"Aquele que domina os outros é forte. Aquele que domina a si mesmo é poderoso." (Tao-Tse)
Tema do dia: Autocrítica
[Autocrítica é o processo de análise crítica de um indivíduo (ou, coletivamente, de uma sociedade ou instituição) sobre seus próprios atos, considerando principalmente os erros que eventualmente tenha cometido e suas perspectivas de correção e aprimoramento. (Wikipédia)]
Estamos constantemente em busca da perfeição: naquilo que somos ou fazemos queremos o melhor. Por vaidade ou não, a autocrítica pode ser positiva se bem dosada, isto é, considerando os erros, valorizando as atitudes e sua própria capacidade. Quando é demasiada, corremos o risco de exceder-nos e esta "cobrança pessoal" pode criar um sentimento de inferioridade, de culpa ou mesmo de ansiedade - impedindo de sermos como somos ou arrepender dos próprios atos, julgando-os errados ou insuficiente, escravizando-nos com a idéia de que poderiam ter sido muito melhor: nem o "quase" é bastante!
.
Mas é importante lembrar-se: "Se você realmente estipula um valor pequeno para si próprio, esteja certo de que o mundo não subirá o seu preço."
3 comentários:
oi querida mel.
Eu sou critica comigo até demais.
Eu sou uma anta vivo achando que consigo melhorar.
Equilíbrio sempre. Nem ignorar os erros, nem criticar-se demasiadamente.
Xêro, mel.
;)
Postar um comentário