Mar Morto


A alta salinidade do Mar Morto permite a flutuação de um turista.
.
.
O Mar Morto (superfície de aprox. 1050 km2, comprimento máx. de 80 km e a uma largura de máx. de 18 km) é um lago de água salgada do Oriente Médio, alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia.
.
Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa da exploração excessiva de seu afluente, única fonte de água doce da região, para além da natural evaporação das suas águas. Contudo, os especialistas, são de opinião que, dentro de alguns anos, esta perda tenderá a estabilizar (...)
.
O Mar Morto tem esse nome devido ao fato de a quantidade de sal que contém ser 6 vezes superior à dos restantes oceanos, o que torna impossível qualquer forma de vida – flora ou fauna - nas suas águas.
.
Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só se encontram nesta região do mundo.
.
Em termos de concentração e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos, em que o valor de gramas de sal, por cem mililitros de água, não passa de três gramas, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 gramas de sal por 100 mililitros de água, ou seja, dez vezes superior.
.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

5 comentários:

Glênio Gangorra disse...

Como ativista de esquerda militante digo que se trata de um típico artigo de uma legítima representante da direita reacionária. Muito louvável. Espero que goste do artigo que nós, do movimento bolivariano, promovemos em nossa trincheira contra os liberticidas. Viva Fidel, Viva Vivi.

Bion disse...

Melica
Muito legal!
Parece que está fazendo calor aí hein?
:P

Carlinha Salgueiro disse...

Saudades de vir aqui, parece que a correria que me impediu (e, ainda impede) de frequentar a blogosfera me fez perder dias emocionantes e saber que está em Israel.
Que delícia.
Vou tentar ler tudo e ver as fotos!
Beijos!

Fernanda disse...

Os meus filhos iriam adorar banhar-se no Mar Morto!
Bjs!

Chawca disse...

Quando criança achava que o mar morto era onde eles jogavam os mortos...
Só a pouco tempo vi na TV pq ele tinha esse nome,...

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.