Algo sobre si próprio


"Esqueça as resoluções. Esqueça controle e disciplina, trabalho demais. Ao invés, tente experimentar. Vá em busca de algo para se apaixonar, algo sobre si próprio, sua carreira, sua esposa."
(Dale Dauten)

Tema do dia: Carreira

O conjunto de características que você precisa saber sobre si mesmo é o formado principalmente pelos seus valores. São eles que determinam os seus julgamentos e a forma como você lida com as coisas da vida. Depois dos valores, você precisa conhecer seus motivos, necessidades e metas. O terceiro componente do autoconhecimento são as suas competências. Aqui, existe um fator de complexidade. Afinal, não basta você conhecer suas competências — elas têm de ser percebidas pelos outros. Pense um pouco.

Conhecer-se bem é o primeiro passo para você "desenhar" o seu plano de carreira. O plano define apenas a sua proposta de caminhada, e não um destino obrigatório. Conhecendo-se bem, você também pode cuidar do seu programa de autodesenvolvimento, planejando que curso ou atividade vai fazer para melhorar um aspecto do qual não gosta. Faça periodicamente o seu exercício de autoconhecimento. Tenho certeza de que você vai ter um enorme prazer em conhecer-se e que vai descobrir que é muito melhor do que pensa.

- por Luiz Carlos Cabrera ("Pratique o autoconhecimento"- Revista VocêSA, julho de 2008):
.
"Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão." (Jean-Paul Sartre)

5 comentários:

Hanny Meire disse...

Adoro seu blog, parece que cada frase chega na hora certa ! BJS!

Anônimo disse...

trabalhar naquilo que se gosta e para o qual se sente vocação é meio caminho andado para nos realizarmos profissionalmente

Claudinha ੴ disse...

É preciso ter foco, dedicação e gostar acima de tudo do que faz. Bela abordagem e estou feliz que esteja de volta! Beijão!

Lulu on the sky disse...

MÉLICA,
Aproveitando a data de ontem, 20 de julho desejo atrasado: FELIZ DO AMIGO !!!!

Big Beijos

Gleise disse...

Oi Mélica,

Estou passando para desejar uma boa semana. Gostei muito do post, lembrei de Sócrates frente ao dito do Oráculo de Delfos: "conhece-te a ti mesmo". Essa é sem dúvida a tarefa de nossas vidas.

Beijos

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.