não curá-las. Se tivessem de fato tais poderes, nada valeria se não agíssemos seguindo o caminho assim "traçado" por eles - porque imóvel... nada acontece!

Por trás da inquietação, o que precisamos é de "paz interior" - porque a "guerra" está dentro de nós. Não será no lado de fora que encontraremos a verdadeira (e definitiva) solução. É preciso fazer uma autoreflexão, isto é: reconhecer os erros, valorizar as qualidades, evitar repetições, ultrapassar os limites e desenvolver o lado mais fraco para assim obter o equilíbrio!

"Se sou orgulhoso, tenho que desenvolver a humildade; se sou egoísta, tenho que ser mais generoso; se sou reflexivo, tenho que ser mais expansivo; se sou sonhador tenho que ser mais prático; se fui traído tenho que aprender a perdoar; se sofro necessito buscar a harmonia."

*Texto baseado no livro "Onde está minha felicidade?"
(escrito por Nei Naiff - Ed. Nova Era)
www.neinaiff.com/autoajuda/autoconhecimento.htm
____________________
Ensinamento do dia: Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade. O existencialismo considera cada homem com um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino. O existencialismo afirma o primado da existência sobre a essência, segundo a célebre definição de Sartre: "A existência precede a essência." Essa definição funda a liberdade e a responsabilidade do homem, visto que esse existe sem que seu ser seja definido de maneira alguma.

“A felicidade não está em fazer o que a gente quer e sim em querer o que a gente faz.”
(Jean-Paul Sartre)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Existencialismo
Leia mais: http://www.cobra.pages.nom.br/ftm-existencial.html

2 comentários:

Chawca disse...

Somos seres em constante mutação..

Gopstei muito dao texto baseado no livro Obde está minha felicidade..

Vou mostrar para uma pessoa que esta precisando...

Anônimo disse...

Que demais os seus posts, mesmo sem comentar todos os dias, eu estou sempre lendo, viu? Bom fim de semana pra vc, mélica.
Antenando_X7

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.