A qualidade de seus pensamentos


"Para melhorar a qualidade de vida, melhore a qualidade de seus pensamentos."
(Brian Tracy)

Tema do dia:
Qualidade de vida

Pensadores europeus defendem a necessidade de resgatar valores como tempo, tranqüilidade e espaço no cotidiano para alcançar o bem-estar.

Qualidade de vida não se resume a saúde física e dinheiro suficiente para comprar tudo aquilo que se deseja. Por isso, uma corrente de pensadores europeus, como o sociólogo italiano Domenico De Masi e o filósofo alemão Hans Enzensberger, vem chamando a atenção para a importância de um conjunto de seis princípios essenciais - direitos de todo ser humano - que estão cada vez mais escassos nos dias de hoje: ambientes saudáveis, espaço, tranqüilidade, autonomia, contemplação da beleza e tempo. O que realmente vale a pena na vida não está ligado ao material e pode ser usufruído por qualquer pessoa, garantem os teóricos. E constatam muitas pessoas que já despertaram para essas necessidades:

1. Ambiente saudável
2. Espaço
3. Tranquilidade
4. Autonomia
5. Contemplação da beleza
6. Tempo

O fundamental é não perder de vista o que realmente é essencial:
"É preciso ter coragem para assumir os seus próprios desejos e se responsabilizar por eles. Muitas pessoas têm medo da felicidade porque temem fracassar e não ter a quem culpar. Esse sentimento desloca o indivíduo do grupo, o que pode gerar uma crise de identidade, um receio de não pertencimento", analisa o psiquiatra Jorge Forbes.
.
O resgate de valores adormecidos, como pregam os pensadores europeus, é um bom começo para a promoção dessas mudanças em busca do bem-estar. O melhor é que todos têm esses instrumentos dentro de si.

Fonte: "6 Caminhos para a Felicidade - Como melhorar sua qualidade de vida num mundo cada vez mais exigente" - Link da revista aqui --> Revista IstoÉ

Tão poderosas como seus desejos


"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar."
(William Shakespeare)


Tema do dia: Dúvidas

Concentre-se mais em seu desejo do que na sua dúvida, e o sonho cuidará de si próprio.
Você pode se surpreender de quão facilmente isso acontece.
Suas dúvidas não são tão poderosas como seus desejos, a menos que você as torne assim.
- por Marcia Wieder.

As perdas ao longo da vida


"Alguns causam felicidade em todo lugar que vão, outros em toda hora que partem."
(Oscar Wilde)

Tema do dia:
Sentir Falta

Desapegar-se dos filhos que estão crescendo, fechar ciclos, lidar com o fim de um relacionamento, com a perda da beleza, separar-se de pessoas queridas...
Tudo isso pode trazer sofrimento. O luto pressupõe 4 fases: negação, revolta, depressão e reconstrução. Essas etapas podem se misturar, se repetir, se sobrepor. Cada pessoa tem seu próprio tempo para superar.
Tudo depende da estrutura emocional de cada um e da rede de apoio (familiares, amigos, religiosidade). (...)
A livre expressão dos sentimentos, a solidariedade entre os que estão no mesmo barco, a elaboração de novos projetos de vida, são caminhos de cura. (...) vale a dica: não meça a dor do outro pela sua régua, nada de julgar, dar conselhos... Apenas ouça: é a cura pela fala. Quanto à preocupação com os filhos adolescentes, confie nos valores que você passou. Eles se revelarão no momento oportuno. Confie e deixe-os seguir em seu caminho.

-por Lygia Monteiro ("Como as perdas ao longo da vida podem significar crescimento e maturidade"- Revista Uma, julho 2008).


“Entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas mas nos proporciona uma sucessão de ganhos. O equilíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar.” (Lya Luft)

É a nossa hora de fazer


"Você não consegue escapar da responsabilidade de amanhã esquivando-se dela hoje."
--Abraham Lincoln (1809 - 1865)

Tema do dia: Amanhã

Hoje Sim

Hoje agora. Ontem promessa. Amanhã probabilidade.
Hoje ação. Ontem parecia. Amanhã quem sabe?
Hoje sem dúvida. Ontem anseio. Amanhã mudança.
Hoje oportunidade. Ontem sementeira. Amanhã colheita.
Hoje seleção. Ontem não mais. Amanhã talvez.
Hoje sim. Ontem foi. Amanhã será.
Hoje é. Ontem experiência adquirida. Amanhã lutas novas.
Hoje, porém, é a nossa hora de fazer e de construir.

Fonte: Livro Ideal Espírita - Psicografia Francisco C. Xavier - Espíritos Diversos -Emanuel

"O dia de amanhã ninguém usou. Pode ser seu!"
(Pagano Sobrinho)
******************************
"Ontem" de boas recordações...

Este é um mural com algumas fotos das minhas férias no Brasil.. ("A felicidade só cria recordações felizes"- frase de Balzac)

Algo sobre si próprio


"Esqueça as resoluções. Esqueça controle e disciplina, trabalho demais. Ao invés, tente experimentar. Vá em busca de algo para se apaixonar, algo sobre si próprio, sua carreira, sua esposa."
(Dale Dauten)

Tema do dia: Carreira

O conjunto de características que você precisa saber sobre si mesmo é o formado principalmente pelos seus valores. São eles que determinam os seus julgamentos e a forma como você lida com as coisas da vida. Depois dos valores, você precisa conhecer seus motivos, necessidades e metas. O terceiro componente do autoconhecimento são as suas competências. Aqui, existe um fator de complexidade. Afinal, não basta você conhecer suas competências — elas têm de ser percebidas pelos outros. Pense um pouco.

