Uma mente satisfeita


"Uma mente satisfeita é a maior bênção que um homem pode aproveitar neste mundo." (Joseph Addison)

Tema do dia: Aproveitar

Os dias passam rápidos demais quando se está viajando e uma das coisas que temos a fazer é aproveitar, a todo custo, cada momento. E no “tempo extra”, digamos, estou lendo “Comer, Rezar, Amar” de Elizabeth Gilbert, na página 86, ela diz:

”(...)apreciar o prazer pode ser a âncora de humanidade de uma pessoa. Acho que foi isso que Goethe quis expressar quando disse que é preciso vir até aqui, à Sicília, para entender a Itália. E imagino que seja exatamente isso que senti quando precisei vir até aqui, à Itália, para entender a mim mesma.”

Não estou na Itália, mas posso dizer que isso se aplica a qualquer outro lugar, além do seu quarteirão (ou quadrado) de sempre. A gente acaba entendendo que é preciso sair de si, ver o outro, os outros.. ver o que os outros fazem, de si e da vida, ai aprende a se aceitar mais ou aprende algo novo, aprende um modo de ver a vida que basta. E que o seu também já basta!
**************

"O prazer não é uma meta, ele é um sentimento que acompanha importantes atividades em progresso." (Paul Goodman)

Em um mundo maravilhoso

"Quando os homens param de falar coisas encantadoras, eles param de pensar coisas encantadoras." (Oscar Wilde)

Tema do dia: Encanto

Estou aqui há 2 semanas, já é primavera.. embora ela não tenha aflorado muito por aqui! Mas o que dizer dos 18 graus de Mallorca, quando se vem de um inverno na Suécia? Desde que vim morar aqui na Europa (há pouco mais de 4 anos atrás), aprendi a apreciar o sol e a qualquer calor, como nunca antes!!

É este o encanto da primavera aqui... além de se ver o colorido das flores e do verde das plantas, claro.

Mas aqui o que “a mi me encanta” é espanhol (o povo, o clima, o estilo de vida...), que mesmo com tantos turistas por onde se anda, sente-se ao visitar uma Catedral ou a Plaza Maior, comer tapas, bailar, relaxar durante a siesta (como é de praxe em toda a Espanha).

Passando a semana santa, vê-se (mesmo que só pela TV) o quanto o Catolicismo está presente aqui e as igrejas não se resumem em patrimônios históricos, mas sim em símbolo da devoção dos mais de 90% da população católica.
Aqui além da arquitetura e da dança, a arte é bem evidente por aqui: Miró, Gaudí, Picasso estão não só nos museus, mas nas praças e na alma do espanhol, de um jeito que contagia.. pelo menos a mim.

Em breve posto aqui o “meu lado Picasso”!;)

"Vivemos em um mundo maravilhoso que é cheio de beleza, encantos e aventuras. Não existe fim para as aventuras que podemos ter se simplesmente as procurarmos com os nossos olhos abertos."(Jawaharial Nehru)

Completo em si próprio


"Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo."
(John Donne)

Tema do dia: Ilha

Na ilha por vezes habitada do que somos, há noites, manhãs e madrugadas em que não precisamos de morrer. Então sabemos tudo do que foi e será. O mundo aparece explicado definitivamente e entra em nós uma grande serenidade, e dizem-se as palavras que a significam.
Levantamos um punhado de terra e apertamo-la nas mãos. Com doçura. Aí se contém toda a verdade suportável: o contorno, a vontade e os limites. Podemos então dizer que somos livres, com a paz e o sorriso de quem se reconhece e viajou à roda do mundo infatigável, porque mordeu a alma até aos ossos dela. Libertemos devagar a terra onde acontecem milagres como a água, a pedra e a raiz .Cada um de nós é por enquanto a vida. Isso nos baste.

- por José Saramago.

******
Oi meus queridos,
Estou na Espanha, precisamente na ilha de Palma de Mallorca. Para quem interessar saber mais sobre esta ilha, curiosidades e ler um pouco sobre meus dias por aqui, sinta-se à vontade em acompanhar o blog!;) Quero também agradecer o carinho e a visita de todos.. vocês não tem ideia de como isso me faz bem: saber que não estou sozinha nesta busca.
Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.