Encerrando ciclos


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...

Se insistirmos em permanecer nela mais que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho?
Partiu para viver em outro país?
A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.

Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus filhos, seus amigos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardio, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.

Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração - e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixa ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não tem data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”.
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - NADA É INSUBSTITUÍVEL, um hábito não é uma necessidade.

Pode parecer óbvio, pode ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando ciclos.
Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira.
Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.

* Texto que não se sabe a autoria - Consta que Paulo Coelho o encontrou e fez uma readaptação...

Vale a pena ler e refletir.
Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

O desafio de tornar-se si mesmo


“Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro , acorda!”
(Carl Gustav Jung)

Tema do dia: Si-mesmo (Self)

O Si-mesmo é o centro de toda a personalidade. Dele emana todo o potencial energético de que a psique dispõe. Jung conceituou o Si-mesmo da seguinte forma: “O Si-mesmo representa o objetivo do homem inteiro, a saber, a realização de sua totalidade e de sua individualidade, com ou contra sua vontade. A dinâmica desse processo é o instinto, que vigia para que tudo o que pertence a uma vida individual figure ali, exatamente, com ou sem a concordância do sujeito, quer tenha consciência do que acontece, quer não.”

Para Jung, o Self não é apenas o centro, mas também toda a circunferência que abarca tanto o consciente quanto o inconsciente, ele é o centro desta totalidade, tal como o Ego é o centro da consciência. O desenvolvimento do Self não significa que o Ego seja dissolvido.

A partir do momento que o homem descobriu a existência do desconhecido dentro de si mesmo, tornou-se de vital importância descobrir algo a respeito deste lado obscuro do qual não temos a menor consciência.


“Cada qual tem de encontrar seu próprio caminho. No entanto, se a pessoa se recusa a pensar que tem um problema interior não conseguirá sair da encruzilhada. Ninguém pode substituí-lo.
Temos de aprender a reconhecer nosso próprio âmago.”
(Joseph Campbell)

Assim, olhar para dentro é o despertar da alma que clama por individuação. Olhar para dentro é respeitar a si próprio. É respeitar as demandas de sua psique e aceitar os tesouros e as pedras de sua personalidade.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Self
http://www.psiqweb.med.br/persona/jung2.html
www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/por_vida_saudavel/desafio_tornar.asp

************************
Ensinamento do dia:
O Eneagrama (do grego Ennea = nove e grammos = figura ou desenho) é um antigo sistema de sabedoria, criado há cerca de 2500 anos. De acordo com o eneagrama, todos nós temos um pouco de cada uma delas, de acordo com a situação. Cada pessoa, assim, pode possuir traços dos nove pontos do Eneagrama, mas possui apenas um Tipo, que não muda. Existe, entretanto, evolução dentro de cada Tipo, em seus diferentes níveis de desenvolvimento e consciência. O teste pode ser feito nesse endereço: http://www.fredport.com/TESTENEA1/tstenea2.htm

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eneagrama

Khristian Paterhan fala sobre o Eneagrama no programa Mais Você, de Ana Maria Braga.





Obrigada a todos pelos comentários e por acompanhar o Blog da Mélica !

Seu corpo.. seu templo, seu prazer


"O seu corpo é a base e a metáfora da sua vida, a expressão da sua existência. É a sua Bíblia, sua enciclopédia, sua história de vida. Tudo o que acontece com você é armazenado e refletido no seu corpo."
(Gabrielle Roth)

Tema de hoje: Corpo

Seu corpo abriga sua consciência, suas emoções, suas vontades, sua alma, é ele que te leva e te traz, que sinaliza que algo não vai bem através de desconforto... Porque deixar que a mente comande tudo? A máxima de Descartes – “Penso, logo existo”, cumpriu sua função histórica, mas chegou a hora de irmos além dela, passando a viver em integridade e totalidade.

A verdade é que até o advento do espelho, o corpo era um desconhecido. Isso porque nosso rosto só pode ser visto em reflexo, e o acesso visual à parte de trás do corpo, mesmo com espelhos, é difícil. Para não citar nossos pequenos charmes e movimentos, completamente inacessíveis para nós. A menos que sejamos “atores” de um reality show, a maneira espontânea como nos sentamos, ou sorrimos, ou gesticulamos raramente é vista por nossos olhos. Esse é um dos motivos que nos impedem de formar uma auto-imagem adequada de nós mesmos e talvez por isso tenhamos aprendido a olhar o próprio corpo através do “feedback” alheio. Mas já sabemos que isso não funciona.

Além disso, os padrões de massa são momentâneos, mutáveis, já houve épocas em que era bonito para homens cobrirem o cabelo com perucas brancas, e as gordinhas estavam em alta. Os padrões atuais são cruéis, e em comparação com os(as) top models é impossível não se sentir um patinho feio. O remédio é valorizar a nossa singularidade. A despeito do que os demais pensam, criar nosso próprio estilo, aquele que nos faz bem e nos alegra. Não é fácil perceber quem somos; física, emocional, mental e espiritualmente, mas cada um tem sua verdade e só prestando atenção em nós mesmos é que vamos conseguir encontrá-la.

