Acrescente vida aos seus dias


"Não acrescente dias a sua vida,
mas vida aos seus dias."
(Harry Benjamin)


Tema do dia: Vazio

"Todas são maneiras de preencher um vazio interno com algo externo. Com isso, a frustração e a insatisfação permanecem, diminuindo cada vez mais a auto-estima, pois a pessoa se sente incapaz.

Estamos num momento em que a busca pelo TER infelizmente sobrepõe-se facilmente ao SER. O que acontece? Por que as pessoas acreditam que ao obterem algo material ou externo, suas vidas mudarão? Por que, mesmo apesar dessa busca incessante, há tanta ansiedade, tensão, doenças? Por que tantas pessoas infelizes, sofrendo, sentindo-se sozinhas e principalmente, com uma sensação profunda de vazio?

A solidão só é sentida quando a própria pessoa se abandona. Todos podem até te abandonar, mas você não pode nunca fazer o mesmo.

Do ponto de vista emocional, qualquer fuga é negativa, pois sempre que se foge de uma situação, na verdade se está fugindo dos próprios sentimentos. Ou, o que é pior, representa uma fuga de si mesmo e do que está dentro de si, ainda que inconsciente. Por isso, mesmo depois de ter saciado sua vontade, sentido prazer - momentâneo, claro - o vazio continua. "

*Texto de Rosemeire Zago
(Psicóloga clínica com abordagem jungiana.
Desenvolve o autoconhecimento e ministra palestras motivacionais.)
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mélica
É um texto mt propício aos dias de hj. Devemos encarar nossos medos de frente pois ao fugirmos sempre criamos um novo problema.

Um beijo e ótima semana!

Anônimo disse...

Mélica,

Super verdadeira a frase do Harry Benjamin.
Por pior que seja a situação precisamos lutar.
O que depende de nós, não adianta esperar pelos outros.

Ótima semana

Anônimo disse...

hihi... don't know if you know english but i saw the english version of your blog... Interesting blog you have!

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.