Falando em sentidos...


"Que contraste perturbador existe entre a inteligência radiante de uma criança e a frágil mentalidade de um adulto mediano."
(Sigmund Freud)
.
Matéria do portal de notícias da Globo:
.
Bebê lê lábios e percebe língua estrangeira
.
Crianças de quatro meses não precisam de som para diferenciar inglês de francês. Capacidade desaparece gradualmente, menos com nenês de famílias bilíngües.
.
O trabalho é uma demonstração poderosa de como os seres humanos possuem um "instinto da linguagem" - uma capacidade inata de absorver idiomas que precisa de pouquíssimo estímulo para se desenvolver. E, ao mesmo tempo, revela que essa capacidade é flexível e sujeita aos padrões ambientais nos quais a pessoa cresce.
.
(...)
No experimento, as crianças eram induzidas a ficar quietinhas no colo da mamãe e olhar para uma tela com a ajuda dos balões coloridos, que chamavam sua atenção. Depois, os pesquisadores passavam clipes de uma moça lendo trechos de "O Pequeno Príncipe" em inglês ou francês, dependendo da língua materna da criança.
.
.

10 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, q coisa incrivel!! Ja pensou botar um bebe pra escutar 8 linguas diferentes por dia... sera q da certo?!!?
Beijos, Dani

Bion disse...

Milagre da criação divina!
Bom fim-de-semana!

Renata Livramento disse...

Mélica eu sou a prova disso! Eu nasci nos EUA, mas voltei para o Brasil antes de falar. Claro que como cresci aqui minha primeira língua é o português, mas além de eu ter muita facilidade, na verdade a minha língua afetiva é o inglês!!!
bjos e bom fds!

Anônimo disse...

hasuahsuashas eu já tinha lido sobre isso, mas vi a compravação uns anos atrás. Uma tia que havi viajado pra polandia como interprete, casou com um sueco empresario de lá, ela fala portugues, alemão, ingles e sueco, ele fala umas 5-6 linguas também (mas o portgues é hilario... xD "Boa diia miaa juovem...") ele tiveram 2 filhos, ambos entendem as conversas dos pais em quaisquer um dos idiomas em especial a primogenita (katia acho... faz tempo que non os vejo) achei incrivel xD

dän disse...

impressionante esse post!
que lindo.

mel! vc nao viu a animação que eu coloquei antes do texto? é a mesma! hehehehe... só q coloquei como video! obrigada mesmo assimmmm, é linda demais né? eu adoro de monte.

Anônimo disse...

Oi Melica!!
Eu li q a Anne Rice ia começar a escrever livros sobre a vida de Jesus... parece q ela virou evangelica e agora abomina vampiros... Espero q nao seja verdade!!! Adoro os livros dela!!
Beijos, Dani

Luma Rosa disse...

Somos frutos do meio, não é assim? (rs*)
Uma explicação porque as crianças completamente surdas não falam.
Bom fim de semana! Beijus

Jonathan Ribas disse...

Da linguagem inata eu sabia um pouco a respeito, mas isso é incrível!
só que na realidade, crianças aprendem a falar inglês de 4 a 5 meses, SEM AULA, enquanto adultos...

Anônimo disse...

É fato sim! Tenho 2 sobrinhas que são filhas de diplomatas e nasceram na Alemanha. Cresceram ouvindo os pais falando português, alemão e inglês. Elas contam que às vezes sonham em outro idioma...
Beijos.

Anônimo disse...

muito interessante!!!

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.