Sentir os outros


“Devemos dar 4 abraços por dia para sobreviver, 8 para ficar bem e 12 abraços para crescer.”
(Kathleen Keatingem, em “Terapia do Abraço”)

Tema de hoje: Empatia

Vivemos, em geral, voltados ao "nosso mundo" e carecemos de uma postura mais compreensiva da realidade das pessoas que vivem ao nosso redor. Com empatia, naturalmente tornamos pessoas mais flexível e, assim, chegaremos ao entendimento mútuo.

"Empatia é a capacidade de sentir o que o outro está sentindo, ou seja, colocar-se no lugar do outro para perceber a situação do ponto de vista dele."

Simpatia não é sinônimo de empatia, mas é o mesmo que ter a sensibilidade de compreender os sentimentos dos outros, afim de agir apropriadamente - resultando o interesse comum. Se sentir no lugar do outro é primordial em qualquer relacionamento.

"Pobre é aquele que busca em sua vida satisfazer apenas os seus desejos materiais."
(Leonardo Da vinci)
_________________
Ensinamento do dia: O que é a Inteligência Emocional (I.E.)?
Este conceito foi introduzido nos anos 90 pelos académicos norte-americanos Peter Salovey e John Mayer e mais tarde impulsionado pelo psicólogo Daniel Goleman, autor de diversos best-sellers sobre este tema. Resumidamente, entende-se por Inteligência Emocional a capacidade de se auto-conhecer e lidar bem consigo mesmo e de conhecer e lidar bem com os outros, seja nos relacionamentos familiares, como sociais ou profissionais. A inteligência emocional caracteriza a maneira como cada um lida com as suas emoções e com as emoções que o rodeiam. No fundo, envolve tudo o que está relacionado com a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si e nos outros.

Daniel Goleman distingue 5 áreas distintas que compõem a I.E.:
- Auto-Conhecimento Emocional:
saber reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre, tomando consciência das suas próprias emoções;
- Controlo Emocional: capacidade de lidar com as próprias emoções, canalizando-as para uma manifestação adequada a cada situação;
- Auto-Motivação: direccionar emoções para objectivos determinados;
- Empatia: saber reconhecer as emoções nas outras pessoas;
- Relacionamentos: aptidão e facilidade nos relacionamentos inter-pessoais.

Fonte: http://superemprego.sapo.pt/pt//E12/E123/590935.html

********************************

Assista ao vídeo dessa interessante entrevista com o Prof. Luiz Machado, fundador da Cidade do Cérebro (Programa Alternativa Saúde - com Patrícia Travassos, no canal GNT):


Um comentário:

Chawca disse...

12 abraços para crescer por dia...

Fácil,,,,,

Já pensou o quanto não cresce por dia aquele tio que fica pedindo abraços na Paulista?

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.