*Parte do texto de Claudia Boacnin
Fonte:
http://www.jornalviva.com.br/edicoes/viva_13/home.htm

**********************
Ensinamento do dia: Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.

Dicas de exercícios de alongamento: http://www.dornascostas.com.br/exercicios1.htm

A massagem traz vários benefícios para o organismo: relaxamento dos músculos tensos, alívio da dor muscular, melhora da circulação sanguínea, além de ser um instrumento importante no combate ao estresse, tão comum no mundo moderno. São utilizados três movimentos principais na massagem clássica: deslizamento (effleurage), amassamento e tapotagem.

Mais dicas: http://www.dornascostas.com.br/massagem.htm

O Shiatsu é uma modalidade de terapia corporal que tem como essência o toque manual ou digital sobre a pele com o objetivo de tratar ou prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo. Com uma abordagem terapêutica semelhante à da acupuntura, usa em sua técnica os meridianos ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas.

Saber viver...


Quando me amei de verdade,
...compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
...pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é... Autenticidade.
...parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
...comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
...comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável...
Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo.
De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
...deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos
megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.
...desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.
...desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro.
Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
...percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar.
Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!!!

Charles Chaplin
(Texto veiculado pelo Processo Hoffman da Quadrinidade)

Contato consigo

"As pessoas são solitárias porque constróem mais paredes do que pontes."
(Joseph F. Newton)

Tema do dia: Solidão

Segundo o psicólogo Andrés Gento Rubio, "Quando sentimos solidão, ao invés de nos comportarmos de forma passiva ou auto-destrutiva, podemos aproveitá-la para enriquecer nossa vida, dedicando tempo a uma paixão, escrevendo cartas, escutando música, fazendo exercício, contemplando a natureza, indo ao cinema, lendo um livro ou praticando atividades que liberem nossa criatividade e sentimentos. Este tipo de solidão aumenta a autonomia, ao estimular a capacidade de fazer o que se deseja, sem depender de outros para sentir-se feliz".

Com o tempo, a pessoa isolada tende a ficar insegura e com baixa auto-estima, propensa a dar respostas defensivas, egocêntrica, arredia e inclusive agressiva. Quando se deseja remediar a solidão, é preciso propiciar as relações sociais, "aproveitando todas as ocasiões de conhecer gente nova, indo a reuniões e festas, viajando em grupo, falando por telefone ou através da Internet". Para se conectar com as pessoas e romper o isolamento, os psicólogos recomendam colocar-se no lugar do outro. Perguntar-se "como eu me sentiria em sua pele?" nos aproxima dos demais e nos permite ter melhores sentimentos para eles.

Fonte: http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI764365-EI4788,00.html

***********************

Ensinamento do dia: O Processo Hoffman da Quadrinidade foi criado por Bob Hoffman, em 1967, na Califórnia, EUA. É uma estrutura, um modelo para compreender a nós mesmos e a nosso comportamento que inclui os 4 aspectos do eu: corpo, emoções, intelecto e eu espiritual.

Aprenda mais lendo: "O Desvendar do Amor: Processo Hoffman da Quadrinidade", de Bob Hoffman: O que aconteceu com o amor? Seria apenas uma fantasia infantil? Certamente não. Bob Hoffman responde a essas perguntas e ensina como você pode ser plenamente feliz.

Leia mais: http://www.hoffmanrio.com/pessoas.htm e www.institutohoffman.com.br e www.centrohoffman.com.br

Sentir os outros


“Devemos dar 4 abraços por dia para sobreviver, 8 para ficar bem e 12 abraços para crescer.”
(Kathleen Keatingem, em “Terapia do Abraço”)

Tema de hoje: Empatia

Vivemos, em geral, voltados ao "nosso mundo" e carecemos de uma postura mais compreensiva da realidade das pessoas que vivem ao nosso redor. Com empatia, naturalmente tornamos pessoas mais flexível e, assim, chegaremos ao entendimento mútuo.

"Empatia é a capacidade de sentir o que o outro está sentindo, ou seja, colocar-se no lugar do outro para perceber a situação do ponto de vista dele."

Simpatia não é sinônimo de empatia, mas é o mesmo que ter a sensibilidade de compreender os sentimentos dos outros, afim de agir apropriadamente - resultando o interesse comum. Se sentir no lugar do outro é primordial em qualquer relacionamento.

"Pobre é aquele que busca em sua vida satisfazer apenas os seus desejos materiais."
(Leonardo Da vinci)
_________________
Ensinamento do dia: O que é a Inteligência Emocional (I.E.)?
Este conceito foi introduzido nos anos 90 pelos académicos norte-americanos Peter Salovey e John Mayer e mais tarde impulsionado pelo psicólogo Daniel Goleman, autor de diversos best-sellers sobre este tema. Resumidamente, entende-se por Inteligência Emocional a capacidade de se auto-conhecer e lidar bem consigo mesmo e de conhecer e lidar bem com os outros, seja nos relacionamentos familiares, como sociais ou profissionais. A inteligência emocional caracteriza a maneira como cada um lida com as suas emoções e com as emoções que o rodeiam. No fundo, envolve tudo o que está relacionado com a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si e nos outros.

Daniel Goleman distingue 5 áreas distintas que compõem a I.E.:
- Auto-Conhecimento Emocional:
saber reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre, tomando consciência das suas próprias emoções;
- Controlo Emocional: capacidade de lidar com as próprias emoções, canalizando-as para uma manifestação adequada a cada situação;
- Auto-Motivação: direccionar emoções para objectivos determinados;
- Empatia: saber reconhecer as emoções nas outras pessoas;
- Relacionamentos: aptidão e facilidade nos relacionamentos inter-pessoais.

