Premissas curtas e uma conclusão


"O que convence é a convicção. Acredite no argumento que você está lançando. Se você não acreditar, você está perdido. A outra pessoa sentirá que está faltando alguma coisa, e nenhum encadeamento racional, não importando quão lógico, elegante, ou brilhante seja, irá ganhar o caso para você." (Lyndon B. Johnson)

Tema do dia: Argumento

"Como se dá esse processo de escolha? (Ou, em outras palavras, "por que outro postulante foi escolhido e não eu, que sei postular muito melhor?") A resposta é uma simples palavrinha: "argumento". A grande maioria das pessoas não é escolhida porque seus argumentos não conseguem sensibilizar o responsável pela decisão final.

A estrutura de um argumento é lógica: duas ou mais premissas curtas e uma conclusão. A conclusão é a parte mais fácil: "Portanto, eu sou o candidato ideal". O problema está nas premissas. Os candidatos criam premissas em que eles sinceramente acreditam, mas que na visão do selecionador se mostram ineficazes para sustentar a conclusão.(...)

Selecionadores só escutam 3 premissas:
1. O que você já fez de prático e mensurável?
2. O que você sabe sobre nossa empresa?
3. Qual a contribuição imediata que você pode trazer?

A chama "currículo". A pode ser conseguida na internet ou com exfuncionários (e essa preparação é vital). E a é a junção inteligente das duas primeiras, traduzida em fatos e números. Conclusão: Você é o candidato ideal."

Escrito por Max Gehringer publicados na Revista VoceSA: http://www.ucg.br/site_docente/adm/francisco_jose/pdf/liderancaechefia/pdf/ArtigosdeMaxGehringer.pdf


Vídeo: Emprego de A a Z: a temível entrevista de seleção

"As pessoas geralmente brigam
porque não conseguem argumentar."
(Gilbert K. Chesterton)

4 comentários:

Anônimo disse...

MUITO,MUITO BOM...BJUS

Anônimo disse...

MUITO,MUITO BOM...BJUS

Chawca disse...

Ninguém vai vender seu peixe..
Mas argumentar é quase uma arte,,,ou vc tem lábia ou não tem...

residente disse...

Veja os erros de um metrô de superfície em Almada, Portugal

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.