"Eu sou eu e minha circunstância"


"Experiência é o nome que cada qual dá aos seus próprios erros."
(Oscar Wilde)

Tema do dia: Experiência

A experiência da vida, apesar de determinar a nossa visão da realidade, tende a ser esquecida, a permanecer inconsciente. (...)

Cada detalhe de nossas vidas está afetado pela perspectiva que ocupamos. Perspectiva espacial, temporal, afetiva. Vital, enfim. Herdamos uma interpretação das coisas que nos cercam; interpretação não apenas teórica, mas também prática. Essa experiência herdada junta-se àquela que adquirimos pessoalmente ao viver e nos permite lidar com as coisas ao redor, com aquilo que nos cerca.

"Eu sou eu e minha circunstância" é a conhecida sentença de Ortega y Gasset. Ela mostra claramente que nem eu, nem aquilo que nos cerca - a circunstância - é tudo. O fundamental é o eu me encontrando com essa circunstância, isto é, a minha vida. A vida de cada um, realidade radical onde se radicam todas as outras realidades. É em minha vida que deparo com as coisas e comigo mesmo. Viver é estar vivendo, é drama, onde encontro a mim e as coisas.

Não nos basta, porém, a experiência de coisas. Essas são realidades radicadas na minha vida. Faz falta uma outra forma de experiência: a experiência da vida. Faz parte da realidade de cada vida ter uma visão do que é a própria vida. Sem essa visão - mais ou menos consciente - não seria possível viver.

*Parte do texto de Sylvio R. G. Horta
(Mestre e doutorando Feusp)


Fonte:
.
.
****************************************
Leia também: Como uma onda
****************************************

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei vim aqui hoje (e como sempre!);)
Bjs da Bia pra ti..

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.