Seu corpo.. seu templo, seu prazer


"O seu corpo é a base e a metáfora da sua vida, a expressão da sua existência. É a sua Bíblia, sua enciclopédia, sua história de vida. Tudo o que acontece com você é armazenado e refletido no seu corpo."
(Gabrielle Roth)

Tema de hoje: Corpo

Seu corpo abriga sua consciência, suas emoções, suas vontades, sua alma, é ele que te leva e te traz, que sinaliza que algo não vai bem através de desconforto... Porque deixar que a mente comande tudo? A máxima de Descartes – “Penso, logo existo”, cumpriu sua função histórica, mas chegou a hora de irmos além dela, passando a viver em integridade e totalidade.

A verdade é que até o advento do espelho, o corpo era um desconhecido. Isso porque nosso rosto só pode ser visto em reflexo, e o acesso visual à parte de trás do corpo, mesmo com espelhos, é difícil. Para não citar nossos pequenos charmes e movimentos, completamente inacessíveis para nós. A menos que sejamos “atores” de um reality show, a maneira espontânea como nos sentamos, ou sorrimos, ou gesticulamos raramente é vista por nossos olhos. Esse é um dos motivos que nos impedem de formar uma auto-imagem adequada de nós mesmos e talvez por isso tenhamos aprendido a olhar o próprio corpo através do “feedback” alheio. Mas já sabemos que isso não funciona.

Além disso, os padrões de massa são momentâneos, mutáveis, já houve épocas em que era bonito para homens cobrirem o cabelo com perucas brancas, e as gordinhas estavam em alta. Os padrões atuais são cruéis, e em comparação com os(as) top models é impossível não se sentir um patinho feio. O remédio é valorizar a nossa singularidade. A despeito do que os demais pensam, criar nosso próprio estilo, aquele que nos faz bem e nos alegra. Não é fácil perceber quem somos; física, emocional, mental e espiritualmente, mas cada um tem sua verdade e só prestando atenção em nós mesmos é que vamos conseguir encontrá-la.

*Parte do texto de Claudia Boacnin
Fonte:
http://www.jornalviva.com.br/edicoes/viva_13/home.htm

**********************
Ensinamento do dia: Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.

Dicas de exercícios de alongamento: http://www.dornascostas.com.br/exercicios1.htm

A massagem traz vários benefícios para o organismo: relaxamento dos músculos tensos, alívio da dor muscular, melhora da circulação sanguínea, além de ser um instrumento importante no combate ao estresse, tão comum no mundo moderno. São utilizados três movimentos principais na massagem clássica: deslizamento (effleurage), amassamento e tapotagem.

Mais dicas: http://www.dornascostas.com.br/massagem.htm

O Shiatsu é uma modalidade de terapia corporal que tem como essência o toque manual ou digital sobre a pele com o objetivo de tratar ou prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo. Com uma abordagem terapêutica semelhante à da acupuntura, usa em sua técnica os meridianos ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas.

6 comentários:

Sam disse...

Oi,Mélica
Devemos mesmo cuidar do nosso corpo. É bom se olhar no espelho e se sentir bonita...independente dos padrões ditados pela sociedade.
E acho q ele reflete o q temos por dentro. Isso talvez explique o fato de nos olharmos no espelho um dia e nos acharmos a pessoa mais linda do mundo...e no dia seguinte ser um ogro.
Qto aos trejeitos..rssss...às vezes me pego fazendo eles diante do espelho :p
Beijo

Anônimo disse...

Méliiiica.. cada texto massa que você posta!!! Venho todo dia aqui dá uma lida... tudo de bom!!!
Bia.

dän disse...

amei seu blog, parabens!

dän disse...

amei seu blog, parabens!

dän disse...

desculpe pela mensagem dupla!

Blog da Mélica disse...

Sem problema, Dän!;) E obrigada pelo elogio.. :D

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.