Ouvindo com o coração


"As pessoas com as quais nos relacionamos são sempre um espelho refletindo nossas próprias crenças, e simultaneamente nós somos espelhos refletindo as delas. Assim, o relacionamento é uma das mais poderosas ferramentas para o desenvolvimento - se olharmos honestamente para nossos relacionamentos, nós conseguiremos ver muito sobre como nós os criamos."
(Shakti Gawain)

Tema do dia: Relacionamento

Quantos de nós usamos a sensibilidade e refletimos sobre as nossas relações com as pessoas que nos cercam: namorados, maridos, pais, filhos e amigos.

Para ser compreendido, é preciso compreender!

É necessário nos colocar no lugar do outro a fim de conhecermos nossas atitudes, reações e ações para com eles.

Comunicar é a base de qualquer relação.

A forma que compreendemos e "interpretamos os outros e o mundo" está relacionado com o nosso mundo interior. Por isso, "sair do nosso mundo" e figurarmos "no mundo do outro" - tentando entender o porquê, ajudará a relacionarmos melhor e a viver em harmonia com aqueles que dividem seu tempo e vida conosco. Assim, evitaremos conflitos - não omitindo ou fugindo de discussões, mas indo a fundo. Saber entender o que ouvimos, e vemos nos outros, saberemos "ler" o que está por trás do que elas querem dizer. É como ouvir o silêncio das palavras. Isto requer, sobretudo, a nossa sensibilidade.

por Mélica.

9 comentários:

Thiane disse...

Concordo 100% com a frase em destaque. Para se ter amigos é preciso cultivar os amigos. E isso dá trabalho, requer tempo e dedicação. Se colocar na posição do outro é fundamental. Mas cuidar do nosso interior é chave na hora de fazer o mundo girar um pouco mais a nosso favor. Feliz Dia das Mães pra vc também. Beijão
PS - Vou linkar vc lá no blog

Van disse...

Melica.......
Adorei o post!
Parabéns, querida!
Até daqui a pouco!
Beijuca

Anônimo disse...

Mélica
"Cominucar é a base de qualquer relação"
Frase perfeita!!!
Disse tudo.

Um beijo e ótima semana!

Anônimo disse...

Comunicar, na verdade, é a base de tudo. Sem comunicação, tornamo-nos em uma ilha, desligados do mundo e do que acontece.

Anônimo disse...

Mélica,

Gostei muito do seu post. Além disso hoje (14/05) completo 13 anos de casado.
Como em todos os relacionamentos, no casamento temos que praticar os itens que voce mencionou no seu post: comunicação, sensibilidade, ouvir o que não é dito, compreensão. É preciso transformar ilhas em arquipélogos.

Parabéns!

Continue nos motivando.

Beijos e uma ótima semana,

Sergio

Zana disse...

Gosto muito de ler seu blog, os temas são bem interessantes!!bjus é uma ótima semana!!

Renata Livramento disse...

Muito bom o post!!! E 100% verdadeiro, nossos relacionamentos são nosso maior tesouro, não?! para mim são com certeza, e é por isso que eu sempre tento cuidar muito bem deles!
bjo e ótima semana!

Fernanda disse...

A frase em destaque faz-me lembrar outra: quem nada dá nada recebe!Porque, Melica, amizade é dar e quem só espera receber, acaba não recebendo nada!
Boa semana!
Bjs

Anônimo disse...

Olá Melica
Parabéns ! seu blog é lindo e inteligente.
Não tenho blog, mas achei o seu por acaso na internet e o leio todos os dias.
Muitas felicidades e sorte sempre pra você.Silvia

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.