Beleza se põe à mesa


"Nosso corpo é nosso templo, nossa vida deve ser nossa religião e cuidar dela nosso ato de fé".
.
"O que está sempre falando silenciosamente é o corpo." (Norman Brown)

Tema do dia: Culto ao corpo

Lendo o blog do Chawca do Meu ouvido não é penico ! escreveu recentemente em seu blog que "nada gera mais tráfego para sua página que tragédia e sexo", temas como: as fotos da bandeirinha Ana Paula Oliveira na Playboy, fotos da Mulher Samambaia do Pânico na TV em Bonito para a Sexy, Íris (Siri) Stefanelli do BBB7 na Playboy, vídeo da Daniela Cicarelli *** na praia, entre outros "pipocam aos montes", segundo ele, e depois o Chawca posta o MEME que lista as cinco Revista Playboys Inesquecíveis.

Isto comprova o quanto cultuamos o corpo, aqui também em debate nos posts Seu corpo.. seu templo, seu prazer e Corpo sano in mente sana. Recentemente, li esses ensaios sobre o tema, que diz:

"Nossa estética, nossa moda, nossos costumes, nossas emoções, praticamente tudo hoje está voltado ao corpo - sobretudo se ele é jovem e belo. A todo momento, somos bombardeados com mensagens liminares e subliminares que nos pedem que vendamos nossas idéias em troca de nossos corpos, como se nossa salvação dependesse da boa forma e da boa aparência. (...) Nossa cultura do corpo transformou-se num verdadeiro culto à forma e à estrutura. Vivemos a ditadura do corpo. Preso das instituições, escondido atrás dos papéis sociais, o corpo está menos para consumir que ser consumido. Ele não é um meio, é um fim. Não importa quem ele representa, mas o que representa."


"Faz parte de nós cultuar o corpo, a aparência e o vestuário. O que diferencia nosso tempo de épocas passadas é a qualidade, quantidade e disponibilidade de informações sobre como cuidar corretamente de nosso corpo e satisfazer as vaidades ou necessidades. Muita informação pode ser, ao mesmo tempo, uma vantagem e um perigo. Provavelmente o maior erro de nosso tempo é a cobrança desmedida para que se atenda a padrões de beleza e comportamento, quase sempre irreais para a maioria. Cabe ao discernimento de cada um saber o que vale a pena e o que não passa de ilusão comercial. "

.
"O culto ao corpo afeta as mulheres provocando nelas a Anorexia e, nos homens, a Vigorexia. Em ambos os casos, trata-se de transtornos dismórficos corporais que promovem a distorção da imagem que as pessoas têm de si próprias. (...) Uma das maneiras de se combater é manter a auto-estima elevada. Nos dois casos, as pessoas devem procurar ajuda profissional."
.

6 comentários:

Dahiana Penno disse...

" Me desculpem as feias, mas a beleza é fundamental"

Já dizia Vinícios de Morais...
;)

Na verdade, acredito que se sentir bem com sua aparência que é fundamental. Quando vc se faz bonita, não importa se segue um padrão de beleza, sua essência transmite tal.


Bjão!
Bom Fim de semana pra vc tbm.

Ricardo Rayol disse...

Temos que cuidar do corpo, não cultuar, para não virar a bizarrice de hoje em dia

Guilherme Gomes Ferreira disse...

Oi moça! tava passando no google e encontrei teu blog! muito bonitinho e simpático, e curti muito a forma como tu escreve

bj!

Antonoly Maia disse...

Acho importante sempre cuidar do corpo, mas sem esquecer jamais de cuidar da mente.

Vou te linkar lá no meu blog ok?
Beijos e tenha um excelente fim de semana!

Chawca disse...

Cuidar do corpo é fundamental é o mínimo que uma pessoa pode fazer para agradecer o dom da vida...
Mas daí a pirar na batata como rola hoje em dia acho demais...
Corpos perfeitos e mentes vazias só são importantes pra quem é tolo...
Mais que malhação física, vamos malhar também o intelecto...
Ótimo post, ótima reflexão..

Obrigado pela citação.
Um beijo

Osc@r Luiz disse...

Acho essa cultura equivocada uma pena. Há que se cuidar do corpo para que a mente não sucumba, mas sem exageros.
Os valores importantes não são esses!
Um beijo!

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.