Isso se reflete no prato


"Em um banquete deve-se comer sabiamente mas não tão bem, e conversar bem mas não tão sabiamente."
(W. Somerset Maugham)

Tema do dia: Comer

Sushi, sashimi, missô, tigelinhas com bardana e gergelim e por aí vai. Os japoneses adoram comer, mas têm a menor taxa de obesidade entre os povos. Como se explica o paradoxo? É a vez de as japonesas contarem por que sua dieta as torna as mulheres mais longevas da Terra.

Em 2004, a Organização Mun dial da Saúde (OMS) alertou a população sobre uma “epidemia global de obesidade”, com mais de 1 bilhão de adultos acima do peso. Na contramão dessa estatística, está o Japão, com uma taxa de obesidade de apenas 3% – nos Estados Unidos as mulheres somam 34%, na França 11% e no Brasil, entre homens e mulheres, 38,6 milhões de pes soas estão com o peso acima do recomendado. (...) Outro dado é que as orientais também podem se gabar de ter a maior expectativa de vida do mundo: 85 anos.

***********************************
"Nossa cultura celebra a beleza do que é natural e das coisas simples. Isso se reflete no prato. O hábito da alimentação saudável nos é peculiar e é passado de geração para geração. " (Naomi Moriyama, autora de "Mulheres Japonesas Não Envelhecem Nem Engordam")

A autora ainda respondeu a seguinte pergunta:

- No livro, você diz que o ideal é deixar a mesa quando estivermos 80% satisfeitos.

- Esse é um dos sete pilares da cozinha japonesa. E é fácil incorporá-lo. Lembre-se de que a refeição deve saciar sua fome e não deixá-la empanturrada. Algumas pesquisas sugerem que o cérebro demora de 15 a 20 minutos para constatar que o estômago está cheio, então, alimentar-se calmamente vai ajudá-la a descobrir a hora certa de colocar o prato de lado. Outra coisa prática são as tigelas e travessas menores, que reduzem o tamanho das porções.

2 comentários:

Beth disse...

Em relação a alimentação e expectativa de vida do povo japonês...não seria a alimentação mais voltada para a vida marinha: peixes e frutos do mar com o equilibrio dos cereais?

Acho que um povo que sofreu tanto com privações causadas pela guerra, sabe bem como dosar suas necessidades.

bjs

Di disse...

A-D-O-R-E-I seu blog....

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.