Quem somos


“Cultura...é diversão e arte, para qualquer parte, como na música dos Titãs. É também direito e emprego, catarse e renda, identidade e transformação. Ela representa o que somos, pensamos, sentimos, queremos. Faz com que a gente seja (e queira) mais.” (Gilberto Gil, Ministro da Cultura, nov/2004.)

Tema do dia: Cultura

* Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade.

No senso comum, o conceito de cultura está mais associado ao conhecimento (ao referir-se a alguém culto), costumes locais (como modo de vida, sotaque, pratos típicos etc) e manifestações artísticas (como estilo musical, folclore, crenças etc). No entanto, mesmo vivendo em um local com traços certo culturais, podemos ou não adquiri-lo.

A identidade cultural é como um código social dos costumes e valores que compartilhamos coletivamente e que não só faz com que cada sociedade se diferencie de outra (Quem somos?) e também dá uma "identificação" e/ou resposta a cada um (Quem sou eu?). Porque, em geral, somos uma sociedade e, em particular, um indivíduo.

*Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”

3 comentários:

Ana Paula Montandon disse...

Eu adoro viajar e conhecer a cultura dos lugares. Comer comida típica, comprar artesanato, ver o que as pessoas fazem na música, como se vestem. É importante que a globalização não massifique tudo e permita que os regionalismos sobrevivam. Adorei o tema!
Ah! Obrigada pelo recadinho no dia das mães! Fiquei muito feliz. Outra coisa: tô participando de uma brincadeira lá no blog e coloquei seu nome pra participar. Só estou lhe avisando hoje, pois tive que viajar a trabalho e só hoje retornei e tive um tempinho pra vir aqui! Um beijo bem grande!

Renata Livramento disse...

Somos ao mesmo tempo criadores e frutos da cultura...

bjos!

Chawca disse...

Cultura pra mi é tudo que me toca, que soma, e que faz eu me tornar a pessoa que sou,,,
Seu blog é cultura pra mim...
Um beijo e desculpe a demora em aparecer...

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.