Vermelho que nem tomate



"A coisa mais importante é ser o que quer que você seja, sem vergonha." (Rod Steiger)

Tema do dia: Vergonha

Um dos assuntos mais procurados aqui no blog é sobre timidez (no post Acredite em sua habilidade). Vale a pena ler esse texto sobre o assunto:

"Você estava conversando numa boa com seus amigos até que... De repente, percebeu que falou alguma besteira e estão todos rindo de você. (...) O medo de que as pessoas descubram nosso embaraço, nossa insegurança, falhas ou imperfeições faz com que o constrangimento seja ainda maior. Mas, então, porque será que ficamos vermelhos quando estamos envergonhados, se justamente não queremos que ninguém perceba? O que ocorre é que o sentimento de vergonha desencadeia uma série de reações no organismo que levam à vermelhidão.

Nestes momentos, que consideramos constrangedores, o nosso cérebro interpreta situações que deveriam ser normais como uma ameaça à nossa vida. Assim, o nosso corpo é preparado para a luta ou para a fuga, por meio da liberação de um hormônio chamado adrenalina. A adrenalina induz à compressão dos vasos sangüíneos periféricos, como os do rosto, para que os músculos se encham de sangue. E com os vasos comprimidos, a circulação de sangue no rosto diminui, deixando-o com um aspecto pálido. (...)

Alguns psiquiatras, inclusive, afirmam que a culpa e a vergonha funcionam como um regulador social, evitando excessos que transformariam a nossa sociedade num verdadeiro caos. Durante a adolescência, é muito comum as pessoas sofrerem mais com a timidez por causa das inúmeras mudanças que estão acontecendo no seu corpo e na sua vida, com o enfrentamento de situações inteiramente novas. Mas quando essa inibição é excessiva, a ponto de atrapalhar a vida social, é necessário buscar a ajuda de um especialista.

Portanto, se for esse o seu caso, não tenha vergonha de procurar ajuda, o.K?"
*Escrito por Maria Ramos.
Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=814&sid=8

*************************************************************'
Em fevereiro de 2002, Anthony Mitra, diretor do Hospital Particular Highgate, lá em Londres, disse que uma pessoa por dia está sendo operada para evitar o rosto ruborizado (vermelhinho!). A cirurgia remove os nervos que ficam atrás do pescoço e que fazem a pessoa corar. Ela não é tão barata assim: quem quiser evitar aquele rosto rosadinho vai ter que desembolsar 5.700 dólares! Mas pelo menos, a operação tem resultados permanentes, ou seja, o rosto não voltará a corar!

Fonte: www.canalkids.com.br/.../arquivo/sau_rubor.htm

6 comentários:

Jens disse...

Oi Mélica.
Obrigado pela visita lá na Toca.
***
Bonito e inteligente o teu blog. Parabéns.
***
Quanto ao assunto em pauta: e pensar que na "belle époque" (é assim que se escreve? Esqueci), o charme feminino eram justamente as faces ruborizadas. Eram tempos mais ingênuos, suponho.
***
A gente se vê por aí - principalmente a partir da semana que vem, quando terei mais tempo.
***
Prazer em te conhecer. Um abraço.

Renata Livramento disse...

Que absurdo, era só o que faltaava essa cirurgia! tanta getne precisando de cirurgia por problemas reais de saúde... Claro que " ficar vermelho" pode ser um grande sofrimento para alguém (não consigo imaginar direito, mas pode), mas é só procurar um psicólogo para se tratar e não fazer cirurgia!!!
Bjo e ótima semana!

Anônimo disse...

Oi Mélica.
Obrigado pela visita, pelo apoio e pelo carinho.

Adoro os textos do seu blog, sempre muito inteligentes,e sobre temas muito interessantes,Parabéns.

Já adicionei o link do seu blog, o que pra mim é uma grande honra. Sou visitante assíduo do blog e acompanhei todas as postagens sobre sua viagem, e gostei muito.

Sobre o post em vigência. Que coisa louca hein! Perder o vermelhinho! hehehe. Bem, cada um faz oq achar melhor, mas acredito q essa é justamente uma das coisas q nos tornam especiais, essas características simples.

No mais, um grande bjo, e ótima semana pra vc.

Zana Queiroz disse...

Desse mal eu não sofro graças a Deus!!! rs

Ricardo Rayol disse...

Nada mais maneiro do que falar uma besteira e alguem corar rs. Timidez é uma coisa engraçada, pessoalmente sou tímido, mas na internet não. Estranho.

Anônimo disse...

eu tenho esse problema... e muito xato, principalmente quando as pessoas descobrem. Depois essas tao sempre a perguntar pq k tou corada e tal, e ai a que inda fico mais corada e começo a tentar evitar essas pessoas!

Eu nao era assim mas desde +- 2anos fiquei assim =/

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.