Fonte: http://superemprego.sapo.pt/pt//E12/E123/590935.html

********************************

Assista ao vídeo dessa interessante entrevista com o Prof. Luiz Machado, fundador da Cidade do Cérebro (Programa Alternativa Saúde - com Patrícia Travassos, no canal GNT):


A variedade é a alma do prazer

"Hábitos são mais seguros que regras; você não precisa segui-los. E você não precisa mantê-los tampouco. Eles mantém você."
(Frank Crane)

Tema do dia: Hábito

A vida é composta por hábitos, dos quais é o tempo quem regula e a repetição dos nossos hábitos nos faz ter ou não uma vida feliz. Manter hábitos saudáveis é a chave para uma vida melhor. Muitas vezes o conformismo nos ilude, mas apesar da aparente estabilidade das coisas, procure mudar sempre! A vida é formada por impermanentes momentos: enquanto o tempo passam, as pessoas vão e as coisas mudam..

Não se deixar levar pelas flutuações da existência- não se deixe flutuar!

*************************
Ensinamento do dia: Na Conduta de Fracasso, ou Auto-Sabotagem, o indivíduo sempre opta pelo lado negativo das situações, mas não o faz conscientemente, pois na verdade ele vê o mundo assim mesmo e não enxerga o lado bom das coisas. Muitas vezes uma pessoa entra nessa Conduta por sentimentos de Culpa, agindo assim para "pagar" por alguma coisa que não deveria ter feito a outra, e se auto-culpando, acredita-se não digna de ter sucesso na vida, e muitas vezes o culpa cargos abaixo de suas qualificações por não se sentir apto.
Fonte: www.psiqweb.med.br/infantil/conduta.html

*************************
"Os hábitos são como cordas. Se acrescentarmos um fio por dia, em pouco tempo não podem mais ser rompidos".

Stephen R. Covey, em seu livro Os 7 Hábitos das Pessoas Muito Eficazes , diz que há um espaço entre o que acontece com você e sua reação ao que acontece com você. Neste espaço está sua capacidade em escolher as melhores respostas e definir seu destino. No mundo de hoje a mudança é nossa única certeza, os prazos são menores e as pressões ainda maiores. Não conseguimos escolher as coisas que nos acontecem, algumas boas, outras más, porém todos nós podemos escolher nossa resposta ao que nos acontece. Você é fruto de suas ações, por isso sugiro alguns comportamentos que podem fazer a diferença para equilibrar suas emoções:

1- Experimente parar tudo o que está fazendo agora.
2- Fuja da tentação de querer todo mundo concordando com você.
3- Pare de reclamar dos seus prazos finais.
4- Não se irrite com a burocracia.
5- Elimine o hábito de fazer promessas que não vai cumprir.
6- Não deixe as pessoas esperando.
7- Pare de querer estar na praia, no cinema, com a cabeça em outro projeto.
8- Tire suas folgas.

As pessoas se esquecerão do que você disse, as pessoas se esquecerão do que você fez, mas as pessoas nunca se esquecerão de como você as fez sentir.

A fórmula da felicidade = P+5E+3A


Quanto és feliz?

Se você é e tem consciência do seu estado de ânimo ou não, então calcule através dessa fórmula: P+5E+3A. Esta é a chamada fórmula da felicidade que 2 pesquisadores britânicos, Carol Rothwell e Pete Cohen, dizem ter encontrado para quantificar o estado emocional de uma pessoa. Foram entrevistados mil pessoas, que escolheram entre 80 momentos diferentes as situações das quais experimentaram e os fizeram mais felizes ou menos felizes.

"Homens e mulheres sentem felicidade de formas diferentes. As mulheres ficam felizes com o clima quente, a convivência com a família e perder peso. Já para os homens, felicidade está no romance, no sexo, os "hobbies" e as vitórias de seus times."
A fórmula da felicidade é : Felicidade = P + (5xE) + (3xH)

"P"= as características pessoais, incluindo as perspectivas de vida, adaptabilidade e capacidade de manter-se otimista ante a diversidade.
"E"= os aspectos existenciais: saúde, estabilidade financeira e amizades.
"H"= a auto-estima, expectativas, ambições e senso de humor.

Para isso, é preciso responder a 4 perguntas atribuindo-se notas de 1 a 10 (Some o resultado das perguntas 1 e 2 para achar o valor de "P", da pergunta 3 é "E"e da pergunta 4 é "H").

1. Você é flexível, bem disposto e aberto para mudanças?
2. Você olha para a vida positivamente, se recupera logo dos revezes e acha que tem tudo sob controle?
3. Suas necessidades básicas como saúde, dinheiro, segurança, liberdade de escolha e senso de comunidade estão sendo atendidos?
4. Você pode contar com ajuda de pessoas próximas, se concentrar no que faz e envolver-se em atividades que lhe dão uma sensação de ter um propósito?

