O medo a nosso favor


"Coragem é
resistência
ao medo,
domínio
do medo,
e não ausência
do medo."
(Mark Twain)



Tema do dia: Medo

Não há como deixar de falar de timidez e ansiedade, sem ligar às sensações de medo. Uma das definições para a palavra medo no dicionário Aurélio, diz que é um "sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça..."

O medo por si só não é um problema, pois é natural do ser humano, um instinto de sobrevivência, mas a falta de ação em consequência dele, ou seja, ao paralisarmos diante certos acontecimentos da vida, criando uma situação irreal, sem opção e privando-nos de agir. Diante de qualquer sensacão de medo, o melhor é estar bem preparado, tentar relaxar, respirar fundo, aliar-se ao medo (e não fazer dele seu inimigo) e acreditar em sua capacidade.

Encare os obstáculos sem que o medo vire mais outro obstáculo.

"Aquilo que tememos acontece mais rápido do que aquilo que desejamos."
(Publilius Syrus - Moral Sayings)
____________________
Ensinamento do dia: A adrenalina, ou epinefrina, é um hormônio secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.
Quando lançada na corrente sanguínea, devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo (fisicamente ou psicologicamente, medo), a adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacos (cronotrópica positiva) e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue (hiperglicemiante), minimiza o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal enquanto maximiza o tal fluxo para os músculos voluntários nas pernas e nos braços e "queima" gordura contida nas células adiposas. Isto faz com que o corpo esteja preparado para uma reação, como reagir agressivamente ou fugir, por exemplo.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Adrenalina)

2 comentários:

Cochise disse...

Olá, Mel!

A propósito do tema, recordei-me desta máxima (versão inglesa) que se encontra no "header" do meu blogue:

"Um braço vigoroso não é mais aguerrido contra a lança do que um braço frágil; são o carácter e a coragem que fazem o guerreiro!"(Eurípedes)

Saudações Apache!

Anônimo disse...

d++++++++!
como é bom ler seus post, minha nossa!
virou parada diária.
beijão,
Pat.

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.