Conhecer-se bem é o primeiro passo para você "desenhar" o seu plano de carreira. O plano define apenas a sua proposta de caminhada, e não um destino obrigatório. Conhecendo-se bem, você também pode cuidar do seu programa de autodesenvolvimento, planejando que curso ou atividade vai fazer para melhorar um aspecto do qual não gosta. Faça periodicamente o seu exercício de autoconhecimento. Tenho certeza de que você vai ter um enorme prazer em conhecer-se e que vai descobrir que é muito melhor do que pensa.

- por Luiz Carlos Cabrera ("Pratique o autoconhecimento"- Revista VocêSA, julho de 2008):
.
"Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão." (Jean-Paul Sartre)

Como você me vê

"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar." (Clarice Lispector)

Tema do dia: Seja Você Mesmo

Não há respostas certas ou erradas, apenas suas respostas. A meta é descobrir o que é mais importante para você, não o que os outros acham que deveria ser mais importante. Papéis, valores governantes (coisas que acreditamos ser da maior importância e da maior prioridade em nossas vidas) e a percepção de sua missão pessoal formam os elementos fundamentais que definem quem você realmente é e o que acha mais importante.

Leia mais:
http://www.gestaodecarreira.com.br/ldp/lideranca/seja-quem-voce-realmente-e.html

"Sou eu mesma, mas não sempre a mesma!"

A cobrança excessiva


"A maior arma contra o estresse é nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés de outro."
(William James)

Tema do dia: Estresse

Estamos vivendo a era das doenças psicossomáticas, também conhecidas como o mal do século. O que vem acontecendo é a cobrança excessiva de nós mesmos de tudo o que fazemos. Para não entrarmos numa roda gigante de doenças, tanto físicas quanto mentais, o primeiro passo é cuidar de nossa mente. A começar pela atitude positiva diante da vida, várias atitudes podem se seguir e garantir as ações preventivas para manter a saúde. (...)

Segundo alguns estudos, a genética familiar contribui em cerca de 20% no estado de saúde das pessoas, sendo que outros 20% são formados pelo meio ambiente e 10% pela assistência médica. Os 50% a 53% restantes são a parte afetada pelo estilo de vida, porcentagem significativa que só depende da consciência de cada um. Para que estes 50% restantes estejam a seu favor e de sua saúde, bastam alguns simples atos adquiridos para fazer toda a diferença.
Fonte: http://www.meioemidiacult.com.br/cult.qps/Ref/KATA-7BXSSK

*****************************
Segundo pesquisadores...

Fazer faxina pode reduzir estresse
Fazer faxina por apenas 20 minutos seguidos por semana pode trazer benefícios para a saúde mental, sugere um estudo publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine. O objetivo dos pesquisadores da University College era estabelecer quais atividades físicas traziam mais benefícios para a saúde mental e quantificar o tempo necessário para que os exercícios tivessem impacto psicológico.


Trabalhadoras brasileiras 'são mais estressadas que homens'
A empresa avaliou a saúde e o estilo de vida de 29.085 associados homens e mulheres espalhados por 12 Estados e 160 empresas, durante um período de cinco anos, de 2003 a 2007. Desse total, 42% eram mulheres. De acordo com o trabalho, em 2007, 71,9% das mulheres entrevistadas disseram ser sedentárias, em comparação a 57,9% dos homens. Elas também dizem ser mais estressadas: 51% das mulheres contra 28% dos homens. (...) A médica recomenda que as mulheres busquem equilibrar melhor as diferentes demandas, prestando mais atenção a sua saúde e à prevenção dos problemas.
Fonte: site da BBC Brasil.
*****************************
Burnout - Quando o estresse consome!

Para muitos, o termo norte-americano Burnout (Burn – Queima, out= de fora) pode parecer novo, porém é o antigo e conhecido estresse profissional em suas últimas conseqüências e amplamente disseminado pelo ritmo de vida e trabalho acelerado dos últimos tempos.. Antes de falarmos de Burnout devemos entender que o estresse é uma das reações do corpo a situações extremas, que em determinados momentos é necessário e nos ajuda a superar problemas do dia-a-dia nos fornecendo mais adrenalina, atenção e desempenho superior à média. O problema começa quando o estresse, que somente é benéfico em curtos períodos de tempo, se prolonga e o que deveria ser a exceção se torna regra.

- por José Luis Amancio.

Bancar o pequeno não ajuda


"Aqueles que se aplicam muito minuciosamente a coisas pequenas, frequentemente tornam-se incapazes de coisas grandes."
(Francois de la Rochefoucauld)


Tema do dia: Incapaz


"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida.
É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
Nos perguntamos:
"Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?"
Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?
Bancar o pequeno não ajuda o mundo.
Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".

- Nelson Mandela, em seu discurso de posse, em 1994.-
Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.