Para ser feliz esteja atento a esses fatores e cultive-os:

- Dedique tempo para a família, amigos e a si próprio.
- Melhore seus relacionamentos.
- Aproveite muito bem seus feriados e férias para seu lazer e relacionamentos.
- Concentre-se no momento.
- Esqueça um pouco o passado e o futuro.
- Arrume tempo para exercitar-se e descansar.
***

Pequenas Coisas Fazem Grande Diferença


"Para cada atitude tomada existe a consequência - uma ordem em sequência, uma serial que pode ser benéfico ou não. Vivemos em uma série de atitudes a pensar e cada uma que é tomada ou deixada de tomar compõe um elo. Agimos muitas vezes por instinto ou por nescessidade, mas cada coisa tem hora e tempo determinado. Não se adianta o tempo em favor a nós e não se pode atrazar pelo mesmo motivo.

O querer algo é uma imensidão de erros e acertos, só sabemos se erramos ou acertamos quando decidimos; é preciso sempre decidir, ao negarmos decisão empatamos o tempo de correr no seu percurso exato e o tentar mudar algo pode levar a sequência indesejada de fatos que levarão a outros erros, até que consertemos; pode demorar até que tudo entre nos eixos, os erros cometidos podem fazer-nos atravessar muitas dificuldades até que tudo seja consertado.."


http://www.pensador.info/p/atitude/1/

Pensamentos da mente


"Mandar obedecer aos instintos é como mandar obedecer às pessoas. Pessoas dizem coisas diferentes: assim também fazem os instintos. Nossos instintos estão em guerra. Cada instinto, se você ouvi-lo, reivindicará ser satisfeito às custas de todo o resto." (C. S. Lewis)

Tema do dia: Instinto

Em muitos momentos na vida somos dirigidos pelos nossos desejos. Desejos que surgem de alguma motivação, estímulo, vontade ou instinto. Mas, o que é instinto? No dicionário, a definição de instinto refere-se a um "estímulo ou impulso natural, involuntário, pelo qual homens e animais executam certos atos sem conhecer o fim ou o porquê desses atos."

Chamamos de "instinto" as ações ou reações inconscientes, espontâneas, sendo independente da nossa razão. No entanto, as ações instintivas não estão diretamente relacionada as ações intuitivas. A intuição, segundo o dicionário, é o "conhecimento imediato e claro, sem recorrer ao raciocínio", isto é, a capacidade de pressentir. Em outras palavras: "o instinto não raciocina; a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio. O instinto varia em suas manifestações, conforme às espécies e às suas necessidades. Nos seres que têm a consciência e a percepção das coisas exteriores, ele se alia à inteligência, isto é, à vontade e à liberdade."

Fonte: www.xr.pro.br/Exeriana/PsicoXR.html e www.guia.heu.nom.br/instinto.htm

**********************

Ensinamento do dia: Sigmund Freud argumentava que o princípio do prazer, na verdade, exprimia impulsos primitivos, animais.

Neurocientistas como Donald W Pfaff, da Universidade Rockefeller, e Jaak Panksepp, da Universidade Estadual de Bowling Green, acreditam hoje que os mecanismos instintivos que regem a motivação humana são ainda mais primitivos do que imaginava Freud. Nossos sistemas básicos de controle emocional são iguais aos de nossos parentes primatas e aos de todos os mamíferos. No nível profundo da organização mental que Freud chamou de ID, a anatomia e a química funcionais de nosso cérebro não são muito diferentes daquelas dos animais que vivem nos currais ou dos bichos de estimação.

(SCIENTIFIC AMERICAN Brasil - ANO 3 - N°25 - Junho/2004 - www.sciam.com.br)

Fonte: http://www.guia.heu.nom.br/instinto.htm

***********************
Assista ao documentário da BBC/TLC Co (em português), apresentado pelo Discovery Channel.
Instinto humano - Desejos mais profundos

Por que 21 mil km de batom são vendidos por ano? O que cada um de nós fará mais de 3 mil vezes durante a vida? Por que 18 mil litros de loção pós-barba são usados todos os dias? Como queimaremos 250 mil calorias ao longo da vida? E o que 240 milhões de pessoas estarão fazendo hoje à noite?

No fim, tudo se resume a uma coisa. O que é? Assista-o.

Contra a Discriminação Racial


O tema de hoje "Diferenças" é relacionado à Blogagem Coletiva Contra a Discriminação Racial, iniciada pelo Lino Resende.

O essencial é invisível


"O preconceito é uma opinião não submetida a razão."
(Voltaire)

Tema de hoje: Diferenças

Todos nós somos diferentes e semelhantes. Nossas diferenças e semelhanças estão relacionadas ao ponto de vista de cada um. Aceitar as semelhanças e diferenças é mais do que respeitar a aparência física, raça, origem, religião, cultura etc. Consiste em respeitar o direito das pessoas na sua forma de pensar, sentir e agir - como indivíduo, assim como somos. Antes de aceitarmos as diferenças dos outros, devemos aceitar as nossas diferenças. Aceitar que, mesmo fazendo parte de um grupo (sociedade ou origem), somos indivíduos com nossas individualidades.

A verdade é que não somos como os outros e que os outros não são como somos. Assim como qualquer outra pessoa no mundo, nós temos o direito de ser como somos e o dever de aceitar os outros como são. Ninguém é superior ou inferior aos demais - não é saudável, e sim egoísta e injusto, quem ver dessa forma.

