"Experiência é o nome que cada qual dá aos seus próprios erros."
(Oscar Wilde)
Tema do dia: Experiência
A experiência da vida, apesar de determinar a nossa visão da realidade, tende a ser esquecida, a permanecer inconsciente. (...)
Cada detalhe de nossas vidas está afetado pela perspectiva que ocupamos. Perspectiva espacial, temporal, afetiva. Vital, enfim. Herdamos uma interpretação das coisas que nos cercam; interpretação não apenas teórica, mas também prática. Essa experiência herdada junta-se àquela que adquirimos pessoalmente ao viver e nos permite lidar com as coisas ao redor, com aquilo que nos cerca.
"Eu sou eu e minha circunstância" é a conhecida sentença de Ortega y Gasset. Ela mostra claramente que nem eu, nem aquilo que nos cerca - a circunstância - é tudo. O fundamental é o eu me encontrando com essa circunstância, isto é, a minha vida. A vida de cada um, realidade radical onde se radicam todas as outras realidades. É em minha vida que deparo com as coisas e comigo mesmo. Viver é estar vivendo, é drama, onde encontro a mim e as coisas.
Não nos basta, porém, a experiência de coisas. Essas são realidades radicadas na minha vida. Faz falta uma outra forma de experiência: a experiência da vida. Faz parte da realidade de cada vida ter uma visão do que é a própria vida. Sem essa visão - mais ou menos consciente - não seria possível viver.
*Parte do texto de Sylvio R. G. Horta
(Mestre e doutorando Feusp)
Fonte:
.
.
****************************************
Leia também: Como uma onda
****************************************
Um comentário:
Amei vim aqui hoje (e como sempre!);)
Bjs da Bia pra ti..
Postar um comentário