Relaxar o corpo induz relaxar a mente

"Quando você encontra paz dentro de você mesmo, você se torna o tipo de pessoa que consegue viver em paz com os outros."
(Peregrinos da Paz)

Tema do dia: Relaxamento

Se houver uma maneira fácil para reduzir as tensões do dia a dia e sentir mais prazer, você se interessaria?

Comece observando sua testa. Há alguma tensão por ali? Se houver, relaxe, solte os músculos da região. Agora note seus ombros e faça o mesmo. De novo com os quadris. Agora pegue um objeto qualquer que esteja perto de você e segure-o com os braços estendidos à frente. Procure agora reduzir o excesso de tensão muscular, relaxando o que for possível no braço e na mão enquanto continua segurando o objeto.

Se você não pratica relaxamento ou meditação com regularidade, provavelmente notou que havia energia além da necessária sendo aplicada em cada situação, e retirá-la não afeta o resultado final. Eliminar a tensão não-útil é um princípio da Yoga, chamado "relaxar na postura". Após se atingir alguma postura, reduz-se a energia aplicada à permanência. (...)

Há duas formas de se relaxar na postura: através de várias operações de relaxamentos parciais (testa, ombros, quadris, pernas) ou uma só: de uma vez você solta o que puder no corpo inteiro. Fazendo, rapidamente você vai descobrir sua melhor maneira. Sem contar que, quando se tornar um hábito, você nem precisará comandar conscientemente. E se quiser que isto aconteça mais rapidamente, faça alguns exercícios de imaginar-se relaxando na postura em situações variadas.

Veja mais idéias de situações onde aplicar o princípio:
- Agora!
- Ao caminhar
- No beijo
- Ao assistir uma aula ou palestra
- Ao fazer um carinho (imagine-se recebendo um de uma pessoa que está relaxada na postura!)
- Ao clicar o mouse ou digitar
- Ao refletir para tomar uma decisão
- Quando estiver com raiva
- Ao pentear os cabelos
- Ao se esfregar no banho
- Ao esperar o elevador
- Ao esperar um monte de coisas!
- Enquanto apenas curte a água quente no banho
- Em momentos de prazer em geral

Você já deve ter percebido a infinidade de situações nas quais se pode relaxar na postura. E você ainda pode combinar o relaxamento com a respiração: ao expirar, solte-se.

Haverá porventura alguma situação em que não convém fazer isto? Talvez, como por exemplo nos casos em que a tensão extra faça parte de processos que levam você a agir. Nestes casos relaxar pode não ser a melhor opção. Como regra geral, considere relaxar na postura quando for útil aos seus objetivos, e não aplique o princípio quando perceber que atrapalha mais do que contribui. Sua experiência é a melhor mestra.


Bom proveito e, só para fixar, que tal soltar-se agora em sua postura?

* Partes do texto de Virgílio Vasconcelos Vilela.
Fonte:
http://www.possibilidades.com.br/meditacao/relaxar_na_postura.asp

Neste vídeo sobre Relaxamento com Isabela Fortes, você encontra mais algumas dicas:

5 comentários:

Anônimo disse...

Mélicaaaaaa!
ótima, ótima, ótima dica!:)
to precisando (e muito!) relaxar..
beijo da Bia.

Chawca disse...

Olha eu sentado fazendo relaxamento via Youtube.,,,,coisas do mundo moderno...

A falásia do Bocage disse...

Oi Mélica!!
Me chamos Joan Pablo e moro no Rio De Janeiro. Por acaso, encontrei o seu blog, pois justamente estava pesquisando sobre meditação e relaxamento. Faço Yoga e acredito que é fundamental, as pessoas se voltarem para o interior, com certeza, nossa essência vital reside dentro de nosso ser. Acredito que a grande missão da vida é essa, ou seja, buscar o absoluto que existe em cada um de nós!
Tenha um dia feliz!
Namastê!
Joan Pablo
Rio de Janeiro

SLiM disse...

Nossa muito boa essa idéia de relaxar
na postura. :D
Eu sempre faço um relaxamento
pelas etapas cabeça,ombros,quadris,etc.
Mas as vezes achei muito demorada demais,
ja essa idéia de ralaxar na postura me parece muito mais pratica.

Be Happy! disse...

olá!

o teu blog está muito bem organizado! tem conteudos muito interessantes...

no ambito de um prjecto escolar tambem criamos um site http://dontworrybehappy.pt.la/ ... visitem e comentem!

xD

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