Entendendo o mundo


"Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia." (W. Shakespeare)

Tema do dia: Filosofia

Filosofar é uma necessidade - é uma forma de pensar sobre as questões enigmáticas da vida. Quando pensamos em Filosofia, não há como não pensar em Sócrates e seu discípulo Platão. Este excerto (abaixo) foi retirado do livro "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder, que é, em outras palavras, uma curta história da amizade e influência entre eles, que repercutiu por toda a história da Filosofia:

Sócrates (470-399 a.C.) talvez seja a personagem mais enigmática de toda a história da filosofia. Ele não escreveu uma única linha e, não obstante, está entre os que maior influência exerceram sobre o pensamento europeu. (...)

Sócrates dizia que a relva e as árvores do campo não podiam lhe ensinar nada. E ele era capaz de ficar horas parado, totalmente mergulhado em pensamentos. Enquanto viveu já era visto como uma pessoa enigmática e logo depois de sua morte foi considerado o fundador das mais diversas correntes filosóficas. E justamente porque era tão enigmático e porque o que dizia podia ser interpretado de diferentes formas é que correntes filosóficas tão diferentes puderam reivindicá-lo como o precursor de seus princípios. Apesar disso, Sócrates foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.

Conhecemos a vida de Sócrates sobretudo através de Platão, seu discípulo e também um dos maiores filósofos da história. Platão escreveu muitos Diálogos, ou conversas filosóficas, nos quais Sócrates aparece. Quando Platão dá a palavra a Sócrates, não podemos afirmar com toda a certeza que foi Sócrates quem realmente disse tais palavras. Por isso não é fácil separar os ensinamentos de Sócrates dos de Platão. Apesar disso, não é muito importante saber quem Sócrates “realmente” foi. É sobretudo a imagem que Platão pintou dele que inspira o pensamento ocidental há quase dois mil e quatrocentos anos.


***************************************************
Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - amor, amizade + sophia - sabedoria) modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade.

6 comentários:

Renata Livramento disse...

A gente filosofas o temo todo sem nem mesmo perceber!!!
esse livro é muito bacana, né!
Bjos! E ótima terça!

Anônimo disse...

Nossa ultimammente o que mais ando fazendo é me perguntando das coisas dessa vida, e assim acabo filosofando...rs. adorei!!

dän disse...

hm... se platão existisse eu seria apaixonada por ele... seria completamente platônico, claro (hehehee).. adoro platão! perfeito.

Anônimo disse...

Mélica
A filosofia está presente no cotidiano desde que o homem surgiu e começou a pensar.Parabéns pleo post, ótimo como sempre!

Te indiquei na meme dos 5 blogs...

Beijos

Ana Paula Montandon disse...

A Filosofia ajuda a gente a levar a vida de um jeito mais sábio e, portanto, menos difícil (porque fácil ela não é). Beijo!

Chawca disse...

Esse livro é muito legal, apenas me decepcionei um pouco com o fim...
E concordo com a Renata, as vezes filosofamos e nem percebemos...

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.