**********************
Ensinamento do dia: O Conceito de Raça no Brasil: Durante o período colonial – apesar da grande presença da mestiçagem nos planos étnicos e culturais – predominou no pensamento político português e brasileiro uma idéia das diferenças entre os seres humanos baseada na perspectiva religiosa. A principal oposição em que se apoiavam estas diferenças era a que existiria entre os cristãos, ou portugueses, e os indígenas, vistos como pagãos ou infiéis segundo o caso. Os mestiços seriam, segundo esta linha de pensamento, impuros frutos do pecado. O pensamento religioso num primeiro momento e o iluminismo a seguir deram as chaves para a compreensão das diferenças dos portugueses com relação aos indígenas e às possibilidades de sua inclusão ou não no mundo ‘civilizado’.

Preencher o vazio existencial


"Felicidade não é ter o que você quer, é querer o que você tem."
(Spencer Johnson)

"A felicidade consiste em estar feliz com que conseguimos e com o que não conseguimos."
(Charles H. Spurgeon)


Tema do dia: Desejo de ter

Ao invés de "querer o que temos", a idéia inconsciente que temos de felicidade, prazer e satisfação é "ter o que queremos"; isto é, "quanto mais melhor". Embora, quanto mais temos, mais queremos. Este é um desejo insaciável, uma vez que ninguém consegue ter tudo (nem com muito dinheiro!), pois aquilo que queremos é o que imaginamos nos fazer feliz, e talvez quando experimentamos o nossos desejos, vemos que na realidade não é como imaginado. Mas é assim que vivemos: sonhando e indo em busca daquilo que nos satisfaz. Não há problema no "desejo de ter algo", no entanto é preciso entender que, aquilo que dar significado a vida, não é o ter algo, mas o desejo de ter algo e ir em busca. O segredo para ter sucesso material é não se concentrar nele, mas criar as condições que nos permitem chegar a tê-las.


"O desejo de ter coisas não tem fim. Quando inflamos esse sentimento não aproveitamos o que já temos e acabamos ficando sem nada. As duas motivações essenciais do ser humano são atender às suas necessidades e satisfazer seus desejos. Elas estão ligadas aos instintos de evitar sofrimento e obter prazer, que em geral estão juntos e por isso podem se confundir.
Por exemplo, buscamos o alimento para saciar nossa fome (evitamos sofrimento), mas também porque ele é saboroso (obtemos prazer). Essa foi uma solução da natureza para garantir nossa sobrevivência e a de nossa espécie."*

**********************
Ensinamento do dia: Uma pesquisa do psicólogo americano Martin Seligman demonstra que a felicidade é o resultado de 3 fatores: o engajamento, o significado e o prazer. *
  • O engajamento representa a capacidade humana de se envolver com algo, como o trabalho, um hobby ou uma causa de qualquer natureza.
  • O significado tem a ver com entender a razão da própria existência, o que com muita freqüência é buscado através das religiões, apesar de haver outros caminhos, como a amizade verdadeira, a família e a ética social.
  • Já o prazer, este tem várias faces, como a apreciação da arte, o humor, o sexo e, claro, o sentimento de possuir e consumir coisas. Dos 3 elementos, o prazer é o único que pode ser comprado. Teoricamente, seria o caminho mais fácil para a felicidade. Entretanto, ele sozinho não se garante, pois depende da interação com os outros dois. A felicidade que deriva apenas do prazer de possuir coisas é efêmera. É aí que se estabelece a confusão. Em vez de complementar o prazer engajando-se em causas e dando significado para a vida, muitas pessoas insistem em procurar a felicidade somente no consumo.

*Fonte:
http://www.palestrarte.com.br/artigos/default.asp?id=93

Sentido da Vida


"A vida é uma seqüência de dias vazios
que precisamos preencher..."


Assista ao vídeo deste belíssimo texto sobre
O Sentido da Vida:


Leia o texto do vídeo aqui:
http://www.alzheimermed.com.br/m3.asp?cod_pagina=1085

O menos uso das coisas


"Há duas catástrofes na existência:
a primeira é quando nossos desejos não são satisfeitos;
a segunda é quando são”.
(George Bernard Shaw)


Tema do dia: Frugalidade

Esta palavra é bastante significativa. Frugalidade não é sinônimo de pobreza, como muitos pensam: uma pessoa que é frugal, é uma pessoa que tem prazer com o que tem, vive bem com poucas coisas e consome por necessidade e/ou utilidade; e não por consumismo. Para ser frugal deve-se, antes de uma compra, perguntar-se: "Preciso mesmo disto?", "Isto vai me fazer mais feliz?" e não se render à pressão social e mercadológica pelo status e consumismo.

Também não é preciso radicalizar abdicando de tudo o que tem:

André Comte-Sponville, o inspirado pensador francês contemporâneo, acredita que, para ser feliz, é preciso estar no estado de desespero – não na idéia que conhecemos desse sentimento, mas no desespero (ou desesperança) de quem não espera mais nada, ou seja, de alguém que não sofre mais por não ter e está satisfeitíssimo com aquilo que tem.

Diz Sponville (no livro A Felicidade, Desesperadamente) que o desejo primordial do ser humano é justamente desejar tudo aquilo que não tem: o emprego dos sonhos, a pessoa amada, dinheiro...

Nosso desejo de ser feliz está baseado na falta, dizia o filósofo holandês Spinoza, cujo pensamento Sponville analisa em seu livro. E, quando conseguimos realizar algum desses anseios, automaticamente surge outro desejo em seu lugar.”

