Uma vontade inabalável


"A Força não vem da capacidade física, ela vem de uma vontade inabalável." (Mahatma Gandhi)

Tema do dia: Capacidade

Notícia da BBC: Capacidade intelectual pode aumentar com idade, indica estudo

Um estudo conduzido pelo pesquisador dinamarquês Lars Larsen, da Universidade de Aarhus, indica que a inteligência se mantém estável após os 20 anos de idade e em alguns casos pode até aumentar com o passar dos anos. A pesquisa contradiz a teoria de que a capacidade intelectual está em seu auge durante a juventude, entre os 18 e os 26 anos de idade.

Larsen diz que a melhoria pode ser resultado de longos anos de prática. Segundo o pesquisador, com o aumento da experiência de vida e com os desafios que se encontra pela frente, as pessoas desenvolvem mais destreza verbal para descrever seu mundo e lidar com as diferentes situações. Este efeito anularia a perda de células cerebrais que técnicas de escaneamento mostraram ocorrer pouco antes dos 30 anos de idade.

O estudo, publicado na revista acadêmica Intelligence, faz parte de uma revolução na pesquisa sobre a inteligência, que começou há vários anos e causou uma reviravolta na antiga idéia de que a inteligência tem sua fase mais poderosa no início da fase adulta e depois inicia um longo, lento e inevitável declínio.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/01/080107_velhosabio_aw.shtml


"A liberdade é a capacidade do homem de assumir seu próprio desenvolvimento. É nossa capacidade de moldar a nós mesmos." (Dr. Rollo May)

7 comentários:

Mila Cardozo disse...

Bom saber que ainda posso ficar mais... espertinha... hehehehe...
Beijos Mila

Ulisses disse...

Boa notícia. Nosso futuro depende disso. Quanto mais qualidade de vida, melhor. Não adianta nada viver até os 100, sem condições.

Pena disse...

Talentosa, Doce e Simpática Amiga:
Um sonho que guardo há uma vida comigo era ser psicólogo ou, então, pedo-pesiquiatra.
Devoro todos os livros sobre a matéria. Sabe, fascinam-me! Encantam-me!
Como lido com crianças e adolescentes todos os dias, gostaria de saber o que lhes vai no íntimo. Como constróiem as ideias, como consolidam a sua capacidade de descernimento para com os adultos?
Essas capacidades estudo-as, observando, consultando a ficha socio/económica e cultural do meio em que elas se inserem. Acredite, Talentosa e brilhante Amiga, é fascinante.
Leio-lhes o olhar, sinto as suas adversidades, tento compreender o seu Mundo, o Mundo de sonho deles e delas, vestir-lhes a pele, saber o que de mal pode haver nelas, busco e tento esclarecer o que de errado sentem.
Uma noite mal dormida, um pequeno-almoço inexistente, um dissabor, uma violência, são muito significativas e representativas para o normal estado emocional do jovem e pode provocar um deficiente rendimento escolar.
Oh, Doce amiga, a inteligência para mim é fruto da capacidade de compreender os assuntos, concentrar a atenção em algo, dormitar muito debruçado sobre um problema até conseguir resolver esse problema, decifrar um conjunto harmonioso de sentir, ser e estar.
Creio que não é hereditário, não acredito em pessoas ou crianças desprovidas de inteligência, penso eu?
Uma boa condução por parte do meio familiar, uma orientação acertada. um afecto, um estímulo, são importantes â inteligência de todos.
Adoro visitá-la. Fornece sempre temas de reflexão que me apaixonam e me fazem seu admirador inequívoco.
Olhe, Beijinhos amigos que respeitam e estima.
É uma honra a sua visita terna e amiga.
Sempre a lê-la com estima e encanto

pena

Desculpe se disse alguma aberração ou erro, mas sou assim.
OBRIGADO por existir e por ser minha amiga. OBRIGADO sentido!

Renata Livramento disse...

Mélica, minha avó morreu com 94 anos totalmente lúcida. Sabe qual era o "segredo" dela para manter-se cada vez mais intelectualmente ativa? Palavras cruzadas!!! E olha que ela fazia aquelas difíceis, hein...eu mal mal consigo fazer as médias...rs...rs...

Querida um grande beijo pra vc e ótimo ano!!!!

Lulu on the sky disse...

Melica, isso é muito bom pq cada vez mais a gente pode afirmar q nunca é tarde pra aprender, estudar, evoluir.
Big Beijos

Heliarly F. Rios disse...

É verdade mesmo... Tá tudo na cabeça; Postei esse teste uma vez no meu blog... Parei e falei pra mim mesmo, fala as cores... rsrs Acabou dando certo! Boa semana pra ti!

Ricardo Rayol disse...

achei bastante intrigante ... mas sempre associei a redução da inteligencia com a instalação da demencia senil. O lance das palavras e cores é dureza, mas minha filha deu um show ehehehehe

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.