Enxergar com os olhos dos outros


"Eu aprendi o silêncio através do tagarela, tolerância através do intolerante, e bondade através do cruel; e ainda estranho, eu sou ingrato a esses professores." (Kahlil Gibran)

Tema do dia: Tolerância

O Exercício da tolerância inclui, em primeiro lugar, o respeito a outra pessoa. Isso não significa concordar incondicionalmente com o que está sendo dito, anular sua opinião ou se submeter ao que nos violenta ou faz mal. A tolerância nos permite considerar que existem, sim, diversas formas de olhar para a vida, outras maneiras de ser ou vários tipos de ideal. E que opiniões diferentes das nossas não significam, necessariamente, uma afronta pessoal. Admitimos que há uma multiplicidade de escolhas.

"Ser tolerante é perceber, entender e aceitar as diferenças sem renunciar a princípio e valores pessoais", assegura Carlos Alberto dos Santos.

Essa capacidade de aceitar, compreender e tolerar está presente nos momentos mais banais do cotidano. (...) "Ser tolerante é requisito fundamental para ter com mais tranqüilidade e paz de espírito", reconhece Mônica Chemin, terapeuta junguiana. (...) Importante também é aceitar a si próprio. "O perfeccionismo é um sintoma de que não aceitamos nossas próprias imperfeições", diz ela. E a prática da tolerância propõe muita compreensão e paciência, primeiro com nós mesmos e depois nos relacionamentos no casamento, no trabalho, na escola.

Fonte: http://bonsfluidos.abril.com.br/extra/a/cidadania3.shtml

_______________________________
No post A vida seria um erro está o UPDATE respondendo o MEME que os amigos Chawca e Olli me convidou a respeito das "5 músicas que estou ouvindo". Obrigada pelo convite!;)

6 comentários:

Logan Araujo disse...

Acabo de vir do "Somos todas umas vacas" e postei um comentário um pouco duro com o Adão Braga por que temos opiniões diferentes e chego aqui e encontro um post sobre tolerância, foi um puxão de orelhas pra mim.

Fernanda Passos disse...

Oi....obrigada pela visita e espero que volte mais vezes.
Esse texto sobre tolerância é maravilhoso. Que bom seria se as pessoas agissem assim a maior parte do tempo. Por isso(porque não agem) é que vejo a necessidade de trazer o debate à tona. Tentar conscientizar mesmo. Foi muito feliz a sua escolha.
Um beijo.
E voltarei, certamente.

Anônimo disse...

Acho q uma das coisas mais difícil para o ser humano é ser tolerante...Somos muito individualistas, não temos paciência com as diferenças.
Beijos

Ricardo Rayol disse...

Viva a tolerância, isso permite uma interação maior e debates mais construtivos.

Renata Livramento disse...

paciência/tolerância são sinônimos de sabedoria para mim de tanto que acho importantes, e como é difícil, né?!!!

E por mais doido que possa parecer a empatia eu acho muito fácil, mas a paci6encia não...e olha que elas andam tão juntas...

bjos e ótima semana pra vc tb!

Pena disse...

Amiga:
Calcorreio em sonhos o Mundo, que é meu, em direcção à felicidade que anseio para todos. Desejo-a para mim e, para os habitantes deste Planeta, absorvido na complexidade das discussões, ansiando pelo bem-estar, pela harmonia da sensação de viver condignamente e com tranquilidade.
A tolerância é um bem inequívoco.
Se ler o poeta indiano Rabindranahn Tagore, ele expressa muito bem a tolerância.
A tolerância exige-se nas sociedades democráticas, apesar de falhar constantemente.
Adorei o tema.
Um Bem-Haja Grande
Beijos respeitadores e com estima. pedindo desculpa pela invasão do seu jardim muito belo, puro e iníquo.
pena

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.