Um bom aumento


"A integridade rende, mas não em dinheiro."
(Jennifer Stone)

Tema do dia: Renda

Felicidade x Aumento no contracheque

Não é de hoje que as disciplinas exatas tentam se aproximar das humanas para tentar explicar fenômenos complexos do mundo moderno. Entre 1975 e 1995, por exemplo, a renda per capita do americano cresceu quase 40% . No entanto, esse valor não reflete o índice de satisfação ou felicidade das pessoas. E é justamente isso que a chamada “happiness economics” está tentando explicar. O tema já até rendeu um Prêmio Nobel ao americano Daniel Kahneman. Entre as explicações dos especialistas para o paradoxo felicidade x dinheiro estão:

1. Quando mais dinheiro a pessoa ganha, mais aumentará suas necessidades de consumo. Portanto, a demanda por din-din cresce.
2. A maioria das pessoas se interessa mais por sua renda em relação a um determinado grupo, do que sua renda em valor absoluto.
3. Além do valor em si, pesa para as pessoas o quanto de status o aumento de salário irá gerar.
4. Uma família feliz, amigos, boa dose de determinação e reconhecimento no trabalho são capazes de gerar tanta felicidade quanto um bom aumento de salário, no entanto, as boas relações tendem a causar efeito positivo por um prazo maior.


"É bom ter dinheiro e as coisas que o dinheiro pode comprar; mas é bom, também, verificar de vez em quando e se certificar de que você não perdeu as coisas que o dinheito não pode comprar." (George Horace Lorimer)

9 comentários:

Luma Rosa disse...

Mélica, dinheiro pode não ser tudo, mas resolve na maioria das vezes 99% dos nossos problemas. É real, quanto mais dinheiro se tem mais se quer ter, isso até porque, dinheiro gera dinheiro - Lógico, se bem usado.
A felicidade é uma outra questão. Pode não ser o dinheiro que a trará, porque algumas pessoas têm vocação para a infelicidade, nada irá ajudá-la.
Essa pessoa que nasce com esse estado, gosta de ser infeliz, chegando ao ponto que, qualquer satisfação que normalmente seja felicidade, é encarada por ela, como algo corriqueiro, sem relevância.
Boa semana! Beijus

Mila Cardozo disse...

Olha... tem toda razão... quanto mais se ganha... mais se gasta.. e consequentemente... mais se quer ganhar... hehehe... nada de mal nisso... o problema é viver em função disso...
Beijos Mila

Anônimo disse...

Oi querida Mélica,
Quanto tempo!!!! Saudade de ler esses posts cheios de dicas.
Muito legal.
A verdade é que ninguém vive sem dinheiro, mas ele não é responsável pela felicidade ou infelicidade total das pessoas.
Um beijo e uma ótima semana!!!!

Debora Rocco disse...

oi Melica,
Pois é, dinheiro não compra a felicidade, somente ajuda a não termos que nos preocupar com as necessidades do dia a dia, para poder assim, devotar nosso tempo em cuidar de nossas relações pessoais, e isso sim que é felicidade.
Beijos!

Iara Alencar disse...

um extra e ajudaria bem dona melica.

O Amor disse...

Esse paradoxo foi analisado também por Eric Fromm, em 'O Ter e o Ser' (ou seria, 'O Ser e o Ter'? - não lembro mais e nem importa). Segundo Fromm, o capitalismo (gerador da sociedade consumista) havia levado o homem a um modo de vida que pouco satisfazia as necessidades espirituais. Daí a infelicidade constante, ainda que a elevação do padrão de consumo fosse notável. Eu concordo. Apesar das muitas vantagens em se ter dinheiro, certamente não foi apenas para a atividade comercial que fomos feitos. De minha parte, tenho conseguido diminuir bastante meu antigo vício consumista e não tenho sentido tanta falta. Acho que o importante hoje é buscar saúde e lazer. Grande abraço!

Cris Martins disse...

Melzinha isso eh tao verdade... eu amo meu trabalho... e a felicidade reflete mesmo em nosso sucesso.
Tomara que multipliquem minha felicidade quando forem pensar em me dar um aumento hehehe
Bjks

Heliarly F. Rios disse...

Boas dicas... Belo formato para um Blog.. Meus parabéns!

Anônimo disse...

Tudo bem apreciei intensamente o teu espaço Online!
tas a praticar um muito bom conhecimento, hoje sempre tanto que regidir nos websites!
tambem tenho um blogue de Enriquecer Online sem deposito, passa la, e escreve tambem a tua opiniao em http://www.makingmoneyonline666.blogspot.com/
acho que no teu espaço online so esta ausente uma caixa de traducao. Vou ser o mais participante na tua comunidade!
cumps

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.