************************
Ensinamento do dia: A frugalidade dos desejos é o ponto básico dos filósofos epicuristas, por exemplo. Diferentemente do que se pensa hoje, eles não propunham uma orgia de prazeres sensuais, um hedonismo desenfreado. Afinal, eram gregos e sábios. O que diziam é que, para fruir verdadeira e intensamente a felicidade e o prazer, era preciso escolher. Portanto, “hay que saber selecionar”. E a lista do que realmente pode nos fazer felizes tem de ser bem restrita, pensada. Exigências demais atrapalham, desejos demais também.“Menos, menos”, nos segreda a sabedoria grega. Mais despojados ainda eram os filósofos estóicos. Eles também não sofriam estoicamente, como se acredita hoje, nem eram masoquistas. Os estóicos simplesmente diziam que para não sofrer, para não ser infeliz, é melhor não se ter nada.

Fonte de ambos textos citados:

Como eu blogo


O Sergio do Coisas do Sanduba me convidou a participar do meme "Como eu blogo". O objetivo é saber como eu faço para blogar.

Estou blogando a pouco tempo: 1 mês e 1 semana. Como se vê, sou bem novata na blogosfera... ainda aprendendo essa "engenharia". Até então, quando escrevo, sigo essas 3 etapas:

1. Escolha do tema: normalmente, antes de escrever, eu já tenho uma idéia do assunto; é o que eu chamo de "Tema do dia".

2. Busca de fontes: Logo, procuro informações em revistas e sites de psicologia, filosofia, religião, atualidade, wikipedia etc, dependendo do tema.

3. Escrita e postagem: Após a leitura, eu desenvolvo meu texto, baseado em algum estudo ou teoria e finalizo com um "ensinamento do dia", um assunto em que eu tenha aprendido e que esteja relacionado ao tema. Gosto também de frases ou poemas de autores célebres - pois são de fato palavras sábias! Além disso, posto vídeos, matérias jornalisticas, músicas ou qualquer animação para deixar o blog um pouco diferente.

Bom, é isso... espero que gostem dos meus textos e que, não apenas eu, mas todos estejam aprendendo algo com o que escrevo!;)

Sintam-se a vontade e bom aproveitamento!!!
...

Agradeço ao Sergio do Coisas do Sanduba pelo convite.

Convido a EricaAkira do Burajiru para continuar o "Como eu blog"!

*******************************

Como te sentes hoje?

Confissão

Que esta minha paz e este meu amado silêncio
Não iludam a ninguém
Não é a paz de uma cidade bombardeada e deserta
Nem tampouco a paz compulsória dos cemitérios
Acho-me relativamente feliz
Porque nada de exterior me acontece...
Mas,
Em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto."


* Poema de Mário Quintana (Alegrete, 30/7/1906 — Porto Alegre, 5/5/1994) poeta, tradutor, jornalista e escritor brasileiro. Em 2006, comemorou-se o centenário de seu nascimento.

Simplifique sua vida


"Sejamos como o sol
que não visa nenhuma recompensa,
nenhum elogio,
não espera lucros nem fama,
simplesmente brilha!"


Tema de dia: Simplicidade

O texto abaixo tem como tema "A Felicidade pela Simplicidade Voluntária", que retrata bem o assunto:

FELICIDADE é o objetivo de vida de todo ser humano.

Muitas pessoas buscam a felicidade mas colocam muitas barreiras que atrapalham esse viver nos seu dia-a-dia. Geralmente essas barreiras foram levantadas pelas próprias pessoas. Uma dessas barreiras é o "estilo de vida", adotado pela maioria da sociedade capitalista, onde predomina o consumismo desenfreado, levando as pessoas a terem um único objetivo na vida: "ter" cada vez mais, em especial dinheiro e bens materiais.

Simplicidade Voluntária é um novo estilo de vida e de valores, adotado pelas pessoas que querem um retorno à vida mais simples, aproveitando melhor as condições de suas vidas, vivendo com menos mas melhor, convivendo mais com os familiares e com os outros, tendo melhor qualidade de vida, bem diferente da vida que levavam anteriormente, uma vida agitada e angustiante. Essa mudança está levando muitas pessoas a descobrirem uma vida mais realizadora e feliz. O valor de "ter mais" para "ser mais", em especial, ser mais feliz.

"O homem que faz com que tudo aquilo que conduz à felicidade, dependa de si mesmo e não de outros homens, adota o melhor plano para ser feliz." (Platão)

A decisão de viver o seu dia-a-dia com felicidade, é uma decisão de cada um, e ninguém pode fazer isso a não ser cada pessoa. Do mesmo modo a decisão tem que ser voluntária, individual, para viver uma vida mais simples e realizadora. Acredito ser possível realizar as mudanças necessárias para que cada um viva esse estado de felicidade, no seu dia-a-dia. E acredito ser possível realizar mudanças para haver uma sociedade onde as pessoas possam viver de modo mais saudável e feliz, mais conscientes das suas necessidades e das suas fontes de satisfação e vivenciando melhor as suas emoções, consigo mesmos e com os outros, seja no trabalho, na vida conjugal, familiar ou social.


"Minha vida é minha mensagem". (Gandhi)

*****************************
Vídeo com a matéria do Fantástico (11/03/2007) sobre "Simplicidade Voluntária":


Modelo Mental


"Eu ouço e esqueço.

Eu vejo e me lembro.

Eu faço e entendo."

