A força do pensamento


"Como não podemos mudar a realidade, deixe-nos mudar os olhos com os quais a vemos." (Nikos Kazantzakis)

Tema do dia: Realidade

A realidade é um conceito particular. É aquilo que, individualmente ou coletivamente, determinamos ser. Separamos sonhos, futuro, passado, lembrancas, subjetivo, o invisível, o que pensamos ou imaginamos.. como "não fazendo parte da realidade". Para mim, se a realidade é tudo aquilo que existe, então tudo aquilo que nossa visão (concreto) e percepção (abstrato) nos revela é real.

No blog* que debate as matérias "Ser ou não ser" do Fantástico da Globo, apresentado pela filósofa Viviane Mosé, diz que:

O filósofo grego Parmênides acreditava que o mundo que conhecemos não é o verdadeiro mundo. A realidade não está no que podemos sentir, ver, tocar, cheirar. Mas a verdade existe, ela é o que não muda, o que é fixo e eterno. Quem busca a verdade, ele diz, tem que escolher entre dois caminhos: Se seguimos o caminho dos sentidos, somos levados à aparência e à ilusão. A única forma de atingir a verdade é examinando todas as coisas com a força do pensamento. Somente o pensamento pode atingir o que é eterno.

Um comentário:

Ricardo Rayol disse...

Esse Parmênides se parece meu amigo Heitor Caolho, o mago esotérico oportunista. Diz ele: "Se a realidade é imutável o caminho do sentido deveria ser aquele que nos dá a real percepção das coisas. O caminho do pensamento, dito ali, é o que ilude-nos. Vou dar um exemplo. Uma Ferrari Spyder é muito cara, mas podemos vê-la, tocá-la, cheirá-la sem alterar a realidade. Mas se pensamos somos tentados a imaginarmo-nos pilotando este poderoso bólido com uma maravilhosa mulher ao lado, e isso altera a realidade".

Heitor Caolho, psicografado por Rayol.

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.