O cérebro é o espírito


"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade." (Charles Chaplin)

Tema do dia: Cérebro


Nossa cultura fala do cérebro como se fosse um computador. Ele é a sede da razão, e a arte é reservada ao espírito. Masagora a neurociência estuda a música e outras atividadesque definem a essência humana

O cérebro nunca recebeu o devido crédito pelas criações artísticas. Aplicado à pintura ou à música, o adjetivo "cerebral" tem inclusive conotações negativas. Implica frieza ou cálculo – como se o mesmo órgão não fosse responsável por processar as emoções. O cérebro é engrenagem, computador, razão. Mas não arte. Há também quem julgue que tratar as esculturas de Michelangelo ou as sinfonias de Beethoven como produtos de um emaranhado de células nervosas tira delas a transcendência. Devido à antiquíssima divisão da experiência humana entre o físico e o imaterial, foi e continua sendo mais comum associar a arte a abstrações como as musas e o espírito do que ao trabalho de nossa massa encefálica. Em boa parte, contudo, essas idéias se deviam à falta de instrumentos adequados para estudar as artes do ponto de vista da neurologia. Isso mudou. (...)

Para ler a matéria completa, faça o download da Revista Veja (26 SETEMBRO 2007), clicando aqui ---> LINK DA REVISTA

4 comentários:

Anônimo disse...

O cérebro é fisico, o Espiríto é energia não visivel aos olhos comuns, ao semi matéria, depende do estado de cada um há morte do fisico...
Muito bom este seu epaço...

Doce beijo

Ricardo Rayol disse...

Está aí uma coisa que não tinha nem idéia. superinteressante

Mila Cardozo disse...

Os mistério do homem... do mundo... da alma...
Beijos Mila

Butterfly disse...

Oi...passando pra agradecer a visita e lógico ver o que há de novo por aqui pq sempre tem algo que me fala ao coração. Bjs!

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.