(Confúcio)


Tema do dia: Estímulo

Para obter qualquer conhecimento, precisamos de estímulo, motivação e curiosidade que podem influir em nossa vida. Nossos estímulos podem vir de influências externas, como os amigos, o meio social, econômico ou cultural; e por meios internos, como: caráter, ambição pessoal, sonho etc. Tais estímulhos podem manifestar-se involuntariamente ou ser adquirido, através de técnicas, disciplina ou mesmo adaptação.

"Inspiração vem dos outros.
Motivação vem de dentro de nós."

Segundo um artigo no site Capacitacão em Lideranca, Gilberto de Souza cita o Modelo Mental como se fosse um “programa em nosso cérebro”.

É a base que cria as atitudes da pessoa diante da vida e faz com que uma pessoa desencadeie um processo que gere os resultados em sua vida, sejam eles positivos ou não. O Modelo Mental é formado com base em quatro fatores: genético; aprendizado inconsciente; condicionamento; e significado.

No fator "Condicionamento", por exemplo, ele diz que:

"A vida nos oferece diversos estímulos externos e internos e nós lhe oferecemos respostas em forma de atitudes (até mesmo não fazer nada é uma resposta). Assim, quando nossa resposta satisfaz nossas necessidades gerando prazer, tendemos a repeti-la. Quando nossa resposta gera dor, sofrimento, ou seja, a frustração da satisfação de nossas necessidades, tendemos a evitá-la. Quanto mais especialistas ficamos em dar uma determinada resposta aos estímulos da vida, mais condicionados ficamos em relação a tal atitude ou comportamento.

O grande segredo é ampliarmos nossas respostas condicionadas de forma que as novas respostas sejam úteis à realização de nossos objetivos."

Fonte:

*********************
Ensinamento do dia: O Efeito Mozart é um termo cunhado por Alfred A. Tomatis para um alegado aumento no desenvolvimento cerebral que ocorre em crianças com menos de 3 anos, quando elas ouvem música de Wolfgang Amadeus Mozart.

The New York Times [29/10/03] reporta que 32% dos bebês entre 6 meses e 2 anos têm fitas Baby Einstein, coleção de vídeos atualmente publicada pela Disney que serviria para estimular a inteligência. Esse tipo de produto se aproveita da repercussão do chamado "efeito Mozart" – o conceito de que, ouvindo música clássica, um bebê será mais inteligente.

Minutos com Mozart

A idéia do Efeito Mozart surgiu em 1993 na Universidade da Califórnia, em Irvine, com o físico Gordon Shaw e Frances Rauscher, uma expert em desenvolvimento cognitivo. Eles estudaram os efeitos sobre alguns estudantes universitários ao escutar 10 minutos da Sonata Para Dois Pianos em Ré Maior (K.448) de Mozart.
Fonte: http://www.cetico.hpg.ig.com.br/mozart.html

****************
Vídeo com a Sonata citada acima:

Teste sua memória



Jogo da memória - Flash Games


A memória é a capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória humana), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).

Memória, segundo diversos estudiosos, é a base do conhecimento. Como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Memória

Lembrar de viver


"Devemos ter uma boa memória para sermos capazes de cumprir as promessas que fazemos."

"A vantagem de uma memória ruim é que se aproveita várias vezes pela primeira vez as mesmas coisas boas."
(frases de Friedrich Nietzsche)

Tema do dia: Memória

Recentemente reassisti ao filme "Eternal Sunshine of the Spotless Mind" (Brilho eterno de uma mente sem lembranças), que filme maravilhoso! É um filme que considero de uma sensibilidade rara em comédia romântica. O casal formado por Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) tem problemas bem típico no relacionamento. No entanto, "desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele"*.

Será mesmo que podemos apagar as memórias de alguém, quando o amor acaba?
A memória é o que temos de mais penoso e precioso, temos até um certo "controle" descontrolado sob ela. Uma coisa é certa: é difícil apagar aquilo que queremos esquecer. Este é um paradoxo não só no filme, mas da nossa vida também. A memória é base do conhecimento, da nossa identidade e da nossa história.

"É preciso começar a perder a memória, ainda que se trate de fragmentos desta, para perceber que é esta memória que faz toda a nossa vida. Uma vida sem memória não seria uma vida, assim como uma inteligência sem possibilidade de exprimir-se não seria uma inteligência. Nossa memória é nossa coerência, nossa razão, nossa ação, nosso sentimento. Sem ela, não somos nada."
(Luis Buñuel, Meu último suspiro)

********************
Ensinamento do dia: Neurocientista Roberto Lent adverte - avanços do mapeamento cerebral podem ser grande ameaça à privacidade das pessoas. (...)
O filme "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", com o ator Jim Carrey, não é muito distante da realidade. No longa, uma empresa usa a neuroimagem para orientar uma cirurgia cerebral destinada a fazer com que o personagem esqueça a namorada. A neuroimagem localizava as regiões do cérebro ativadas quando o rapaz se via diante de um objeto que o fazia lembrar-se da moça, e o técnico cauterizava essas regiões para apagar lembranças relacionadas a ela. Do ponto de vista técnico, nada impede que um centro hospitalar se proponha a liberar cirurgicamente as pessoas de más lembranças e emoções amargas. Embora não se faça isso sem efeitos colaterais graves, a verdade é que não há nenhuma norma a respeito.
************************
Trailer do filme:
Curiosidades:
O título do filme foi retirado do poema "Eloisa to Abelard", de autoria de Alexander Pope.
Citacão do filme:
"Blessed are the forgetful, for they get the better even of their blunders." (Nietzsche)

Vida em Poesia

Em homenagem ao Dia Nacional da Poesia, amanhã, dia 14/03, data também do aniversário de Castro Alves:
A poesia é a sabedoria que bate à porta dos homens, e os obriga a assimilar até mesmo algo do que não desejariam compreender, passando por cima de suas mentes indiferentes e dialogando diretamente com o ouvido, com o olho, com os batimentos do coração, com os pés que, involuntariamente, marcam o compasso da música.

