A cobrança excessiva


"A maior arma contra o estresse é nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés de outro."
(William James)

Tema do dia: Estresse

Estamos vivendo a era das doenças psicossomáticas, também conhecidas como o mal do século. O que vem acontecendo é a cobrança excessiva de nós mesmos de tudo o que fazemos. Para não entrarmos numa roda gigante de doenças, tanto físicas quanto mentais, o primeiro passo é cuidar de nossa mente. A começar pela atitude positiva diante da vida, várias atitudes podem se seguir e garantir as ações preventivas para manter a saúde. (...)

Segundo alguns estudos, a genética familiar contribui em cerca de 20% no estado de saúde das pessoas, sendo que outros 20% são formados pelo meio ambiente e 10% pela assistência médica. Os 50% a 53% restantes são a parte afetada pelo estilo de vida, porcentagem significativa que só depende da consciência de cada um. Para que estes 50% restantes estejam a seu favor e de sua saúde, bastam alguns simples atos adquiridos para fazer toda a diferença.
Fonte: http://www.meioemidiacult.com.br/cult.qps/Ref/KATA-7BXSSK

*****************************
Segundo pesquisadores...

Fazer faxina pode reduzir estresse
Fazer faxina por apenas 20 minutos seguidos por semana pode trazer benefícios para a saúde mental, sugere um estudo publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine. O objetivo dos pesquisadores da University College era estabelecer quais atividades físicas traziam mais benefícios para a saúde mental e quantificar o tempo necessário para que os exercícios tivessem impacto psicológico.


Trabalhadoras brasileiras 'são mais estressadas que homens'
A empresa avaliou a saúde e o estilo de vida de 29.085 associados homens e mulheres espalhados por 12 Estados e 160 empresas, durante um período de cinco anos, de 2003 a 2007. Desse total, 42% eram mulheres. De acordo com o trabalho, em 2007, 71,9% das mulheres entrevistadas disseram ser sedentárias, em comparação a 57,9% dos homens. Elas também dizem ser mais estressadas: 51% das mulheres contra 28% dos homens. (...) A médica recomenda que as mulheres busquem equilibrar melhor as diferentes demandas, prestando mais atenção a sua saúde e à prevenção dos problemas.
Fonte: site da BBC Brasil.
*****************************
Burnout - Quando o estresse consome!

Para muitos, o termo norte-americano Burnout (Burn – Queima, out= de fora) pode parecer novo, porém é o antigo e conhecido estresse profissional em suas últimas conseqüências e amplamente disseminado pelo ritmo de vida e trabalho acelerado dos últimos tempos.. Antes de falarmos de Burnout devemos entender que o estresse é uma das reações do corpo a situações extremas, que em determinados momentos é necessário e nos ajuda a superar problemas do dia-a-dia nos fornecendo mais adrenalina, atenção e desempenho superior à média. O problema começa quando o estresse, que somente é benéfico em curtos períodos de tempo, se prolonga e o que deveria ser a exceção se torna regra.

- por José Luis Amancio.

8 comentários:

Lulu on the sky disse...

Tenho esse defeito, me cobro demais. Estou trabalhando isso aprender a lidar com minhas limitações.
Big Beijos

Pathy disse...

Oi Mélica!!! Obrigada pela visita!!!
E pelo elogio também!! =)

Bjos!!

Hanny Meire disse...

Que bom que vc voltou ! Me visita também ! bjS!

Anônimo disse...

nem mais, no meio costuma estar a virtude, tudo que é em demasia costuma ser mau, a questão é até que ponto o stress é benéfico... Bem, acho que vou limpar a casa por 20 minutos para não stressar a pensar nisso :)
Beijos, bom fds

Beautiful Stranger disse...

talvez ou quase que certamente as cobranças são responsáveis por grande parte do nosso estresse; sim, ele está nos consumindo...

;)
http://strangerbeautiful.blogspot.com/

Nina Victor disse...

Veio a calhar. Ando muito estressada... ;)

Cinthya Rachel disse...

que lindo teu blog! muito obrigada pela visita, venha sempre que quiser. deixo mais uma dica de livro: a sombra do vento, de carlos ruiz zafon, simplesmente o MELHOR livro que já li. qto ai seu post a faxina na verdade me estressa, rsrs. mas arrumar o armario me relaxa, kkk

O Profeta disse...

E este Sol impõe a claridade
Pôs no celeste a Lua a bocejar
Perdi a conta das estrelas no céu
Ergui-me em bicos para as contar


Voa comigo sobre as emoções

Boa semana


Mágico beijo

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.