Expectativa gera frustração


"Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu." (Luis Fernando Veríssimo)

Tema do dia: Tristeza

Todos nós, por algum momento na vida, já sentimos ou venha a sentir uma tristeza interior, um desanimo, "pra baixo", monotonia por alguma perda, fracasso, aborrecimento ou frustração. Este é o outro lado da balança que, mesmo sendo negativo, é um momento de conhecermos melhor. É nessa fase de crise que crescemos, fazemos um balanço de vida e recompomos com mais alegria e coragem.

"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."
(Roger Crawford)

A tristeza é uma de nossas emoções que, de certo modo, influencia a nossa perspectiva de vida. Assim como qualquer outra emoção, sentir-se (ou estar) triste é uma das sensacões que giram dentro de nós para nos transmitir algo. Sabendo lidar com a tristeza, assim como com a alegria, ou qualquer outro sentimento, aprenderemos a equilibrarmos e, assim, não seremos "dominados" por tais sentimentos negativos.

Embora seja difícil, é preciso conter nossa ansiedade quando se estar a espera de um acontecimento, quando lutamos por um sonho que nos parece sempre distante, quando perdemos alguém ou algo que gostamos, quando nossas tentativas não se sucedem, quando estamos sozinho ou quando não temos perspectiva de vida... Mas esse momento, quando bem dosado, é importante, pois para toda tristeza, há uma razão. Senão, a razão de conhecer-se e aprender!

"Lamentar as experiências vividas é uma forma de impedir o próprio desenvolvimento."
(Oscar Wilde)

Perde, admita os erros, supere suas dores, recarregue as energias, tenha perseverança, coragem e forças para seguir adiante e tente outra vez, pois o fracasso ou a tristeza não significa que é o fim.. quem decide pelo seu limite, pelo fim de cada ciclo e por sua vida é você.

Nunca é tarde, nunca é demais quando se quer, enquanto se vive!!

"O fracasso é a oportunidade de começar de novo inteligentemente." (Henry Ford)
____________________
Ensinamento do dia: "O ensinamento chassídico diferencia entre dois tipos de tristeza: merirut, a dor construtiva, e atsvut, a dor destrutiva. Merirut é o desgosto de alguém que não apenas reconhece suas faltas como também se preocupa a respeito delas; alguém que fica agoniado pelos erros que cometeu, as oportunidades perdidas, o potencial desperdiçado; alguém que se recusa a ficar indiferente ao que é falho em si mesmo e em seu mundo. Atsvut é o desgosto de alguém que perdeu as esperanças a seu próprio respeito e a respeito do próximo, cuja melancolia sugou-lhe toda a esperança e iniciativa. Merirut é um trampolim para o auto-aperfeiçoamento, atsvut é um abismo sem fundo.

*O Judaísmo chassídico (ou hassídico) vem da palavra hebraica חסידים (que significa Pio, ou Devoto) e é um movimento pietista dentro do Judaísmo que existiu praticamente em todas as eras da longa história judaica. Hoje, no entanto, este termo é aplicado para denominar a tendência que se desenvolveu com Baal Schem Tow na primeira metade do século XVIII.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Judaísmo_hasídico)

Um comentário:

Anônimo disse...

olá.. entrei no seu site por curiosidade e fiquei surpresa com o conteúdo: simplismente ótimo!!!!!!! É tudo o que queria ouvir hj, valeu! Um grande abraço.. Patty

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.