"Meu coração é uma barca

Que não sabe navegar"

*Fernando Pessoa foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa tendo seu valor comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou-o, ao lado de Pablo Neruda, o mais representativo poeta do século XX.

Leia mais:
http://www.olavodecarvalho.org/apostilas/poefilo.htm
http://blog.sitedepoesias.com.br/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa

Mil visitas, mil agradecimentos!

1 mês blogando...
e + de 1.000 visitas!!


Quero agradecer a todos pelo interesse e pela visita ao meu blog. O blog atingiu hoje a marca de 1.000 visitas!!!


A contagem foi iniciada pelo Site Meter no dia 11 de fevereiro, ou seja, a 1 mês atrás, tem uma média de + de 40 visitas por dia!!!

Fiquei surpresa com a quantidade e com a origem das visitas, pois além de visitantes de diversas cidades do Brasil, há também visitas de Portugal, Espanha, Itália, França, Rússia, Inglaterra, Suécia, EUA, Canadá, Austrália etc.

Por ser um assunto tão subjetivo e não ter nenhum tipo de publicidade (apenas registro no Mybloglog e BigBloggerBrasil), acho esses números bastante significativos para mim!

É um resultado que me impressiona, porque meu interesse em escrever esse blog é pessoal, isto é, em aprender com o que escrevo. Para assim, diariamente, tornar-me uma pessoa melhor. Já que autodesenvolvimento, é como qualquer outro conhecimento, nunca se sabe o bastante, nunca conheceremos por completo..

No entanto, é bom saber que tantas outras pessoas pelo mundo a fora também buscam por esse conhecimento.

Gostaria de agradecer também aos recados, e-mails e comentários aqui no blog ou na minha comunidade do Mybloglog . É sempre enriquecedor conhecer pontos de vista diferentes.

Espero que voltem sempre..

Sintam-se bem-vindos!!!

Antes só do que mal acompanhado


"Se você sente solidão quando a sós, está em má companhia."
Jean-Paul Sartre

"Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeira companhia." Nietzsche

Tema do dia: Companhia

Esse texto de hoje resume bem o assunto:

Você tem escolhido os espelhos nos quais se reflete?

Nos momentos em que sentimos que a vida nos parece sem sentido, não temos mais aquela vontade de fazer as coisas que sempre gostamos, percebemos que não temos perspectivas para o futuro, a vida parece monótona...

Significa que estamos nos desviando de nossa rota.

As pessoas com quem nos relacionamos são como espelhos. Através desses espelhos recebemos a imagem (ou feedback) sobre nós mesmos. Portanto, a imagem refletida pelo outro tem influência sobre nossas percepções de nós mesmos. Seja ela positiva, seja negativa. Cada grupo social de que participamos é como uma sala de espelhos onde cada pessoa é uma parede ou espelho, e a qualidade desses espelhos (pessoas) podem influenciar nosso julgamento sobre nós mesmos. Portanto, procure escolher bem os espelhos nos quais você costuma se refletir...

Afastar-se dessas salas e desses espelhos, pelo menos periodicamente, pode nos fazer muito bem. Em alguns momentos, voltarmos para dentro de nós mesmos sem as influências desses reflexos externos, mas somente refletindo nossas luz interior e buscando nossa essência, nossas motivações mais profundas e honestas, com certeza nos trarão o entusiasmo e a alegria de viver. As críticas podem ser construtivas, por isso devemos também pensar se estamos errando em nossas atitudes para com o outro, mas também, devemos ter em mente que a responsabilidade por nossa felicidade é somente nossa e a aceitação ou não das críticas negativas também é opção nossa.

Ter consciência de que podemos ser felizes desde que não façamos o mal para o outro pode ser esclarecedor se refletirmos mais profundamente...

Pense e "reflita" sobre isto...

Texto de Roberto Dantas, Psicanalista Transpessoal.
Fonte: http://www.despertardamente.com/autoconhecimento/016.html

Sinta-se melhor

"A vida não é encontrar a si mesmo. A vida é criar a si mesmo."
(George Bernard Shaw)

Tema do dia: Qualidade de vida

A busca do prazer diário - isso é qualidade de vida...

Este é um conceito ligado ao desenvolvimento humano. Não significa apenas que o indivíduo ou o grupo social tenham saúde física e mental, mas que esteja(m) de bem consigo mesmo, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, é estar em equilíbrio. Esse equilíbrio diz respeito ao próprio controle sobre aquilo que acontece, como por exemplo, sobre os relacionamentos sociais. Mas se o indivíduo não tem ou não consegue ter esse controle, poderá controlar a maneira com que reage a esses acontecimentos, essas ações.

Também para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas conseqüências, como usar o humor pra lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e, o principal, sentir que tem controle sobre a própria vida.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_vida

Creative Commons License
Blog licenciado - Creative Commons License.